Em ‘Debaixo da nossa pele’, o escritor cabo-verdiano Joaquim Arena investiga a presença negra na Europa desde o século XV
PublishNews, Redação, 1º/08/2025
Autor é um dos destaques da programação da Flip, em Paraty (RJ), onde também participa da programação da Casa Portugal. No Rio de Janeiro, o lançamento será na Janela Livraria do Shopping da Gávea, no dia 05 de agosto

Joaquim Arena: lançamentos no Brasil | © Tania Contrasto
Joaquim Arena: lançamentos no Brasil | © Tania Contrasto

Quem foram os primeiros negros a habitar o continente europeu? Como trajetórias individuais, muitas vezes apagadas da história oficial, contribuíram para moldar o Ocidente? Como recontar a presença negra na Europa desde as grandes navegações até os fluxos migratórios do século XX? Essas são algumas das questões que movem Debaixo da nossa pele: Uma viagem (Gryphus), livro do escritor e jornalista cabo-verdiano Joaquim Arena. O lançamento da obra no Brasil está sendo realizado nesta edição da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) 2025, com a presença do autor, que participa da programação da Flip+, e de uma mesa na Casa Portugal: Livros e sabores, nos dias 01 e 02 de de agosto, respectivamente (detalhes abaixo).

Misturando ficção, reportagem, ensaio, biografia e relato de viagem, o livro traça um percurso incomum pela “Europa negra”, aquela que ficou fora dos livros didáticos e das grandes narrativas coloniais. Publicado originalmente em 2017, em Portugal, e depois traduzido na China (2022) e nos Estados Unidos (2023), o livro chega agora aos leitores brasileiros. Ao longo de 224 páginas, Arena, vencedor do Prêmio Oceanos 2023 com Siríaco e Mister Charles, apresenta um mosaico de fragmentos esquecidos da presença negra na Europa, com uma coleção de notáveis personagens.

"Para nós, escritores de língua portuguesa, a publicação de nossos livros neste país é um marco importante. Não apenas pela dimensão do mercado, mas sobretudo pela variedade dos leitores. É um universo mais diverso, com uma matriz cultural muito rica e que tem curiosidade por outras literaturas da mesma língua, em geografias diferentes”, comenta Arena. Após a Flip, o autor baterá um papo com os professores de literatura e de letras da UERJ, Cláudia Amorim e Marcelo Mattos, em noite de autógrafos no dia 05 de agosto, às 19h, na Janela Livraria do Shopping da Gávea, no Rio de Janeiro.

Sobre o autor

Joaquim Arena (1964, Ilha de São Vicente, Cabo Verde) é filho de pai português e mãe cabo-verdiana. Emigrou para Portugal com seis anos e se formou em Direito, em Lisboa. Atuou como músico e jornalista, da imprensa e televisão, em Portugal. Foi conselheiro do presidente de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, de 2017 até 2021. É escritor e jornalista e vive na cidade da Praia, em Cabo Verde. Considera-se um escritor atlântico e seus livros abordam realidades desse ‘lago gigante’, que envolve Portugal, Cabo Verde (África) e Brasil. Seu romance de estreia foi A verdade de Chindo Luz, em 2006, o primeiro que aborda o tema dos afrodescendentes, em Portugal.

Eventos de lançamento:

Flip 2025

  • Sexta, 01 de agosto, às 10h

Cumplicidade e memória em Charles e Siríaco com mediação de Gabriel Pinheiro.

  • Sábado, 02 de agosto, 17h30

Criação literária nas duas margens do atlântico – o contexto da criação literária: memória e reinvenção com Joaquim Arena e Ondjaki.

Casa Portugal: livros e sabores (R. Dona Geralda, 194)

Rio de Janeiro

Janela Livraria do Shopping da Gávea, em 05 de agosto, terça-feira, às 19h, bate-papo com a professora de literatura Claudia Amorim e o professor de Letras Marcelo Mattos (ambos da UERJ).

Tags: Flip, Gryphus
[01/08/2025 12:12:42]