Encontro de Escritores e Artistas Indígenas completa 20 anos e realiza encontros no Rio de Janeiro
PublishNews, Redação, 08/10/2025
Idealizado por Daniel Munduruku, evento será realizado em outubro no Museu de Arte do Rio e na Fundação Casa de Rui Barbosa, com programação gratuita aberta ao público

Daniel Munduruku © Divulgação
Daniel Munduruku © Divulgação
O Encontro de Escritores e Artistas Indígenas celebra 20 anos de existência em 2025, consolidando-se como um dos mais importantes espaços de afirmação das vozes originárias no campo da literatura e das artes. Idealizada pelo escritor e educador Daniel Munduruku e coordenada pela professora Claudete Daflon, da Universidade Federal Fluminense (UFF), a edição comemorativa ocorrerá de 15 a 17 de outubro no Museu de Arte do Rio (MAR) e no dia 18 de outubro na Fundação Casa de Rui Barbosa, com programação totalmente gratuita.

"Queremos celebrar os muitos avanços que foram acontecendo na sociedade brasileira, o aumento numérico de escritores e artistas indígenas, a abertura do mercado editorial e livreiro, as políticas públicas que se desenvolveram a partir desse feito, os prêmios e reconhecimentos recebidos pelos autores e autoras, o virtuoso aumento de publicações universitárias trazendo a literatura como objeto de pesquisa, o ingresso do primeiro escritor indígena na Academia Brasileira de Letras, entre outras tantas conquistas”, afirma Munduruku, também curador do evento e fundador do selo Uka Editoria.

O secretário Fabiano Piúba, da Secretaria de Formação Artística e Cultural, Livro e Leitura (Sefli/MinC), reforça o papel político do projeto: “O Encontro de Escritores e Artistas Indígenas é um território sagrado da literatura indígena no Brasil. Desde sua primeira edição, em 2004, sob a liderança e ‘curandoria’ do escritor Daniel Munduruku, o evento tem sido um ambiente não apenas de difusão e de celebração da literatura indígena. Ele é também um espaço político que reúne escritores e ilustradores, confluindo arte e literatura, criação e difusão das cosmovisões, narrativas, histórias, memórias, expressões, manifestações, artes, ofícios, saberes e fazeres dos povos indígenas do Brasil".

A programação é inteiramente aberta ao público e reúne mais de 30 escritores, artistas e lideranças indígenas de diferentes povos e biomas. Entre as presenças confirmadas estão Gustavo Caboco, Fernanda Kaingang, Ademário Payayá, Jaime Diakara, Eva Potiguara, Moara Tupinambá, Uziel Guayné, Marcos Terena, Catarina Tupi Guarani e Darlene Taukane, entre muitos outros.

Nos dias 15, 16 e 17, o Museu de Arte do Rio sediará mesas de conversas, lançamentos de livros, rodas de poesia, oficinas de ilustração, apresentações musicais e atividades para crianças. A conferência de abertura, intitulada 'Vozes Ancestrais: O tênue fio entre literatura e oralidade', será conduzida por Daniel Munduruku.

“O encontro é um espaço de protagonismo indígena, em especial no que diz respeito à literatura e às artes. Em sua longa jornada, o encontro desembarca dessa vez em palcos importantes da cultura na cidade do Rio de Janeiro como é o caso do MAR. Como parte da programação do Rio Capital Mundial do Livro, o Encontro de Escritores e Artistas Indígenas é um sopro de vitalidade e renovação na cena literária e artística de nosso país”, ressalta Claudete Daflon, coordenadora do evento.

O encerramento será realizado no dia 18 de outubro, na Fundação Casa de Rui Barbosa, com apresentações musicais, contação de histórias, feira de artesanato e de livros indígenas, além de atividades voltadas ao público infantil — um dia de celebração cultural aberto às famílias.

A realização é do Ministério da Cultura (MinC), por meio da Secretaria de Formação Artística e Cultural, Livro e Leitura (Sefli); Museu Nacional dos Povos Indígenas (MNPI) / Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai); Universidade Federal Fluminense (UFF); Fundação Casa de Rui Barbosa; com apoio do Ministério dos Povos Indígenas (MPI), Rio Capital Mundial do Livro, Biblioteca Nacional e UNESCO.

Serviço

XX Encontro de Escritores e Artistas Indígenas
De 15 a 18 de outubro de 2025

Museu de Arte do Rio (MAR)
Praça Mauá, Centro, Rio de Janeiro – RJ
Dia 15 de outubro - 10h às 18h
Dia 16 de outubro - 9h às 18h
Dia 17 de outubro - 9h30 às 18h
Entrada gratuita, com ingressos disponíveis no Sympla

Fundação Casa de Rui Barbosa
Rua São Clemente, 134 – Botafogo, Rio de Janeiro – RJ
Dia 18 de outubro - 10h às 16h
Entrada gratuita

[08/10/2025 08:45:10]