Bruno de Almeida é finalista do Golden Pinwheel, em Xangai, com o infantil 'Gambiarra'
PublishNews, redação, 10/09/2025
Publicado em 2024, livro nasceu após ilustrador vencer concurso promovido pela Editora Solisluna, disputado por mais de 400 candidatos

Gambiarra e Bruno de Almeida © Divulgação
Gambiarra e Bruno de Almeida © Divulgação
O ilustrador mineiro Bruno de Almeida foi selecionado como finalista do Golden Pinwheel International Illustrators Competition pelas imagens de seu livro Gambiarra (Solisluna Editora). Ele é o único brasileiro entre os 70 artistas escolhidos de 21 países e regiões, na edição 2025 de uma das mais prestigiadas competições de ilustração do mundo.

Realizado durante a China Shanghai International Children's Book Fair (CCBF), o Golden Pinwheel recebeu neste ano 2.828 inscrições de 78 países de seis continentes. Apenas 69 trabalhos foram selecionados por um júri internacional de oito especialistas. O resultado será anunciado entre os dias 14 e 16 de novembro, em Xangai.

“Estar entre os finalistas do Golden Pinwheel é uma honra imensa e representa não apenas um reconhecimento pessoal, mas também a força da ilustração brasileira no cenário internacional. É gratificante ver que as histórias que nascem no interior do Brasil podem dialogar com o mundo todo”, disse o artista em release enviado à imprensa.

A presença de Bruno no Golden Pinwheel soma-se a outras conquistas recentes. Em 2024, ele foi o primeiro latino-americano convidado a criar a identidade visual da Feira Internacional do Livro Infantil de Bolonha 2025, um dos principais encontros do mercado editorial infantil no mundo.

Nascido em 1995, em Muzambinho (MG), o ilustrador é formado em Design de Moda e atualmente faz doutorado em Design na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, em Portugal. Sua obra é marcada pela valorização do cotidiano de comunidades invisibilizadas e pela memória do interior.

Publicado em novembro de 2024, Gambiarra nasceu após Bruno vencer o concurso de ilustração 'Encontro do sol com a lua', promovido pela Solisluna, e disputado por mais de 400 candidatos. O livro transforma a bicicleta em símbolo de organização social e ambiental e celebra o improviso como potência criativa.

“O improviso deixa de ser uma resposta individual à precariedade para se tornar uma forma coletiva de criar soluções com o que está à disposição”, explica o autor.

Sobre o prêmio e a editora

Criado em 2015, o Golden Pinwheel tornou-se uma das plataformas mais influentes para jovens ilustradores em todo o mundo, com categorias voltadas para Book Publishing e Commercial Application. O júri desta edição reúne nomes como Alessandro Sanna (Itália), Leo Timmers (Bélgica) e Steven Guarnaccia (EUA).

Já a Solisluna Editora, responsável pela publicação de Gambiarra, foi fundada em 1993 na Bahia e em 2024 figurou entre as finalistas do Bologna Prize (BOP) na categoria Melhor Editora do Ano.

Tags: Solisluna
[10/09/2025 12:21:50]