Caso não consiga visualizar corretamente esta mensagem, clique aqui.
PublishNews 29/06/2016
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
Presente no mercado há mais de 35 anos, a Vitrola dedica-se à missão de propagar a cultura e o conhecimento através da edição e comercialização de livros.
A Catavento atua no mercado de distribuição de livros para todo o país.
PublishNews, Redação, 29/06/2016

Beatriz Bracher vence prêmio Rio de Literatura | © Johan Visbeek / MinCO Governo do Rio e a Fundação Cesgranrio acabam de divulgar os vencedores da primeira edição do Prêmio Rio de Literatura. Beatriz Bracher (foto) conquistou o prêmio da categoria Ficção, na modalidade Melhor Obra Publicada, com o livro Anatomia do paraíso (Editora 34), enquanto Antonio Arnoni Prado ficou com o primeiro lugar na categoria Ensaio, com o livro Dois letrados e o Brasil Nação (Editora 34). Cada um receberá R$ 100 mil. Izabela Guerra Leal foi a vencedora da modalidade Melhor Novo Autor Fluminense, com o inédito A intrusa, e receberá R$ 10 mil e mil exemplares do seu livro que será editado e distribuído para bibliotecas públicas e comunitárias do estado. Clique no Leia Mais e veja outros detalhes do Prêmio Rio de Literatura.

PublishNews, Redação, 29/06/2016

A nossa equipe já está em Paraty agilizando tudo para a programação da Casa PublishNews Coworking que será aberta oficialmente nesta quinta-feira (30), a partir das 16h15, com a mesa Formato e conteúdo: como aliar essas ferramentas para atrair leitores, que terá a participação de Eduardo Albano (Ubook), Horácio Corral (Bookwire), Marcos Lepiscopo (Edições SESC) e Marcio Coelho (hoo), com mediação de Ricardo Costa (Feira do Livro de Frankfurt). Logo depois, às 17h15, será a vez de Juliana Albuquerque (hoo), Marcos Marcionilo (Parábola Editorial), Felipe Castilho (autor), sob a batuta de Tiago Novaes, discutirem o tema A literatura sai do armário – representatividade é importante ou mimimi?. Na sequência, a partir das 18h30, acontece o Happy Hour do Chambril, que promete ser o ponto de encontro dos profissionais do livro na Flip. A Casa fica na Rua do Comércio, 149 e é resultado de uma parceria do PN com Bookwire, Frankfurt Book Fair / Books in Print, hoo editora, Edições Sesc e Ubook. O Happy Hour do Chambril tem o patrocínio da International Paper e o apoio da cervejaria Jeffrey. O horário de visitação da casa é das 10h às 20h30, de quinta (30) a sábado (02) e, no domingo (03), das 10h às 14h.

PublishNews, Julio Silveira, 29/06/2016

Na semana passada um texto aqui, de Paulo Tedesco, conseguiu uma rara unanimidade. Seu prematuro atestado de óbito do livro digital foi rechaçado por todo mundo. Resolvi escrever sobre o assunto, não para espicaçar ou rebater o texto. Quero antes tomar as afirmações do autor como se fossem hipóteses e testá-las, da maneira mais técnica e menos “achista” possível. O que pretendo descobrir é, em última instância, se vale a pena para nós, elos da cadeia do livro (autores, editores, leitores), perseverar na literatura digital e se o que (mal) funciona na publicação em papel funcionaria na publicação digital. O que quero investigar é um desdobramento da clássica pergunta, “por que livro no Brasil é tão caro?” [Nota do editor: para responder a essa pergunta, Júlio levanta duas hipóteses que podem ser conferidas clicando no Leia Mais].

PublishNews, Paulo Tedesco, 29/06/2016

Esse artigo não poderia ter, nesta oportunidade, outro fim do que tentar, de certa forma, responder ao polvilhar de discursos em redes sociais e artigos que meu último texto, publicado aqui, terminou por provocar. Não posso negar que me surpreendeu tanta opinião, e que chegou ao ponto de certa “grenalização”, ou melhor, mais contra do que a favor, sobre o assunto. E muito por causa das costumeiras paixões em torno de pobres tecnologias e objetos de consumo sob o foco da mídia e das rodas sociais. Por haver comentado sobre decadência e a estagnação do tal livro digital e seus leitores digitais, houve quem pediu números quase que iradamente, para que assim demonstrasse a origem de minhas afirmações. No entanto, nessa esparrela não caio, porque não há necessidade de números para perceber que a tal revolução na leitura que esse formato de leitura digital provocaria não ocorreu, e a se ver a quantidade de bibliotecas, de casas, escolas e empresas com Kindles, Kobos e similares, logo se compreende a banana toda. Clique no Leia Mais e veja as novas provocações do nosso colunista.

PublishNews, Redação, 29/06/2016

A Flip, que começa hoje, em Paraty, reservou em sua programação espaços para autores e leitores de poesia, além da abertura, com Armando Freitas Filho. Na programação estão o fluminense Leonardo Fróes, que celebra uma carreira de quase 50 anos de poesia e tradução literária, e Annita Costa Malufe, Marília Garcia e Laura Liuzzi, herdeiras diretas de Ana Cristina Cesar, homenageada desta edição. A britânica Kate Tempest e o sírio Abud Said, asilado na Alemanha, também integram a programação. Confira a programação completa aqui.

PublishNews, Redação, 29/06/2016

A poeta carioca Ana Cristina Cesar (1952-1983) é a autora homenageada da 14ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), que começa hoje, 29/06, na cidade colonial fluminense. Em sua homenagem, o PublishNews publica três poemas seus durante o período do evento. A iniciativa faz parte da campanha Espalhe Poesia, da Companhia das Letras. Aqui está o primeiro deles:

jornal íntimo

à Clara
30 de junho
Acho uma citação que me preocupa: “Não basta produzir contradições,
é preciso explicá-las”. De leve recito o poema até sabê-lo de cor.
Célia aparece e me encara com um muxoxo inexplicável. [...]

Clique no Leia Mais para ler o poema na íntegra.

PublishNews, Redação, 29/06/2016

Crianças brincam com os Pés-de-livro na Praça da Matriz durante a Flipinha 2015 | © Iberê PérisséA Flipinha, programação voltada às crianças durante a Flip, vai instalar, em uma tenda na Praça da Matriz, em Paraty, parte do acervo de 15 mil livros da Biblioteca Casa Azul – núcleo permanente da Associação Casa Azul em Paraty. Lá vão acontecer as Rodas de Conversa, com autores como Selma Maria e Angela-Lago, além da garota Yasmin Ziganshin, mais jovem escritora a participar do evento. A Praça da Matriz vai abrigar, ainda, os Pés-de-livro, instalações em que obras literárias ficam à disposição dos pequenos leitores nas árvores, assim como uma diversificada programação cultural. Já na Casa da Cultura Câmara Torres, entre 30 de junho e 3 de julho, acontece a Ciranda dos Autores, encontros com escritores e ilustradores do universo infantil e juvenil. Os convidados serão conduzidos a escolas públicas da cidade pela Operação Flipinha, e os estudantes terão a oportunidade de conversar com os autores em sala de aula. Escolas, ONGs e outras instituições de Paraty e região também desenvolvem atividades para a programação. Na Mostra Educativa, os estudantes criam espetáculos de dança e música, assim como exercícios pensados a partir da obra dos convidados da Flipinha. Confira a programação completa aqui.

PublishNews, Redação, 29/06/2016

A escritora Ana Maria Gonçalves ministra o curso Temas à Procura de Autoria | © Christina RufattoO Itaú Cultural, pela primeira vez, vai ganhar um endereço próprio em Paraty, durante a Festa Literária Internacional (Flip), que abre nesta quarta-feira (29). Logo mais, às 15h, o Espaço Itaú Cultural de Literatura (Rua Dr. Samuel Costa, 13, Centro Histórico. Paraty / RJ) será inaugurado com De onde escrevo, um encontro do público, jornalistas e editores com cinco mulheres escritoras: Ana Maria Gonçalves, Andréa Del Fuego, Conceição Evaristo, Maria Valéria Rezende e Roberta Estrela D'Alva. A programação prosseguirá nesse ambiente de reunião entre leitores, autores, mídia e profissionais do mercado editorial, sempre com entrada franca, até o sábado (02) com uma grade diversificada com minicurso, saraus, encontros e debates. Clique aqui para conferir a programação.

“Leitor, casei-me com ele.”
Charlotte Brontë
Escritora inglesa (1816 – 1855)
1.
Como eu era antes de você
2.
Depois de você
3.
A coroa
4.
Tá todo mundo mal
5.
Segredos de pai para filho
6.
Herobrine - A lenda
7.
Ruah
8.
AuthenticGames
9.
De volta ao jogo
10.
Orfanato da Srta. Peregrine para crianças peculiares
 
PublishNews, Redação, 29/06/2016

Entre hoje (29) e o próximo domingo (03), o canal Arte 1, em parceria com o Itaú Cultural e a Associação Casa Azul, transmite ao vivo e online todas as mesas de discussão da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip). Além da transmissão, o site reunirá a programação das mesas e produções realizadas durante o evento. O Arte 1 ainda realiza o “Sobremesa Flip”, boletins de cerca de cinco minutos cada com depoimentos dos convidados, gravados logo após suas participações nas mesas de discussão. Todo o conteúdo pode ser conferido aqui. O canal ainda encerra sua cobertura com reportagens especiais para o programa semanal “Arte 1 Em Movimento”, que irá ao ar na quinta-feira da próxima semana (7), às 22h30.

PublishNews, Redação, 29/06/2016

Os desafios da escrita é o tema do curso que o Espaço Cult (Rua Aspicuelta, 99, Alto de Pinheiros, São Paulo / SP) realiza entre 7 de julho e 1ª de setembro, com encontros sempre às quartas-feiras, das 20h às 22h. Destinado aos leitores, escritores e profissionais do texto, a atividade mescla teoria literária e exercícios práticos de percepção de linguagem. Também discute os critérios do editor na seleção de originais e dá um panorama do mercado editorial para ajudar o autor estreante a ser mais assertivo na publicação de seu primeiro livro. A condução será de Vanessa Ferrari, editora-colaboradora da Companhia das Letras e coordenadora do projeto de Clube de Leitura Penguin-Companhia.

PublishNews, Redação, 29/06/2016

A Estação das Letras (Rua Marquês de Abrantes, 177, Flamengo, Rio de Janeiro / RJ) está com as inscrições abertas para o curso Lancei meu livro. E agora? – Como conquistar a rede e a mídia. A atividade acontece nos dias 04, 06, 07 e 08 de julho, das 18h às 21h. O curso pretende mostrar aos escritores iniciantes como multiplicar a visibilidade do seu livro. No programa, estão previstas as discussões de temas como redes sociais e mídia em geral, blogueiros, fãs, quem são e o que querem?, e anatomia de uma notícia de sucesso. A condução será do professor e escritor Marcelo Costa.

PublishNews, Redação, 29/06/2016

Quem acompanhou o cenário de histórias em quadrinhos nos últimos 35 anos, sabe quem traduziu Batman – O cavaleiro das trevas, Batman – Ano um, Crise nas infinitas Terras, Watchmen, The Spirit, X-Men, Homem-Aranha, Elektra Assassina, Demolidor, entre outros títulos. Um desses nomes é o editor e tradutor brasileiro Jotapê Martins. Para falar sobre os desafios do estilo de tradução para gibis e sua carreira, Jotapê fará uma palestra nesta quinta-feira (30), a partir das 19h, no Anexo da Casa Guilherme de Almeida (Rua Cardoso de Almeida, 1943. São Paulo / SP). O evento tem entrada franca, mas é preciso se inscrever aqui.

PublishNews, Redação, 29/06/2016

O Sesc Centro de Pesquisa e Formação (Rua Dr. Plínio Barreto, 285, Bela Vista, São Paulo / SP) realiza, no dia 25 de julho, o encontro O livro da vez: A paixão segundo G.H. de Clarice Lispector. O evento pretende evidenciar a perspicácia com que a autora tenta apreender ângulos inusitados no trato da linguagem. O encontro será conduzido por Welington Andrade, doutor em Literatura Brasileira pela USP, professor da Faculdade Cásper Líbero e editor da revista Cult. A atividade acontece das 10h às 12h.

PublishNews, Redação, 29/06/2016

Em três breves ensaios, o norte-americano Benjamin Moser, autor de Clarice, a biografia de Clarice Lispector, desfaz a visão difundida acerca da arquitetura moderna brasileira e as realizações que dela descendem. Para o autor, em Autoimperialismo: Três ensaios sobre o Brasil (Crítica / Planeta, 128 pp.; R$ 31,90), a construção do país se rege por um conceito que ele denomina autoimperialismo. A visão desolada que Moser dedica à capital do Brasil, que projetou no mundo a arquitetura de Oscar Niemeyer, é o tema, por exemplo, de Cemitério da Esperança, ensaio de abertura do livro. No texto, o ensaísta analisa os aspectos autoritários por trás dos monumentos brasilienses. O autor participa de duas mesas na Flip. Na sexta-feira (1º), às 10h, ao lado de Kenneth Maxwell no encontro Breviário do Brasil e no sábado (2), ao meio dia, ele participa da mesa De Clarice a Ana C., ao lado de Heloisa Buarque de Hollanda.

PublishNews, Redação, 29/06/2016

De Edimburgo à Flórida, do gueto à praia, do pub à academia, das drogas ao fast-food: muita coisa pode ter mudado entre Trainspotting (1993) e A vida sexual das gêmeas siamesas (Rocco; 416 pp.; R$ 48 - Trad.: Paulo Reis), porém a escrita de Irvine Welsh continua impactante. Em A vida sexual das gêmeas siamesas ele faz um culto ao corpo, traçando uma sátira sobre uma sociedade obcecada por sua própria imagem. Tudo começa quando, em Miami, a personal trainer Lucy Brennan interfere em uma tentativa de assassinato e, com socos e voadoras, imobiliza um homem armado. Foi um ato heroico e apropriadamente registrado pela câmera de um celular. Ela amanhece como uma das grandes sensações midiáticas do momento, atrás apenas das gêmeas siamesas de 15 anos do Arkansas que dividiram a nação com seu dilema moral: o que fazer quando uma quer sair para namorar e a outra prefere ficar em casa? Irvine Welsh é o convidado da mesa "Na pior em Nova York e Edimburgo", na Flip, nesta quinta-feira (30), às 21h30, ao lado de Bill Clegge.

PublishNews, Redação, 29/06/2016

Karl Ove Knausgård tinha 18 anos quando partiu para uma vila no norte da Noruega a fim de dar aulas a adolescentes. Sua intenção era juntar algum dinheiro para viajar e investir na atividade de escritor. No começo tudo corre bem, mas quando o escuro toma conta dos dias de inverno, a vida começa a se complicar. A escrita de Karl Ove para de fluir, e suas empreitadas para perder a virgindade fracassam. Com o alto consumo de álcool, ele se aproxima da sombra do pai alcóolatra e resgata a temática do 1º livro série Minha luta, A morte do pai. Como a narrativa não segue ordem cronológica, este volume, Uma temporada no escuro - Minha luta IV (Companhia das Letras; 496 pp.; R$ 59,90; e-book R$ 39,90 – Trad.: Guilherme da Silva Braga), pode ser lido de forma independente. O autor norueguês participa da mesa dez na Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), na próxima sexta (1º), às 17h15.

PublishNews, Redação, 29/06/2016

Gustavo Sánchez, mais conhecido como “Estrada”, tem uma missão: quer trocar todos os seus dentes. Ele possui algumas habilidades que podem ajudar nessa empreitada, como, por exemplo, imitar Janis Joplin e decifrar biscoitos da sorte chineses. Além disso, ele é o melhor leiloeiro do mundo — mesmo que ninguém saiba disso, já que ele é muito discreto. Enquanto estuda o ofício com o grande mestre Oklahoma, Estrada viaja o mundo aperfeiçoando seu talento e nos mostra como o valor da arte e a nossa própria identidade podem ser construídos. A história dos meus dentes (Alfaguara; 164 pp; R$ 34,90), de Valeria Luiselli, trata da nossa relação com o mundo dos objetos e suas histórias. A Flip recebe a escritora nesta sexta-feira (1º), ao meio dia, na mesa A história da minha morte, ao lado de J. P. Cuenca.

PublishNews, Redação, 29/06/2016

Em Uísque e vergonha (Oito e Meio; 98 pp., R$ 38), a escritora e roteirista Juliana Frank cria um relato de uma adolescente que é expulsa e passa a viver várias desventuras pelas ruas da capital paulistana. Na trama, Charlotiê é uma adolescente que mora com a mãe e divide seu tempo entre as redações para a escola, as aulas de teatro grego, as sessões de análise e o trabalho como garçonete em um restaurante. Mas por trás disso tudo, ela é viciada em cola de sapateiro. Se os dias aparentemente corriam bem para a garota no quarto de empregada sem janelas compartilhado com sua boneca fumante, Ilália, no apartamento da mãe, tudo muda quando Rick, seu primeiro namorado, comete suicídio. A autora é um dos destaques da Flip e participa, ao lado da brasileira Gabriela Wiener, da mesa Sexografias, marcada para acontecer na próxima sexta-feira (1º), às 21h30.

 
©2001-2024 por Carrenho Editorial Ltda. Todos os direitos reservados.
Rua Henrique Schaumann, 1108 A, CEP 05413-011 Pinheiros, São Paulo -SP
O conteúdo deste site não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.