Apanhadão da semana: autores repercutem 'desorganização' da Bienal do Paraná e mais
PublishNews, Redação, 17/10/2025
Veja também: textos inéditos de Virginia Woolf, livro com bastidores da moda da SPFW e cobertura da Quatro Cinco Um em Festa Literária de Niterói

O cancelamento da Bienal do Livro do Paraná tem repercutido na imprensa por conta das várias reviravoltas e desistências ocorridas nos últimos meses. Nessa semana, o jornal O Globo publicou uma reportagem sobre autores criticarem a 'desorganização' do evento. O Globo conversou com quatro autores da programação e todos reclamaram da desorganização e da dificuldade de comunicação com a organização. E que, quando começaram a surgir notícias questionando a possibilidade de realização da Bienal, passaram a pedir a assinatura de contratos que garantissem seus acordos.

Dos cerca de 200 autores previstos para a Bienal, quatro desistiram antes mesmo do adiamento: Thalita Rebouças, Pedro Bial, Sérgio Rodrigues e Jarid Arraes (por questões de saúde). Ao jornal, a organizadora Liz Alves, disse que as chuvas em Curitiba atrapalharam a montagem da infraestrutura e forçaram o adiamento. Ela também afirmou que as notícias negativas do evento levaram fornecedores a exigirem pagamentos adiantados e que não estavam previstos no orçamento.

Na terça-feira, a escritora Thalita Rebouças compartilhou um vídeo nas redes sociais acusando a Bienal de “calúnia”. Em nota enviada ao jornal Plural, a Cocar Produções Editoriais afirmou que ela havia cancelado sua participação devido a “uma alteração de valores de cachê”.

A jornalista e escritora Iara Biderman, editora da Quatro Cinco Um, pegou um avião para cobrir a Festa Literária Internacional de Niterói a convite da organização. O primeiro texto, que resume o clima do evento, está neste texto aqui.

O Estado de S. Paulo repercutiu uma notícia do The Washington Post sobre um texto perdido de Virginia Woolf. os escritos foram encontrados em 2018. A produção A vida de Violeta (em tradução livre) é um trio de contos de fadas sobre uma mulher chamada Violet, uma mulher simples e muito alta, que amava literatura, mantinha um jardim mágico em sua casa de campo. O Estadão também listou seis livros que todo professor deveria ler pelo menos uma vez na vida.

O influenciador e escritor Pedro Pacífico usou o espaço de sua coluna no jornal O Globo para abordar sua experiência lendo obras da escritora Jane Austen, que comemora 200 anos em 2025.

A Forbes Brasil contou mais sobre o livro Backstage SPFW (Senac), publicação que traz um recorte das fotografias de Renato de Cara e ilustrações de Filipe Jardim realizadas nos bastidores da semana de moda entre 1999 e 2013 e conta com fotos de Renato de Cara e ilustrações de Filipe Jardim.

A Folha de S. Paulo publicou uma resenha do livro Porrada (Todavia) e uma reportagem sobre nova tradução de Fédon, 'prosa expecional' de Platão.

O Prêmio Brasil Publisher Awards foi tema de reportagem no Poder 360. Com inscrições até 25 de novembro, a honraria avalia inovação e relevância editorial de sites e portais em 11 categorias.

[17/10/2025 10:37:51]