Clube de Leitura CCBB evoca os 500 anos de Luís Vaz de Camões em edição especial
PublishNews, Redação, 24/11/2025
Para conduzir o público pela leitura e reflexão, estão confirmados Caetano Galindo, Geraldo Carneiro e Gilda Santos, sob a curadoria de Suzana Vargas

Caetano Galindo, Geraldo Carneiro e Gilda Santos © Divulgação
Caetano Galindo, Geraldo Carneiro e Gilda Santos © Divulgação
O Clube de Leitura CCBB vai realizar uma edição especial dedicada aos 500 anos de nascimento de Luís Vaz de Camões, um dos grandes expoentes da literatura ocidental, falecido em junho de 1580 e com possível ano de nascimento entre 1524 e 1525. Será nesta quarta (26), às 17h30, no CCBB Rio de Janeiro, com três convidados de referência: Caetano Galindo, Geraldo Carneiro e Gilda Santos.

A entrada é gratuita, com retirada de ingressos a partir das 9h do dia do evento. A edição extra integra as comemorações do bicentenário do maior poeta da língua portuguesa, cuja lírica amorosa permanece entre as mais influentes da literatura europeia.

Segundo a curadora e mediadora Suzana Vargas, a homenagem destacará a vitalidade da obra camoniana. “Nosso encontro sobre Camões vai trazer à luz um autor que compreendeu o ser humano em suas várias dimensões. Essa característica está expressa tanto na coragem épica de Os lusíadas quanto nas fragilidades do amor, cantadas em sua lírica com inteligência, perspicácia e técnica”, explica em nota enviada à imprensa.

Para conduzir o público pela leitura e reflexão, estão confirmados o escritor, ensaísta e tradutor Caetano Galindo, autor de Latim em pó; o poeta, tradutor e acadêmico da ABL Geraldo Carneiro, autor de um livro de poemas inspirado na lírica camoniana; e a professora Gilda Santos, atual diretora do Real Gabinete Português de Leitura.

Suzana ressalta que o trio oferecerá “uma chave de leitura para compreender Camões em sua complexidade e atualidade” e lançará luz sobre a condição humana no século XIX. “Em tempos de inteligência artificial, nada melhor que Camões para lembrar-nos das nossas verdadeiras potencialidades", complementa a curadora no release.

A iniciativa soma-se ao conjunto de ações planejadas para os quatro anos do Clube, reinventado em 2022, anos após a realização do seminal Rodas de Leitura CCBB, também sob a organização de Suzana Vargas e a sua Estação das Letras. Com patrocínio do Banco do Brasil, o projeto já trouxe ao país autores como Mia Couto, José Eduardo Agualusa, Leonardo Padura e Pepetela. Os encontros também ficam disponíveis no YouTube do Banco do Brasil. Assista!

A Biblioteca Banco do Brasil, que abriga as sessões presenciais, oferece mais de 250 mil títulos e funciona diariamente das 9h às 20h — incluindo fins de semana e feriados. Em 2024, recebeu mais de 126 mil leitores, reafirmando seu papel como uma das bibliotecas públicas mais ativas do país.

[24/11/2025 10:24:57]