Casa de Rui Barbosa estreia a sua primeira Festa Literária
PublishNews, Redação, 24/11/2025
Maria Bethânia, Ailton Krenak, Ana Paula Tavares, Ondjaki e Dira Paes são alguns dos nomes confirmados no evento gratuito, que pela primeira vez ocupa todo o casarão

Maria Bethânia, Ailton Krenak e Dira Paes © Divulgação
Maria Bethânia, Ailton Krenak e Dira Paes © Divulgação
A Fundação Casa de Rui Barbosa vai realizar a primeira edição da Festa Literária da Casa de Rui Barbosa (FliRui), entre quinta e sábado próximos, de 28 a 30 de novembro. Todos os espaços do museu-casa, em Botafogo, no Rio de Janeiro, serão gratuitamente oferecidos para convivência do público, assim como oficinas de escrita e ilustração, saraus, slam, teatro infantil, visitas noturnas à Biblioteca de Rui Barbosa, atividades de oralidade e musicalidade, feira de livros, ações de cultura de matriz africana e oficinas de contação de histórias indígenas sob o tema 'Literatura e Democracia'.

A lista de convidados da 1 edição da FliRui reunirá nomes da literatura, das artes e da vida pública. Maria Bethânia, por exemplo, fará leitura de poemas de Neide Archanjo; Lirinha vai celebrar a obra de João Cabral de Melo Neto; e Dira Paes vai organizar um tributo ao paraense Dalcídio Jurandir — tudo nos jardins. Ailton Krenak e a ministra Carmen Lúcia estarão em debates; A festa também receberá os angolanos Ana Paula Tavares (Prêmio Camões 2025) e Ondjaki (Prêmio José Saramago 2013), além de Geraldo Carneiro, Bia Lessa, Gringo Cardia, Amara Moira e André Dahmer.

Alexandre Santini, presidente da Fundação Casa de Rui Barbosa, destaca o simbolismo de estrear a FliRui no ano em que o Rio é a Capital Mundial do Livro da UNESCO. Segundo ele, “realizar a primeira edição da FliRui no ano em que o Rio é a Capital Mundial do Livro da Unesco é celebrar a imaginação criativa e a natureza lúdica do fazer literário como força capaz de promover encontro, sensibilidade e diálogo”. Para Santini, “abrir completamente a Casa para a Festa significa cultivar afetos, ampliar o acesso ao livro e formar novos leitores em um ambiente comprometido com a diversidade e a liberdade de expressão.”

A abertura será marcada pela incorporação de obras e documentos de Daniel Munduruku, Eliane Potiguara e Márcia Kambeba ao Arquivo-Museu de Literatura Brasileira (AMLB) — pela primeira vez o acervo da instituição vai receber oficialmente materiais de escritoras e escritores indígenas, ampliando a sua representatividade. Já a programação infantil incluirá teatro, histórias e atividades que aproximam os pequenos da leitura. A feira de editoras independentes será organizada pela Blooks Livraria.

A FliRui tem curadoria coordenada por Maria de Andrade, chefe do Arquivo-Museu de Literatura Brasileira, e um conselho formado por Andressa Marques (MinC), Carla Santos, Daniel Munduruku, Éle Semog, Elisa Ventura, Isabel Werneck e Verônica Lessa, além da equipe do AMLB. A festa é uma iniciativa da Fundação Casa de Rui Barbosa, vinculada ao Ministério da Cultura, e conta com apoio da Liga Brasileira de Editoras (LIBRE) e da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade.

Para acessar a programação completa, visite este link.

[24/11/2025 09:16:06]