Publicidade
Publicidade
Os detalhes da candidatura de SP à Capital Mundial do Livro
PublishNews, Leonardo Neto, 17/08/2020
Podcast do PublishNews desta semana recebe Luiz Alvaro Salles Aguiar de Menezes, secretário de Relações Internacionais da cidade de SP, para falar dos planos de transformar a capital paulista em Capital Mundial do Livro em 2022

Desde março, um comitê especial prepara a candidatura da cidade de São Paulo para o título de Capital Mundial do Livro em 2022, reconhecimento concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco). Se escolhida, a cidade de São Paulo fará companhia a cidades como Madri, Alexandria, Athenas, Buenos Aires, Sharjah e Kuala Lampur, além de assumir uma série de compromissos com o incentivo à leitura.

Quem encabeça esta iniciativa é a secretaria de Relações Internacionais da capital paulista, liderada por Luiz Alvaro Salles Aguiar de Menezes, um velho conhecido do mercado editorial e ex-titular da gerência de Relações Internacionais da Câmara Brasileira do Livro (CBL). Ele é o entrevistado desta semana do Podcast do PublishNews.

Na conversa gravada na última quinta-feira (13), Luiz Alvaro contou que saiu da CBL para assumir o cargo de secretário de Relações Internacionais da cidade de São Paulo com o projeto de candidatura à Capital Mundial do Livro debaixo do braço. Já tinha essa ideia em mente.

Com o lema DiverCIty: many stories, one city!, a candidatura foi orientada pela diversidade – de pessoas, culturas, de gêneros, étnico-racial, sexual, social, política e de pensamento. Duas efemérides ancoram a candidatura: o centenário da Semana de Arte Moderna de 1922 e o bicentenário da Independência do Brasil. “Os dois fatos históricos aconteceram aqui na cidade de São Paulo”, observa Luiz Alvaro. “A gente usa isso como uma alavanca para a candidatura por entender que foram dois momentos de mudança muito forte cultural e de pensamento na cidade e tudo isso passou pelo livro, mudou a produção editorial”, completou.

Luiz Alvaro faz suspense com a programação proposta na candidatura, mas adianta que a Bienal Internacional do Livro, marcada para acontecer em 2022; o Festival da Biblioteca Mário de Andrade e o programa Minha Biblioteca, que compra exemplares para compor acervos pessoais dos alunos da rede municipal de ensino, estão dentro deste programa.

Além disso, ele observou que a composição das atividades deverá ser feita em conjunto com a iniciativa privada e que os diversos equipamentos públicos da capital paulista deverão ter programações alusivas à iniciativa, podendo, inclusive, integrar a programação da Virada Cultural e do Carnaval de 2022. “A ideia é que a gente chame essa grande coletividade cultural da cidade para que ela entenda o momento de promoção do livro, mas o livro como uma ponta de lança para promover a economia criativa da cidade e trabalhe essa temática nas mais diferentes frentes”, comentou.

Segundo Luiz Alvaro, São Paulo concorre com Guadalajara (México), Medellín (Colômbia) e Istambul (Turquia).

O Podcast do PublishNews é um oferecimento da Metabooks, a mais completa e moderna plataforma de metadados para o mercado editorial brasileiro e da UmLivro, novo modelo de negócios para o mercado editorial: mais livros e mais vendas. Você também pode ouvir o programa pelo Spotify, iTunes, Google Podcasts, Overcast e YouTube.

Indicações

Hora de alimentar serpentes, de Marina Colasanti
Vera Holtz
The Umbrella Academy: a série e o livro
O sol se põe em São Paulo, de Bernardo Carvalho
A coisa mais linda
Podcast da Tag - Haruki Murakami
Hiroshima
Boca a boca
Somebody feed Phill

Este é o podcast do PublishNews e falamos aqui toda semana, das últimas notícias do mercado editoral.

Publicidade

BR75

A BR75 desenvolve soluções personalizadas de criação e edição de texto, design gráfico para publicações impressas e em outras mídias e coordena sua produção editorial. Cuidamos de todas as etapas, conforme as necessidades e características de seu projeto, e sua empresa ganha em eficiência e qualidade. Quer saber mais? Fale com a gente ou agende uma visita!

Leia também
As editoras gaúchas Luz da Serra e Culturama participam do ranking da consultoria Great Place to Work. O que elas têm de especial? O Podcast do PN foi saber.
Curador do Prêmio Jabuti é o convidado do Podcast nessa semana. Inscrições para o prêmio seguem abertas, com desconto até a próxima sexta-feira (04)
Mariana Bueno, economista responsável pela pesquisa; Marcos da Veiga Pereira, presidente do SNEL, e Vitor Tavares, da CBL, são os convidados do Podcast do PublishNews dessa semana
Entrevista com Luiza Helena Trajano está disponível nas principais plataformas de áudio
Ciça Pinheiro e Ana Paula Rocha, duas das pessoas por trás da Dois Pontos, contam detalhes de como funciona a nova livraria virtual brasileira
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Todas as sextas-feiras você confere uma tira dos passarinhos Hector e Afonso
Em novo artigo-memória da série 'Escrever para Lembrar: o que os grandes escritores me ensinaram', Suzana Vargas resgata a sua história com Ferreira Gullar
Dessa vez, a serelepe funcionária da agência fictícia criada por Marisa Moura atende um autor desesperado porque fez algo que não devia ter feito e agora precisa avisar à agente e não sabe como fazê-lo
As editoras gaúchas Luz da Serra e Culturama participam do ranking da consultoria Great Place to Work. O que elas têm de especial? O Podcast do PN foi saber.
Curador do Prêmio Jabuti é o convidado do Podcast nessa semana. Inscrições para o prêmio seguem abertas, com desconto até a próxima sexta-feira (04)
O que me interessa em tudo que escrevo são as pessoas e as relações entre elas.
Cristovão Tezza
Escritor brasileiro
Publicidade
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar