Caso não consiga visualizar corretamente esta mensagem, clique aqui.
PublishNews 12/04/2016
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
Serviços editoriais com tecnologia embarcada. Diagramação, revisão, edição e impressão. Configuração, formatação e produção de e-books certificados internacionalmente.
A Catavento atua no mercado de distribuição de livros para todo o país.
PublishNews, Leonardo Neto, 12/04/2016

A Câmara Brasileira do Livro (CBL) encaminhou, nesta segunda-feira, um novo ofício a Gastão Vieira, o recém-empossado titular do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) reivindicando a imediata retomada do pagamento às editoras referente à compra dos livros do Programa Nacional Biblioteca na Escola (PNBE) Temático. Ação semelhante, empreendida pela CBL no final de março, resultou no início do pagamento. Pela apuração do PublishNews, cerca de 40% do valor devido foi pago. Na carta ao novo presidente do FNDE, Luís Antonio Torelli, presidente da CBL, observa que algumas editoras receberam, mas, “por razões que desconheço e lamento, os pagamentos foram novamente interrompidos” e cobra de forma enérgica a retomada do pagamento: "Mais uma vez indignado e muito constrangido, solicito a gentileza de que os pagamentos sejam imediatamente restabelecidos, pois os livros das crianças brasileiras de baixa renda não podem ser objeto de inadimplência do governo”. Para ver detalhes da carta, clique no Leia Mais.

PublishNews, Leonardo Neto, 12/04/2016

Quatro brasileiros (Daniel Galera, Michel Laub, Paulo Coelho e Paulo Scott) estavam na lista dos indicados ao Dublin Literary Award, mas apenas Michel Laub passou de fase e é um dos finalistas ao prêmio que dará 75 mil euros ao autor e 25 mil euros ao seu tradutor e será entregue no dia 9 de junho. Laub, que concorre com Diário da queda (no Brasil publicado pela Companhia das Letras), disputa com outras nove obras de oito nacionalidades, incluindo Outlaws, do espanhol Javier Cercas; Lila, da norte-americana Mariltynne Robinson -- ambos já finalistas no prêmio – e Academy street, de Mary Costello, a única irlandesa da lista. Clique no Leia Mais e confira os outros finalistas.

PublishNews, Leonardo Neto, 12/04/2016

Andri Snær Magnason, candidato à presidência da Islândia e autor 'A história do Planeta Azul', lançado no Brasil pela Hedra | © Christopher Lund / WikiCommonsAndri Snær Magnason, autor de A história do Planeta Azul, publicado no Brasil pela Hedra, lançou a sua candidatura à presidência da Islândia. Andri é um célebre ambientalista, autor de romances, poesias e peças teatrais e vencedor duas vezes do Iceland Literary Award, em 2006 e em 2013. O país de Björk anda vivendo dias pouco usuais para os seus padrões, depois que o primeiro-ministro renunciou por ter seu nome envolvido no Panamá Papers, como ficou conhecido o vazamento de documentos do escritório de advocacia Mossack Fonseca que revelou ao mundo como o Panamá facilita a vida de endinheirados que escondem suas fortunas em paraísos fiscais. Snær, aliás, terá em breve mais dois títulos publicados no Brasil: Timakistan, já em produção, com lançamento previsto para o segundo semestre, e LoveStar, previsto para o primeiro semestre de 2017. Os direitos foram vendidos pela Vikings of Brazil à novata Morro Branco. E por falar na Morro Branco, a editora bateu o martelo e comprou também The girl from everywhere, da havaiana Heidi Heilig. Nos EUA, o livro saiu pela Greenwillow Books e no Reino Unido, pela poderosa HarperCollins.

PublishNews, Octavio Kulesz, 12/04/2016

Este artigo é o primeiro de uma série de três sobre a edição digital na América Latina. O texto é em boa medida uma atualização do relatório A edição digital nos países em desenvolvimento (2011), mas com ênfase ainda maior nos dispositivos móveis. Nesta parte, vamos nos concentrar na influência das redes sociais na leitura digital, no desenvolvimento de lojas on-line e no surgimento de bibliotecas virtuais ou “Nuvens de livros”. Clique no Leia Mais e veja a íntegra da coluna.

PublishNews, Camila Cabete, 12/04/2016

Há alguns dias tive acesso a alguns textos a respeito do quão mal vinham as vendas de livros digitais e me vi na obrigação de escrever esta coluna para esclarecer algumas coisas. Então, o título desta coluna é uma mentira, e eu escrevi somente para chamar a atenção dos menos simpáticos ao tema. Fiquei horrorizada ao perceber a polarização que um artigo gerou no começo dessa semana. A matéria, publicada pela Folha, falava sobre a estagnação ou até queda no mercado de e-books nos EUA. Pude ver, incrédula, que profissionais do livro comemoraram a decadência (relativa) de um formato de leitura. E olha que o texto se referia a uma só loja e a uma só análise, mas o que senti nas redes sociais foi mais um Fla x Flu no qual, de um dos lados do campo, estava o formato digital. Isso me assusta... Quando falamos em crescimento ou queda do livro digital, estamos falando em crescimento ou queda dos índices de leitura. Portanto, não é um dado que possamos torcer contra... Clique no Leia Mais e veja a íntegra da coluna de Camila Cabete.

PublishNews, Redação, 12/04/2016

Foi cremado na manhã desta terça-feira (12) o corpo da gerente de produção da Editora Rocco, Ana Maria Silva de Araújo Duarte. Ela faleceu neste domingo (10), no Rio de Janeiro. Em nota, a editora lamentou o falecimento e diz que nos 40 anos em que trabalhou no mercado, Ana Duarte "deixou sua marca em centenas de projetos desde o nascimento da Rocco e seguirá como uma presença marcante no coração de todos os amigos, familiares e colegas de trabalho"

PublishNews, Redação, 12/04/2016

Vanderley Mendonça, editor dos selos Demônio Negro e Edith, participa da mesa 'Pequenas editoras, grandes publicações' | © DivulgaçãoA crise econômica brasileira também afetou o mercado editorial de livros. Algumas pequenas editoras, no entanto, que, em tese, sofreriam mais com o problema, conseguiram sair ilesas. Qual o segredo delas? Essa e outras respostas relacionadas ao sucesso das “nanicas” do mercado editorial de livros serão dadas na mesa Pequenas editoras, grandes publicações, no dia 3 de maio, às 19h. Participam do debate, que terá mediação de Marcelo Nocelli (Reformatório), os editores Eduardo Lacerda (Patuá), Vanderley Mendonça (Demônio Negro e Edith - foto), Gustavo Abreu (Letramento) e Juliana Flores (aletria). O encontro será realizado na Arena Cultural, no Espaço da Urca, durante o Festival Literário de Poços de Caldas (Flipoços). Para mais detalhes sobre a programação, clique aqui.

PublishNews, Redação, 12/04/2016

Millôr: obra gráfica, exposição que será aberta no próximo sábado (16), às 18h, no Instituto Moreira Salles do Rio de Janeiro (Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea), é a primeira retrospectiva dedicada aos desenhos do humorista, dramaturgo e tradutor. Em 500 originais, os curadores Cássio Loredano, Julia Kovensky e Paulo Roberto Pires mapeiam os principais temas que estiveram presentes ao longo de 70 anos de produção do artista. Os desenhos foram feitos principalmente para serem publicados na imprensa. Acompanha a mostra o livro Millôr: obra gráfica Millôr (IMS; 288 pp.; R$ 129,90) que, além de reproduzir os originais, traz ensaios críticos e uma cronologia de vida e obra de Millôr.

“A literatura é um meio de contestar tudo o que está aí.”
Paulo Venturelli
Escritor brasileiro
1.
Como eu era antes de você
2.
Ruah
3.
Depois de você
4.
AuthenticGames
5.
Segredos da Bel para meninas
6.
Dois mundos, um herói
7.
Ansiedade - Como enfrentar o mal do século
8.
A sereia
9.
Philia
10.
Dama da meia-noite
 
PublishNews, Redação, 08/04/2016

Até o dia 6 de maio, está em cartaz, no Shopping Light (Rua Coronel Xavier de Toledo, 23, Centro, São Paulo/SP), a Mostra Internacional Agustina Bessa-Luís, Vida e Obra cujo acervo já esteve exposto no Museu da Língua Portuguesa de dezembro de 2014 a março do ano passado. Através dos 20 painéis ilustrados com textos e fotografias, a exposição apresenta ao público a trajetória da escritora, desde sua chegada ao Porto para estudos, em 1935, sua breve passagem por Coimbra nos anos quarenta até o lançamento do livro de estreia, como neorromântica, a novela Mundo fechado, em 1948. Em 1950, Agustina volta ao Porto onde reside até os dias de hoje. O sucesso e o reconhecimento vieram em 1954, com o lançamento do romance A sibila.

PublishNews, Redação, 12/04/2016

Adélia Prado participa da edição especial de 30 anos do Sempre um Papo | © Jackson RomanelliO Sempre um Papo dá continuidade às ações de comemoração de seus 30 anos, recebendo, em parceria com o Sesc Bom Retiro (Al. Nothmann, 185, São Paulo / SP), a escritora Adélia Prado. No encontro, ela conversa com o público e lança o livro Poesia reunida (Record). O encontro acontece na terça-feira da próxima semana (19), às 19h30, no Sesc Bom Retiro, com entrada gratuita. A obra de Adélia traz, em um único volume, o imaginário acolhedor de todos os seus poemas contidos nos livros Bagagem, O coração disparado, Terra de Santa Cruz, O pelicano, A faca no peito, Oráculos de maio, A duração do dia e Miserere.

CBN, Olivia Haiad,09/04/2016

Dom Quixote e Romeu e Julieta são personagens imortais, interpretados até hoje, 400 anos após a morte de seus autores, Miguel de Cervantes e William Shakespeare. As homenagens ao legado do dramaturgo inglês, por exemplo, ocorrem neste mês em diferentes partes do mundo. No Brasil, o British Council está à frente de uma série de atividades, que começa na quinta-feira, com um debate em São Paulo sobre o autor, e se estende ao longo do ano. O projeto inclui também a Casa Shakespeare, na Festa Literária Internacional de Paraty, e a exibição de filmes baseados na obra do escritor em um espaço montado durante as Olimpíadas, no Rio. Já Miguel de Cervantes será homenageado com a ópera "Dom Quixote", que já passou por São Paulo e terá cinco apresentações no Theatro Municipal do Rio, a partir da próxima quarta-feira. O texto é de Jules Massanet.

Portal G1, Redação, 11/04/2016

A Biblioteca Pública Carlos Drummond de Andrade, em Ceilândia, no Distrito Federal, está recebendo o projeto "Troca-Livros.com". A iniciativa acontece em comemoração ao Dia do Livro Infantil. Para participar, basta levar até o local livros de qualquer gênero literário, didáticos, apostilas, gibis, revistas e enciclopédias em bom estado de conservação. O projeto vai até dia 23 deste mês, das 8h às 22h. Esta é a sétima edição do evento, e a expectativa é de que cerca de 3 mil exemplares sejam trocados. A feira ocorre duas vezes ao ano e é realizada por equipes de educadores da biblioteca. Em novembro de 2015, cerca de 2 mil livros foram trocados entre a comunidade, alunos de escolas públicas e usuários da biblioteca.

PublishNews, Redação, 12/04/2016

No próximo sábado (16), a partir das 15h30, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional (Av. Paulista, 2073 - São Paulo / SP), acontece o lançamento do livro O Tapa no Arena: repertório em imagens (Edições Sesc SP; 200 pp.; R$ 95), do fotógrafo Claudinei Nakasone. Um dos mais respeitados grupos de teatro brasileiros, com dezenas de peças encenadas e diversas premiações recebidas ao longo de sua trajetória, o Tapa ganha um registro fotográfico de Nakasone, textos do crítico de teatro Valmir Santos, da atriz e diretora Clara Carvalho e do ator e professor Guilherme Sant’Anna. Fundado em 1979, no Rio de Janeiro, o Tapa (Teatro Amador Produções Artísticas) foi criado pelo diretor Eduardo Tolentino, que está à frente da companhia até os dias atuais. Durante esses 37 anos, o grupo encenou mais de 60 peças, de nomes como Jean Genet, Tennessee Williams, Luigi Pirandello, Eugene O’Neill, Nicolau Maquiavel, Anton Tchekhov, Jean-Baptiste Molière, William Shakespeare, Henrik Ibsen e Bertold Brecht.

PublishNews, Redação, 12/04/2016

Introdução ao documentário (Papirus, 336 pp., R$ 84,90) foi o primeiro livro do crítico de cinema e professor Bill Nichols traduzido para o português. Nessa nova edição, o autor se volta para as bases já firmadas na primeira, estabelecendo nuances e aprofundando alguns temas a partir de novos filmes que se destacaram recentemente. A partir de uma série de perguntas, o livro examina em detalhes essa forma de fazer cinema. Destinado a professores e estudantes de cinema, cinéfilos e pesquisadores, esse livro fornece uma súmula do pensamento sobre documentário, traçada por um dos intelectuais mais influentes da academia norte-americana contemporânea na área de estudos cinematográficos.

PublishNews, Redação, 12/04/2016

Em outubro de 1974, Georges Perec instalou-se por três dias seguidos na praça Saint-Sulpice, em Paris. Em diversos momentos desses dias anotou tudo o que via: os acontecimentos cotidianos da rua, as pessoas, os veículos, os animais, as nuvens, o passar do tempo. Fez listas de tudo o que acontecia, incluindo os fatos mais insignificantes da vida cotidiana. Entretanto, sua visão recolheu os mil detalhes pequenos e imperceptíveis que compõem a vida de uma grande cidade e de um bairro dentro dela: as incontáveis e sutis variações do clima atmosférico, da luz, dos cenários, de tudo o que está vivo. Ônibus, cães, transeuntes, turistas. É o que se lê em Tentativa de esgotamento de um local parisiense (GGili BR, 60pp; R$ 49).

PublishNews, Redação, 12/04/2016

As fronteiras que separam o humano e o não humano sempre instigaram a imaginação dos escritores. Em Literatura e animalidade (Civilização Brasileira; 176 pp; R$ 34,90), Maria Esther Maciel, professora da Faculdade de Letras da UFMG, lança um olhar sobre o horizonte literário dos séculos XX e XXI para entender como se estabelece a questão animal e da animalidade hoje. A abordagem fundamenta-se em ideias de filósofos como Michel de Montaigne, que, já no século 16, em alguns de seus ensaios, coloca em xeque o pressuposto da superioridade do homem em relação a outros seres, e Jacques Derrida, que confere a cada animal o estatuto de sujeito. Maria Esther Maciel realiza uma análise de obras de ficcionistas e poetas como Franz Kafka, Jorge Luis Borges, J. M. Coetzee, Clarice Lispector, Guimarães Rosa, Carlos Drummond de Andrade, Manoel de Barros, Wilson Bueno e muitos outros.

 
©2001-2024 por Carrenho Editorial Ltda. Todos os direitos reservados.
Rua Henrique Schaumann, 1108 A, CEP 05413-011 Pinheiros, São Paulo -SP
O conteúdo deste site não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.