
A celebração com música e poesia será no Cortiço Carioca (Rua Joaquim Silva, 105 – Rio de Janeiro / RJ), no coração da Lapa, a partir das 18h. A noite contará com roda de samba com a cantora Ana Bispo, em uma festa que acolhe leitores, amigos, parceiros e quem aposta que livros e afetos fazem a vida valer a pena.
Inspirado na tradição africana dos griots, antigos contadores de histórias que transmitem conhecimento e cultura por meio da oralidade, Noguera propõe no novo livro um letramento afetivo: uma alfabetização emocional para tempos em que amar – e saber amar – se torna urgente, sendo um ato individual de consequências coletivas.
“Publicar este livro é um sonho com os olhos abertos! Porque eu sempre quis adubar sorrisos solares dos afetos (incluindo os sombrios), compartilhando o desejo de saber o que sinto diante do tumulto do mundo”, afirma o autor, que também participa da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), onde faz a da abertura da Casa Poéticas Negras, e também participa de mesas e debates na Estante Virtual e na Casa Libre, entre os dias 30 de julho e 1º de agosto.
Lançamentos na Flip:
- 30 de julho - 19h30 | Abertura Casa Poeticas Negras – ABC do amor: ancestralidade e letramento afetivo
- 31 de julho - 10h | Estante Virtual - Renato Noguera e Daniel Dornelas
- 31 de julho - 13h30 | Casa Libre - Palavras de cuidado e de luto com Cynthia Araújo, Daniel Dornellas e Renato Noguera
- 31 de julho - 19h30 | Casa Poéticas Negras - Quando a palavra cura: racismo, saúde Henrique Marques Samym, Elisa Mattos e Renato Noguera.