
Liderado por Cristino Wapichana, vencedor do Prêmio Jabuti 2025 na categoria Juvenil e também laureado internacionalmente com a Estrela de Prata do Prêmio Peter Pan na Suécia, a ação atenderá crianças das comunidades Tekoa Yvy Porã, Tekoa Pyau, Tekoa Ytu e Tekoa Itawera. As atividades incluem visitas à livraria Pé de Livro (Rua Tucuna, 298 — São Paulo / SP), especializada em literatura para crianças e jovens, oficinas de escrita criativa nas aldeias, contações de histórias em escolas públicas, além de um seminário de encerramento na Biblioteca Mário de Andrade (Rua da Consolação, 94 – São Paulo / SP).
"Este projeto vai muito além da simples promoção da leitura e o aproximar a oralidade da escrita, a representação das histórias em ilustrações. Estamos criando um espaço de protagonismo para as narrativas indígenas e permitindo que crianças indígenas e não-indígenas se reconheçam como parte de uma mesma história, da única humanidade, onde todos possuem potencialidades, belezas e sensações iguais”, explica Cristino Wapichana. " A literatura tem o poder de desconstruir estereótipos e criar pontes entre culturas e sobretudo, unir ideias e ideais, para uma vida melhor entre gentes, bichos e a saúde do planeta."
Criado em parceria com a gestora cultural Eliene Rodrigues de Oliveira o projeto abriu as atividades na EMEF Professor Aldo Ribeiro Luz, no Jaraguá, que contou com a participação de 430 crianças e professores. O entusiasmo foi evidente, com alunos interagindo ativamente durante as contações de histórias e fazendo perguntas sobre a cultura indígena.
Programação confirmada:
Julho
- 14/07 | 10h30: Oficina de Escrita Criativa “Arte e Saúde: diálogos entre as medicinas formais e originárias guarani” na E.E.J. Djekupe Amba Arandy - TI Jaraguá com a médica wapichana Vitória Santos e representante indígena da comunidade local
- 15/07 | 14h: Contação de Histórias com a professora indígena wapichana Claudete Santos e lançamento do livro Masuwik com Cristino Wapichana na Livraria Pé de Livro
Agosto
- 28/8 | 10h e 14h: Crianças guarani vão à Livraria Pé de Livro – encontro com Márcia Kambeba