
O grupo agreste-pb: literaturas e pesquisas sociais periféricas, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), está com o processo seletivo aberto até o dia 22 de agosto para nova turma do projeto de extensão Jovens escritoras periféricas (Oficina literária). O programa é sediado no Departamento de Ciências Sociais (DCS) e vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS). O formulário para inscrição está disponível no site agreste-pb.org.
O objetivo principal é promover uma oficina para jovens escritoras habitantes das periferias. A coordenação é do professor Marcio Sá (DCS/PPGS/UFPB), doutor em Sociologia, autor de Além do barro (Cepe Editora), Filhos das feiras (Ed. Massangana) e Feirantes (Ed. UFPE), dentre outros.
A ministrante é Ana Carolina Lemos, mestre em Ciências da Linguagem e autora de diversos livros infantojuvenis (publicados pela Ciranda Cultural, Paulus e Suinara, dentre outras editoras).
A terceira edição do projeto terá início em 4 de setembro e segue até 27 de novembro de 2025. As inscrições no processo seletivo estão abertas até 22 de agosto, somente para jovens que se identificam com o gênero feminino e tenham entre 17 e 30 anos.
O curso tem duração de 12 encontros, todos remotos, sempre às quintas, das 19h às 21h30. Sendo três módulos de quatro encontros cada:
- Primeiro módulo, “O circuito social da palavra”: com o foco em direcionar e estimular cada participante a fazer registros escritos das palavras que habitam os espaços da sua periferia (bairro/quarteirão/rua/casa), as palavras selecionadas servirão de substrato de partida para as elaborações textuais que serão desenvolvidas ao longo dos demais módulos da oficina;
- Segundo módulo, “O manejo entre o social, a palavra e a iniciação textual”: a partir do registro das palavras realizado nos encontros anteriores, o objetivo destes se volta para aprimorar a seleção daquelas que mais traduzem cada experiência social periférica;
- Terceiro módulo, “Consciência do modo de dizer”: o propósito destes últimos encontros se dirige à convivência mais íntima com as palavras, à leitura do seu território social por meio delas, bem como à finalização da produção textual que será entregue como trabalho final da oficina.
Após a primeira etapa de inscrição, o projeto tem um período de entrevistas entre 25 e 29 de agosto, sendo o resultado final divulgado por e-mail até 1º de setembro. Mais informações e dúvidas sobre o processo seletivo: agresteufpb@gmail.com.