Projeto de extensão Jovens escritoras periféricas tem nova turma com início em março de 2025
PublishNews, Redação, 18/02/2025
Oficina literária é vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Informações da oficina do projeto de extensão 'Jovens escritoras periféricas' | © UFPB
Informações da oficina do projeto de extensão 'Jovens escritoras periféricas' | © UFPB
O grupo agreste-pb: literaturas e pesquisas sociais periféricas, sediado no Departamento de Ciências Sociais (DCS) e vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), divulgou a abertura de processo seletivo para a segunda turma do projeto de extensão “Jovens escritoras periféricas (Oficina literária)”. As inscrições vão até o dia 7 de março de 2025 e podem ser realizadas neste formulário.

A coordenação é do Prof. Marcio Sá (DCS/PPGS/UFPB), doutor em Sociologia, autor de Além do barro (Cepe Editora), Filhos das feiras (Massangana) e Feirantes (Ed. UFPE), dentre outros. A ministrante é Ana Carolina Lemos, MSc. em Ciências da Linguagem e autora de diversos livros infanto juvenil (publicados pela Ciranda Cultural, Paulus e Suinara, dentre outras editoras).

A segunda edição do projeto terá início em 20 de março e segue até junho de 2025. Serão 12 encontros (três módulos de quatro encontros cada), todos remotos, quinta-feira, das 19h às 21h30.

O primeiro módulo é “O circuito social da palavra”. Com o foco em direcionar e estimular cada participante a fazer registros escritos das palavras que habitam os espaços da sua periferia, as palavras selecionadas servirão de substrato de partida para as elaborações textuais que serão desenvolvidas ao longo dos demais módulos da oficina.

O segundo módulo discute “O manejo entre o social, a palavra e a iniciação textual”. A partir do registro das palavras realizado nos encontros anteriores, o objetivo se volta para aprimorar a seleção daquelas que mais traduzem cada experiência social periférica e que podem ser articuladas na produção textual em curso.

Já no terceiro módulo, “Consciência do modo de dizer”, o propósito se volta à convivência mais íntima com as palavras, à leitura do seu território social por meio delas, bem como à finalização da produção textual que será entregue como trabalho final da oficina.

Após a etapa de inscrições, haverá um período de entrevistas com quem seguir no processo seletivo. Maiores informações e dúvidas sobre o processo seletivo: agresteufpb@gmail.com.

Tags: Oficina
[18/02/2025 10:00:00]