
Realizada com a mediação de jovens de Paraty, a agenda de encontros literários desta edição reúne nomes como Raphael Montes, Mariana Salomão Carrara, Gaël Faye e Sérgio Vaz, em conversas que abordam literatura, território, construção de identidade e formas de expressão. A ideia é explorar questões relevantes para as novas gerações. Os encontros ocorrem na Central Flipinha e na Casa da Cultura, com distribuição de senhas no local quando necessário.
Além das rodas de conversa, a FlipZona promove oficinas interativas e criativas, que oferecem experiências de imersão com artistas convidados. A Oficina de Escrita Criativa será ministrada pelo premiado escritor angolano Ondjaki, convidando jovens e adultos a explorar fronteiras reais e imaginárias por meio da palavra. Já a Oficina de Desenho Expandido, com o ilustrador António Jorge Gonçalves, transforma as ruas de Paraty em telas vivas com projeções digitais e participação do público.
A programação também inclui o projeto Jovem Repórter, que promove uma cobertura multimídia colaborativa da Flip. Após uma formação inicial, os jovens se tornam cronistas visuais da festa, criando vídeos, entrevistas e reportagens a partir de seu olhar sobre os eventos. O resultado dessa experiência é apresentado na sessão especial Curtas FlipZona, no Auditório da Praça, celebrando a potência criativa da juventude paratiense e sua participação ativa na construção do festival.
Ao incentivar o protagonismo juvenil, a FlipZona reafirma seu compromisso com a formação crítica, estética e cidadã das novas gerações. As atividades valorizam a escuta, o pertencimento e a multiplicidade de linguagens, promovendo encontros transformadores entre literatura, arte e território.
Programa Educativo | FlipZona 2025
31 de julho a 3 agosto de 2025
Todos os dias (quinta 31/7 a 3/8)
- Jovem Repórter na Flip | FlipZona
Cobertura colaborativa multimídia da Flip
Mediante inscrição prévia
Local: Central FlipZona
31 de julho | quinta
- 15h30 | Oficina de Escrita Criativa com Ondjaki | FlipZona
Nome do evento: Oficina de Escrita Criativa FlipZona
Tipo de evento: oficina de escrita dinamizada pelo escritor Ondjaki
Local: Cinema da Praça
Sinopse: Nesta oficina da programação 2025 da FlipZona, o escritor angolano Ondjaki convida jovens e adultos (de 16 a 90 anos) a explorar as "fronteiras" — geográficas, afetivas, imaginárias — como ponto de partida para a criação literária. Em 90 minutos de experimentação e partilha, os participantes embarcam numa viagem guiada pela palavra, mesclando escrita individual e processos coletivos, em um ambiente acolhedor e provocador. Realizada no Cinema da Praça, em Paraty, a oficina é uma rara oportunidade de vivenciar o processo criativo com uma das vozes mais originais e reconhecidas da literatura lusófona contemporânea.
Indicação etária: a partir de 16 anos - 16h | Encontro Literário | FlipZona
Nome do evento: Não fossem as margens por dentro
Tipo de evento: Encontro Literário FlipZona
Autores: Mariana Salomão Carrara e Raphael Montes
Mediação: Coletivo FlipZona
Local: Casa da Cultura
Sinopse: Uma roda para refletir sobre os limites que nos transbordam e habitam as margens internas: dor, trauma, silêncio e afeto. A partir de estilos narrativos distintos – o thriller de Montes e o lirismo denso de Carrara –, jovens e autores exploram como a literatura pode dar forma ao que não cabe em palavras. O que fazemos com essas dores: calamos? escrevemos? criamos? transformamos?
Obras em destaque: Jantar Secreto (2016) e Dias Perfeitos (2014), de Raphael Montes (Editora Cia das Letras); Não fossem as sílabas do sábado (2022), de Mariana Salomão Carrara (Editora Todavia)
Indicação etária: acima de 16 anos
1º de agosto | sexta
- 17h | Encontro Literário | FlipZona
Nome do evento: Palavra que vê, imagem que narra
Tipo de evento: Encontro Literário FlipZona
Autores: Ondjaki e António Jorge Gonçalves
Mediação: Coletivo FlipZona
Local: Central Flipinha
Sinopse: Uma experiência para celebrar a riqueza do encontro entre palavras e imagens. Nesta roda, vamos receber o angolano Ondjaki e o português António Jorge Gonçalves, para explorar como a literatura ganha novas cores e formas, e como o traço se transforma em narrativa, e vice-versa. Um diálogo inspirador sobre os caminhos da criação, onde as mãos de quem escreve e desenha se encontram para revelar, com muita sensibilidade, novas dimensões da arte de contar histórias e de ver o mundo.
Obras em destaque: O Tempo do Cão e Uma Escuridão Bonita (Pallas), ambos escritos por Ondjaki e ilustrados por António Jorge Gonçalves
Indicação etária: a partir de 12 anos - 19h | Oficina de Desenho Expandido | FlipZona
Nome do evento: Oficina de Desenho Expandido
Tipo de evento: Oficina de desenho dinamizada pelo ilustrador António Jorge Gonçalves
Autores: António Jorge Gonçalves
Local: pelas ruas de Paraty
Sinopse: Uma oficina ao ar livre, em que o ilustrador e performer visual português António Jorge Gonçalves convida para uma experiência única de desenho digital coletivo e improvisado. Munido de dispositivos digitais, António transforma as paredes da cidade em telas vivas, projetando seus traços em tempo real enquanto desenha junto com o público. Durante 90 minutos, os participantes experimentam, acompanham e influenciam o processo criativo do artista, explorando temas visuais e narrativas que surgem na hora, num diálogo espontâneo entre gesto, luz e imaginação. É arte feita no instante — efêmera, vibrante e aberta à colaboração.
Indicação etária: a partir de 14 anos
2 de agosto | sábado
- 15h30 | Encontro Literário | FlipZona
Nome do evento: Palavra é canoa ligeira
Tipo de evento: Encontro Literário
Autores: Flávio de Araújo e Sérgio Vaz
Mediação: Coletivo FlipZona
Local: Central Flipinha
Sinopse: Duas vozes potentes das quebradas – Flávio de Araújo, de Paraty, e Sérgio Vaz, de São Paulo – se encontram para conversar sobre leitura, território, juventude e ação coletiva. A partir de suas trajetórias como articuladores sociais e de suas obras – marcadas pela oralidade, pela escuta e pela vivência periférica – compartilham modos de fazer da palavra travessia, gesto coletivo de identidade, resistência e transformação. Porque, afinal, como dizem os próprios autores, palavra é movimento, “é canoa ligeira”. E “onde faltar palavra, repartir a ação”.
Obras em destaque: Zangareio (Editora Selo Off Flip) e Almanaque Cabeça de Maré (Edição Sesc), de Flávio de Araújo; O Colecionador de Pedras, de Sérgio Vaz (Global Editora)
Indicação etária: acima de 14 anos - 17h | Encontro Literário | FlipZona
Nome do evento: No país da expressão
Tipo de evento: Encontro Literário FlipZona
Convidados: Gaël Faye e Coletivo FlipZona
Mediação: Coletivo FlipZona e Coletivo H2M
Local: Central Flipinha
Sinopse: A FlipZona se torna ponto de encontro para uma roda de conversa eletrizante, na qual a palavra transcende para explodir em expressão criativa e performática. Convidamos representantes de coletivos culturais de Paraty a partilharem o palco com Gaël Faye, artista nascido no Burundi que traz toda a potência da rima, do ritmo e da narrativa. Este não é apenas um encontro para ouvir, mas um convite para que essas vozes se unam em fluxos de rima, corpo e beat, ressignificando memórias e territórios.
Obras em destaque: Meu Pequeno País (Editora Rádio Londres), de Gaël Faye; e O Tédio das Tardes Sem Fim (Ah! Outra História), com texto de Gaël Faye e ilustrações de Hippolyte
Indicação etária: acima de 14 anos
3 de agosto | domingo
- 13h30 | Sessão de filmes | FlipZona
Nome do evento: Curtas FlipZona
Sinopse: Sessão de filmes produzidos pelos jovens da FlipZona, durante a Flip 2025.
Local: Auditório da Praça
Indicação etária: livre