
O roteiro de dez dias foi pensado para quem se emocionou com a tetralogia napolitana e sempre quis visitar a cidade, que é também personagem no projeto literário de Ferrante. A viagem temática prevê visitas guiadas ao centro histórico de Nápoles, nas ruas e na biblioteca do bairro onde as protagonistas do livro passam sua infância, a ilha de Ísquia, a cidade de Caserta e as ruínas de Pompeia, além de outros lugares retratados na história. A proposta se beneficia de uma forma de turismo mais intimista e emocional, com leitura de trechos dos livros, discussões sobre outros autores que também escreveram sobre Nápoles como Cecília Meireles, Clarice Lispector, Walter Benjamin, Goethe, entre outros.
A iniciativa é um projeto de Isabela Discacciati, que dedica um perfil no Instagram à obra de Elena Ferrante (@clubeferrante), em conjunto com o centro cultural Escrevedeira, fundado pela escritora Noemi Jaffe, em São Paulo, e a agência de viagens Accetur. A jornalista mineira publicou em 2024, pela editora Bazar do Tempo, o livro Para além das margens, a Itália de Elena Ferrante, em que percorre os lugares e discorre sobre o contexto social e político da Itália no período em que a história de amizade entre Lila e Lenu acontece.
A primeira edição da viagem literária a Nápoles ocorreu em outubro de 2025 e teve a participação de 20 pessoas. Este ano, as vagas são limitadas. O roteiro é organizado pela agência de viagens Accetur. Mais informações pelo whatsapp: (12) 3122-2889.






