'Vidas Secas' ganha releitura em HQ pelas mãos de Caeto e Masanori Ninomiya
PublishNews, redação, 04/09/2025
A obra se junta à coleção Clássicos em HQ, da Peirópolis, que aproxima grandes textos literários de novos leitores por meio da linguagem dos quadrinhos

Os leitores brasileiros ganham uma nova possibilidade de de desbravar tesouro de muito tempo atrás com o lançamento de Vidas secas em quadrinhos (Editora Peirópolis), adaptação da obra-prima de Graciliano Ramos (1852-1953), feita por Caeto e Masanori Ninomiya. A tarde de autógrafos será neste sábado (6), às 16h, na Loja Monstra (Praça Benedito Calixto, 158 / 1º andar — São Paulo / SP). Na ocasião, o livro será vendido por R$ 111.

A dupla de autores retrata Fabiano, Sinhá Vitória, os dois filhos e a cachorra Baleia, velhos conhecidos de quem conhece o clássico, com traços intensos e contemporâneos. Eles se dedicaram a capturar tanto os desafios externos da vida no sertão quanto os dramas internos de cada personagem.

A luta contra a seca, os sonhos e angústias, bem como as relações de poder no sertão, são traduzidos em uma narrativa gráfica que respeita o clássico original, publicado em 1938, num país completamente diferente dos dias de hoje, ao mesmo tempo em que oferece uma experiência inovadora e acessível para os mais jovens. A quadrinização é uma nova forma de vivenciar o antigo com novos ares.

A obra se junta à coleção Clássicos em HQ, da Peirópolis, que aproxima grandes textos literários de novos leitores por meio da linguagem dos quadrinhos. Caeto já havia transformado dois textos consagrados em quadrinhos para a editora: O homem que sabia javanês (publicado originalmente em 1911), pérola de Lima Barreto, e A morte de Ivan Ilitch (1886), de Liev Tolstói.

SERVIÇO

Lançamento e tarde de autógrafos de Vidas secas em quadrinhos (Editora Peirópolis)
Data: 6 de setembro
Horário: 16h
Local: Loja Monstra (Praça Benedito Calixto, 158 / 1º andar — São Paulo / SP)

[04/09/2025 10:48:19]