
O primeiro lançamento fora de casa será realizado nesta quarta (8), às 19h, na Livraria da Travessa (Rua Visconde de Pirajá, 572 – Rio de Janeiro / RJ.) Em Belo Horizonte, a obra foi apresentada na Academia Mineira de Letras, em evento que contou com Silviano Santiago, autor da apresentação do livro.
“Angelo Oswaldo é um estudioso das Geraes que enxerga com a mão e os olhos detalhes que a muitos passam despercebidos, e por isso o admiramos. Sendo cidadão, Angelo Oswaldo é ensaísta. Sendo ensaísta, é artista”, afirma Santiago no texto de abertura.
Dividido em duas partes Arte barroca brasileira e As bulas e as fábulas: preservação e inspiração, o livro reúne ensaios inéditos e esparsos, publicados ao longo de exposições, catálogos e projetos de preservação de que o autor participou. Angelo analisa as raízes culturais da arte sacra mineira, o peso da obra de Aleijadinho, a influência da cultura africana e a aventura política da preservação do patrimônio no século XX.
Com linguagem de crítica e contemplação, o autor alterna o tom analítico e poético, conduzindo o leitor “do calor dos debates modernistas ao desafio dos repertórios contemporâneos”, diz a nota distribuída à imprensa.
Nascido em 1947, em BH, Angelo se formou em Direito pela UFMG e se especializou no Instituto Francês de Imprensa, em Paris. Foi crítico literário e editor do Suplemento Literário de Minas Gerais, além de colaborar com veículos como Estado de Minas, Jornal do Brasil e Le Monde.
Já assinou curadorias de exposições no Brasil e no exterior, como Brasil Barroco: Entre o Céu e a Terra (Petit Palais, Paris, 1999–2000) e Três Séculos de Arte Brasileira (Palazzo Reale, Milão, 2004). Membro da Academia Mineira de Letras, foi presidente do Iphan, do Ibram e secretário de Cultura de Minas Gerais. Atualmente, exerce novo mandato como prefeito da cidade histórica de Ouro Preto.