David Diop vem ao Brasil para eventos em São Paulo, Rio, Belo Horizonte e Campinas
PublishNews, Redação, 03/07/2025
Premiado autor franco-senegalês vai participar de uma série de encontros ao lado de grandes nomes da literatura brasileira, como Itamar Vieira Junior e Conceição Evaristo; seus livros são publicados por aqui pela Editora Nós

David Diop: turnê pelo Brasil | © Divulgação / Editora Nós
David Diop: turnê pelo Brasil | © Divulgação / Editora Nós
Em julho, o premiado autor franco-senegalês David Diop vem ao Brasil para participar de uma série de encontros promovidos por Sesc, BiblioMaison, Universidade Federal Fluminense e Sempre um Papo, ao lado de grandes nomes da literatura brasileira – todos os eventos têm entrada gratuita. Seus livros são publicados por aqui pela Editora Nós.

Junto a Itamar Vieira Jr., Diop participa da mesa “Irmandade de alma e de luta: A fraternidade e a resistência nas personagens de David Diop e Itamar Vieira Jr.”, no Sesc Vila Mariana (Rua Pelotas, 141, Vila Mariana – São Paulo / SP), nesta sexta-feira (4), às 19h30. Os autores discutem as conexões entre suas obras e os laços de solidariedade forjados pela experiência da negritude e da luta coletiva.

No dia 5 de julho, no Sesc Campinas (Rua Dom José I, 270/333, Bonfim – Campinas / SP), o autor contará com a presença da autora e jornalista Bianca Santana para falar sobre as marcas do colonialismo e a construção de identidades negras. A mesa será às 15h.

No Rio de Janeiro, no dia 8, o autor dividirá a cena com Conceição Evaristo, revisitando e mesclando os temas da literatura de Diop e da renomada escritora brasileira. O encontro será realizado na BiblioMaison (Av. Pres. Antônio Carlos, 58 - 11° andar, Centro – Rio de Janeiro / RJ), às 17h30.

Já o Sempre um Papo está marcado para o dia 21 de julho, às 19h30, no Palácio das Artes (Av. Afonso Pena, 1537, Centro – Belo Horizonte / MG). Com o escritor Ricardo Aleixo, Diop fala da ancestralidade poética que o forjou.

Na Universidade Federal Fluminense, estarão em foco os estudos literários sobre sua obra.

Em 2021, Diop foi contemplado pelo prêmio International Booker Prize por seu romance Irmão de alma, publicado no Brasil pela Nós. Nessa narrativa, acompanhamos soldados africanos que lutaram pela França durante a Grande Guerra. Certa manhã, o capitão Armand determina o ataque contra o inimigo alemão – e é nesse mesmo dia que Alfa vê seu amigo de infância, Mademba, ser ferido e morto. A evacuação de Alfa para a retaguarda é o prelúdio para uma lembrança de seu passado na África, um mundo inteiro perdido e ressuscitado, cuja convocação representa uma resistência final e esplêndida à primeira carnificina da era moderna.

Além de Irmão de alma, Diop também é autor de A porta da viagem sem retorno (Nós), obra que encena dramas humanos em um período contraditório, marcado pelo espírito iluminista e pela violência do escravismo. Ainda, essa narrativa permite reencontrar convergências entre o continente africano e o território da diáspora.

David Diop nasceu em Paris e foi criado no Senegal. Ele é professor na Universidade de Pau e Pays de l’Adour, onde sua pesquisa inclui tópicos como a literatura francesa do século XVIII e as representações europeias da África nos séculos XVII e XVIII.

PROGRAMAÇÃO DOS ENCONTROS

Mesa com David Diop e Itamar Vieira Jr.
Sesc Vila Mariana (São Paulo / SP); 04 de julho; 19h30.

Mesa com David Diop e Bianca Santana
Sesc Campinas (Campinas / SP); 05 de julho; 15h.

Mesa com David Diop e Conceição Evaristo
BiblioMaison (Rio de Janeiro / RJ); 08 de julho; 17h30.

Sempre um Papo, com David Diop e Ricardo Aleixo
Palácio das Artes (Belo Horizonte / MG); 21 de julho; 19h30

[03/07/2025 11:30:00]