Thalita Rebouças estrela comédia musical inspirada em seu best-seller
PublishNews, Redação, 09/01/2026
Espetáculo inaugura um formato de dramaturgia no Roxy, reunindo teatro, música e convivência em uma experiência pensada para públicos de diferentes gerações

Thalita Rebouças estreia no teatro © Edu Rodrigues
Thalita Rebouças estreia no teatro © Edu Rodrigues

Filhos crescem, trocam de fases, depois mudam de casa, mas a relação — ah, a relação! —, essa continua a mesma. Baseada nessa crença, a escritora Thalita Rebouças estreia nos palcos a bordo da comédia musical Fala sério, mãe! – Elas só mudam de endereço. A peça foi inspirada no best-seller de Thalita e pensada para reunir diferentes gerações na plateia. O espetáculo inaugura no Roxy, em Copacabana, Rio de Janeiro, um formato de dramaturgia, combinando teatro, música e recursos audiovisuais em uma experiência que amplia a vivência teatral tradicional. Essa primeira temporada vai até 29 de março, com ingressos a R$ 60.

Com cerca de 30 artistas em cena e duração aproximada de 1h20, o espetáculo combina músicas autorais e canções conhecidas do público, apoiado em uma cenografia digital criada especialmente para o Roxy, com uma tela de 140 m² que dialoga diretamente com a arquitetura do espaço e com a narrativa em cena. A dramaturgia é assinada por Thalita Rebouças em parceria com Gustavo Reiz, com produção da SRCOM e da Accioly Entretenimento.

Pela primeira vez em mais de duas décadas de carreira, a autora exibe os talentos de atriz, interpretando Ângela Cristina, personagem que condensa o universo materno explorado em sua obra. “São 25 anos contando histórias e me conectando com vocês. Agora vou contar essa história de um jeito diferente. Nos palcos. Pela primeira vez”, diz Thalita, em release distribuído à imprensa.

Publicado originalmente em 1999, Fala sério, mãe! (Rocco) foi um ponto de virada na carreira de Thalita e na consolidação da literatura juvenil contemporânea no Brasil. Ao retratar a relação entre mãe e filha da infância à adolescência, o livro apostou em linguagem direta, humor e situações reconhecíveis do cotidiano, se afastando do tom moralizante que caracterizava parte da produção destinada a jovens leitores.

Do ponto de vista do mercado editorial, o título virou um fenômeno de longa duração — como indica a peça, quase 30 anos depois —, com milhões de exemplares vendidos, reedições e presença constante em escolas, bibliotecas e feiras literárias. É considerado por educadores como uma porta de entrada para a leitura.

A direção geral da montagem é de Abel Gomes, com direção de produção de Sheila Roza. A equipe criativa inclui ainda Priscilla Mota (direção artística), Tauã Delmiro (direção teatral), Rodrigo Negri (direção de movimento) e Tony Lucchesi, responsável pela direção musical e pelos arranjos. Figurinos são de Cláudia Kopke, cenário de Tuca Mariana, luz de Paulo Cesar Medeiros e caracterização de Beto Carramanhos. A cenografia digital e o audiovisual de Igor Corrêa.

“A nossa intenção foi reunir o que há de mais potente nas artes cênicas brasileiras para criar um musical à altura do público e da história que queremos contar. Cada escolha, da direção à dramaturgia, parte do desejo de excelência, de emoção e de impacto, construindo uma superprodução que valoriza o trabalho coletivo e transforma talento em experiência viva no palco”, afirma Abel Gomes. Além do espetáculo, o público pode optar por uma experiência gastronômica oferecida à parte, com menu de petiscos pensado para acompanhar o clima da montagem.

A estreia de Fala sério, mãe! – Elas só mudam de endereço inaugura oficialmente o novo eixo de produções narrativas e musicais do Roxy, que passa a abrigar espetáculos teatrais em novos horários. Até 29 de março, com apresentações de quinta a domingo em janeiro; e aos sábados e domingos em fevereiro, sempre às 16h30. O Roxy comporta até 626 pessoas, com acessibilidade e você pode comprar o seu ingresso nesse link. Para saber mais, visite o site oficial do espetáculo.

[09/01/2026 11:19:21]