Apanhadão: museu brasileiro recebe de volta livro furtado há 15 anos
PublishNews, Redação, 20/10/2025
Veja também: entrevista de Milton Hatoum e Frankfurt discute censura nos EUA

Uma reportagem do G1 teve como tema o retorno de obra brasileira rara após longa viagem pela Europa. A publicação De India utriusque re naturali et medica, do naturalista holandês Guilherme Piso, foi furtada em 2008 e recuperada em 2024 em Londres, no Reino Unido, após uma ação de cooperação internacional entre a Polícia Federal e outros órgãos. Reintegrada ao acervo do Museu Paraense Emílio Goeldi, em Belém, a obra é a terceira obra rara mais antiga do museu e retornou ao acervo da instituição nesta sexta-feira (17).

Editoras americanas relatam uma nova ofensiva para a censura de livros no país. O Estado de S. Paulo reproduziu uma nota da AFP que repercute a discussão dessas editoras na Feira de Frankfurt, que foi amplamente coberta pelo editor do PublishNews, Guilherme Sobota. De acordo com a reportagem, os dados da Associação Americana de Bibliotecas mostram que, em 2020 apenas 300 títulos foram alvo de contestação em todo o país. Em 2023, o número ultrapassou 9 mil, aponta a entidade, que acompanha os casos desde 1990. O caderno Ilustrada, da Folha, publicou uma nota sobre Laranja Mecânica, o livro mais censurado nos EUA no último ano, segundo relatório da instituição PEN America.

O escritor Milton Hatoum, recentemente eleito imortal para a Academia Brasileira de Letras, foi entrevistado para a Folha de S. Paulo. Na conversa, o autor fala sobre seu status de 'azarão' na corrida pelo Prêmio Nobel, seu novo livro e, claro, a nomeação para a ABL. Novo lançamento do autor também protagonizou reportagem n'O Globo.

Na sexta-feira (17) foi ao ar o último episódio do remake da novela Vale Tudo. A novela repercutiu intensamente dentro da cobertura dos livros por conta das obras que apareceram ao longo dos capítulos. Por isso, a CNN Brasil listou seis das principais indicações literárias feitas na novela das nove.

No jornal O Globo, uma reportagem sobre livro que desmistifica o elitismo em torno da bossa nova e reforça o papel revolucionário de João Gilberto no movimento.

A Folha fez um vídeo sobre Sátántangó (Companhia das Letras), o único livro publicado no Brasil do escritor húngaro László Krasznahorkai, atual vencedor do Prêmio Nobel de Literatura. O autor também esteve na mídia por conta do cancelamento de sua participação no festival Folio, em Portugal, por motivos de saúde. A notícia é do portal Publico.

O Nexo convidou a jovem escritora Julia Barandier para indicar cinco livros clássicos e contemporâneos da escrita gótica feminina. E a revista Gama fez uma lista com livros que misturam gastronomia e literatura. Vale a pena dar uma espiada!

[20/10/2025 09:23:38]