Instituto Emília leva bibliodiversidade brasileira à Feira do Livro Infantil de Bolonha
PublishNews, Redação, 19/03/2025
Estande da organização apresentará a produção nacional de 15 editoras voltada a crianças e jovens; além disso, Instituto participará da programação oficial da Feira e realizará bate-papos no próprio estande

Pelo terceiro ano consecutivo, o Instituto Emília terá um estande na Feira do Livro Infantil de Bolonha (31 de março a 3 de abril). Em 2025, o Instituto celebra 15 anos de atuação e, para marcar essa trajetória, traz uma novidade especial: pela primeira vez, uma editora chilena participará do estande, ampliando o intercâmbio cultural e fortalecendo os laços entre as produções latino-americanas.

O coletivo deste ano dará visibilidade a uma produção literária variada, apresentando ao público internacional o trabalho de editoras de pequeno, médio e grande porte, representando diferentes estados do país, como Bahia, Minas Gerais, São Paulo, entre outros.

Estarão lá Aletria, Amanuta, Barbatana, Caixote, Casa de Letras, Companhia das Letras – Selos Pequena Zahar, Companhia das Letrinhas, Brinque-Book e Escarlate –, Diálogos Embalados, Editora UK'A, Leiturinha, Mostarda, Palavras, Peirópolis, Pó de Estrelas, Selo Emília, Solisluna.

A Palavras, aliás, estará presente, pela primeira vez em seus 22 anos de trajetória, na Feira de Bolonha. A editora aproveitará o evento para apresentar os seus novos lançamentos. Dentre eles, o livro Baleia e o Preá, escrito e ilustrado por Fernando A. Pires, inspirado no personagem icônico do clássico Vidas Secas, de Graciliano Ramos (1892-1953), que entrou em domínio público em 2024.

A presença do Instituto Emília, das editoras brasileiras e da casa editorial chilena reforça a diversidade e a qualidade da produção literária nacional e latino-americana, destacando títulos que representam a riqueza cultural e criativa da porção sul do continente americano. O estande funcionará como ponto de encontro para networking e negociações internacionais, além de abrigar uma programação que incluirá debates, palestras e lançamentos de publicações selecionadas.

“Partilhamos neste trabalho coletivo compromissos com a bibliodiversidade e a formação de leitores, tendo em vista as desigualdades latentes em nossa sociedade bem como a diversidade de infâncias aqui presentes”, destaca Dolores Prades, diretora do Instituto Emília. “Outro aspecto valioso para nós é a conexão estabelecida entre as editoras e o mercado internacional. Para algumas dessas casas será a estreia em uma feira fora do Brasil”, completa.

Além do estande coletivo, o Instituto Emília integrará a programação principal da Feira do Livro Infantil de Bolonha e promoverá uma programação paralela, que será divulgada em breve.

Como parte das atividades do estande do Instituto Emília, na terça-feira, 1º de abril, a partir das 14h, haverá a avaliação de portfólio, um momento dedicado à troca entre ilustradores e editores. Participam Anabella López (ilustradora), Bruno de Almeida (ilustrador), Constanza Recart (editora da Amanuta), Henrique Moreira (ilustrador) e Kin Guerra (editor da Solisluna).

Já na quarta-feira, 2, às 9h, acontece a Piccola Colazione, um café da manhã para diálogos informais sobre o mercado editorial e a literatura infantil e juvenil.

Confira a programação completa.

Programação dentro do Estande do Instituto Emília:

1º/04 - 14h - 16h | Avaliação de portfólio com:
Anabella López, ilustradora
Bruno de Almeida, ilustrador
Constanza Recart, editora
Henrique Moreira, ilustrador
Kin Guerra, editor

02/04 - 9h30 - 10h30
Piccola Colazzione

Participação do Instituto Emília na programação oficial da Feira:

2/04
12h30 - 13h20
Local: The next chapter cafe
Milhares de raízes, um mundo compartilhado: a força das vozes diversas nos livros infantis
Título original: Thousands of Roots, One Shared World: The Strength of Diverse Voices in Children’s Books
Carolina Ballester, Executive Director, IBBY
Daniel Munduruku, autor (Brasil)
Elisa Ramirez Castañeda, author, sociologist and translator (México)
Ed Oner, illustrator and street artist (Marrocos)
Jöelle Betsey Maestracci, editor, Editions Vizavi, Editions Pielo,
Mauritius Marit Alette Utsi, Deputy publisher
Davvi Girji, and Chairman of the Board of Sálas – Sámi Publisher´s Association (Noruega)
Mary E. Glenn, Chief, Sales and Marketing Section UN Publications, Department of Global Communications United Nations
Mediador: Dolores Prades

2/4 - 16h30 – 17h15
Local: The content cafe, Hall 30
Quadrinhos na escola
Título original: Comics in schools
Kevin McCloskey di Toon Books (USA)
Aria Chelabian di Kawangis Publishing (Filipinas)
Emanuele Di Giorgi, Tunué (Itália)
Marcello Fontana, Trem Fantasma (Brasil)
Mediador: Dolores Prades

2/4 - 17h45 – 18h20
Local: The content cafe, Hall 30
O Ilustrador como catalisador cultural: celebrando territórios, identidades e humanidades
Título original: The Illustrator as Cultural Catalyst: Celebrating Territories, Identities, and Humanities
Bruno de Almeida (Brasil)
Henrique Coser Moreira (Brasil)
Mediador: Dolores Prades

Sobre o Instituto Emília

Há 15 anos, o Instituto Emília atua na produção de conteúdos, formação de leitores e promoção do livro e da leitura. Responsável pela Revista Emília e pelo Selo Emília – que publica tanto obras literárias quanto livros teóricos sobre leitura –, o Instituto também oferece, entre outras iniciativas, uma programação semestral de cursos, organiza clubes de leitura, seminários e exposições. Além disso, presta consultoria na formação de mediadores de leitura e na curadoria de acervos. Em 2025, lança a sua primeira pós-graduação: “Leituras sem fronteiras – Mediação e Formação de Leitores”.

[19/03/2025 10:20:00]