Publicidade
Publicidade
Os detalhes da candidatura de SP à Capital Mundial do Livro
PublishNews, Leonardo Neto, 17/08/2020
Podcast do PublishNews desta semana recebe Luiz Alvaro Salles Aguiar de Menezes, secretário de Relações Internacionais da cidade de SP, para falar dos planos de transformar a capital paulista em Capital Mundial do Livro em 2022

Desde março, um comitê especial prepara a candidatura da cidade de São Paulo para o título de Capital Mundial do Livro em 2022, reconhecimento concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco). Se escolhida, a cidade de São Paulo fará companhia a cidades como Madri, Alexandria, Athenas, Buenos Aires, Sharjah e Kuala Lampur, além de assumir uma série de compromissos com o incentivo à leitura.

Quem encabeça esta iniciativa é a secretaria de Relações Internacionais da capital paulista, liderada por Luiz Alvaro Salles Aguiar de Menezes, um velho conhecido do mercado editorial e ex-titular da gerência de Relações Internacionais da Câmara Brasileira do Livro (CBL). Ele é o entrevistado desta semana do Podcast do PublishNews.

Na conversa gravada na última quinta-feira (13), Luiz Alvaro contou que saiu da CBL para assumir o cargo de secretário de Relações Internacionais da cidade de São Paulo com o projeto de candidatura à Capital Mundial do Livro debaixo do braço. Já tinha essa ideia em mente.

Com o lema DiverCIty: many stories, one city!, a candidatura foi orientada pela diversidade – de pessoas, culturas, de gêneros, étnico-racial, sexual, social, política e de pensamento. Duas efemérides ancoram a candidatura: o centenário da Semana de Arte Moderna de 1922 e o bicentenário da Independência do Brasil. “Os dois fatos históricos aconteceram aqui na cidade de São Paulo”, observa Luiz Alvaro. “A gente usa isso como uma alavanca para a candidatura por entender que foram dois momentos de mudança muito forte cultural e de pensamento na cidade e tudo isso passou pelo livro, mudou a produção editorial”, completou.

Luiz Alvaro faz suspense com a programação proposta na candidatura, mas adianta que a Bienal Internacional do Livro, marcada para acontecer em 2022; o Festival da Biblioteca Mário de Andrade e o programa Minha Biblioteca, que compra exemplares para compor acervos pessoais dos alunos da rede municipal de ensino, estão dentro deste programa.

Além disso, ele observou que a composição das atividades deverá ser feita em conjunto com a iniciativa privada e que os diversos equipamentos públicos da capital paulista deverão ter programações alusivas à iniciativa, podendo, inclusive, integrar a programação da Virada Cultural e do Carnaval de 2022. “A ideia é que a gente chame essa grande coletividade cultural da cidade para que ela entenda o momento de promoção do livro, mas o livro como uma ponta de lança para promover a economia criativa da cidade e trabalhe essa temática nas mais diferentes frentes”, comentou.

Segundo Luiz Alvaro, São Paulo concorre com Guadalajara (México), Medellín (Colômbia) e Istambul (Turquia).

O Podcast do PublishNews é um oferecimento da Metabooks, a mais completa e moderna plataforma de metadados para o mercado editorial brasileiro e da UmLivro, novo modelo de negócios para o mercado editorial: mais livros e mais vendas. Você também pode ouvir o programa pelo Spotify, iTunes, Google Podcasts, Overcast e YouTube.

Indicações

Hora de alimentar serpentes, de Marina Colasanti
Vera Holtz
The Umbrella Academy: a série e o livro
O sol se põe em São Paulo, de Bernardo Carvalho
A coisa mais linda
Podcast da Tag - Haruki Murakami
Hiroshima
Boca a boca
Somebody feed Phill

Este é o podcast do PublishNews e falamos aqui toda semana, das últimas notícias do mercado editoral.

Publicidade

BR75

A BR75 desenvolve soluções personalizadas de criação e edição de texto, design gráfico para publicações impressas e em outras mídias e coordena sua produção editorial. Cuidamos de todas as etapas, conforme as necessidades e características de seu projeto, e sua empresa ganha em eficiência e qualidade. Quer saber mais? Fale com a gente ou agende uma visita!

Leia também
Podcast do PublishNews conversou com Juliana Borges, da Banca HG, e João Varella, da Livraria Gráfica, novos espaços para os livros na capital paulista
Podcast do PublishNews reuniu alguns clubes de assinaturas de livros para fazer um recorte sobre esse modelo de negócio
O adiamento se deu para trazer uma edição especial sobre a pesquisa Retratos da Leitura
Mariana Bueno, economista responsável pela pesquisa, participou do Podcast do PublishNews e explicou os detalhes do estudo divulgado na última semana
Convidado desta semana do Podcast do PublishNews é Antonio Eleilson Leite, responsável pela Câmara Periférica do Livro, coletivo que reúne 18 editoras nascidas na periferia de SP
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Todas as sextas-feiras você confere uma nova tira dos passarinhos Hector e Afonso
Tomaz Adour, atual presidente da Liga Brasileira de Editores, está no PublishNews Entrevista desta semana
Em sua coluna, Julio Silveira fala sobre sua experiência na Feira do Livro de Lisboa que aconteceu mesmo com a pandemia do novo coronavírus
Podcast do PublishNews conversou com Juliana Borges, da Banca HG, e João Varella, da Livraria Gráfica, novos espaços para os livros na capital paulista
Todas as sextas-feiras você confere uma nova tira dos passarinhos Hector e Afonso
Escrevemos aquilo que somos. Injetamos em nossos personagens a nossa visão de mundo, incluindo nela a nossa miopia. Tudo o que fazemos revela o nosso ideário e as nossas limitações.
João Anzanello Carrascoza
Escritor brasileiro
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar