
A entrada é gratuita, com retirada de ingressos a partir das 9h do dia do evento. A edição extra integra as comemorações do bicentenário do maior poeta da língua portuguesa, cuja lírica amorosa permanece entre as mais influentes da literatura europeia.
Segundo a curadora e mediadora Suzana Vargas, a homenagem destacará a vitalidade da obra camoniana. “Nosso encontro sobre Camões vai trazer à luz um autor que compreendeu o ser humano em suas várias dimensões. Essa característica está expressa tanto na coragem épica de Os lusíadas quanto nas fragilidades do amor, cantadas em sua lírica com inteligência, perspicácia e técnica”, explica em nota enviada à imprensa.
Para conduzir o público pela leitura e reflexão, estão confirmados o escritor, ensaísta e tradutor Caetano Galindo, autor de Latim em pó; o poeta, tradutor e acadêmico da ABL Geraldo Carneiro, autor de um livro de poemas inspirado na lírica camoniana; e a professora Gilda Santos, atual diretora do Real Gabinete Português de Leitura.
Suzana ressalta que o trio oferecerá “uma chave de leitura para compreender Camões em sua complexidade e atualidade” e lançará luz sobre a condição humana no século XIX. “Em tempos de inteligência artificial, nada melhor que Camões para lembrar-nos das nossas verdadeiras potencialidades", complementa a curadora no release.
A iniciativa soma-se ao conjunto de ações planejadas para os quatro anos do Clube, reinventado em 2022, anos após a realização do seminal Rodas de Leitura CCBB, também sob a organização de Suzana Vargas e a sua Estação das Letras. Com patrocínio do Banco do Brasil, o projeto já trouxe ao país autores como Mia Couto, José Eduardo Agualusa, Leonardo Padura e Pepetela. Os encontros também ficam disponíveis no YouTube do Banco do Brasil. Assista!
A Biblioteca Banco do Brasil, que abriga as sessões presenciais, oferece mais de 250 mil títulos e funciona diariamente das 9h às 20h — incluindo fins de semana e feriados. Em 2024, recebeu mais de 126 mil leitores, reafirmando seu papel como uma das bibliotecas públicas mais ativas do país.






