Academia Editorial Júnior distribuiu 6 mil livros na Bienal do Livro Rio
PublishNews, Redação, 02/07/2025
Alunos tiveram seis meses de aulas e produziram duas obras que foram lançadas no evento no Riocentro

Dante Cid, alunos e coordenadores do curso | © Divulgação
Dante Cid, alunos e coordenadores do curso | © Divulgação
A Academia Editorial Júnior, projeto social do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) que ensina a jovens universitários os primeiros passos do ofício de editor, concluiu sua segunda edição e distribuiu cerca de 6 mil livros na Bienal do Livro Rio.

Para chegar à Bienal, os alunos passaram por seis meses de aulas com diversos profissionais do mercado editorial, que os ensinaram como montar um livro, da capa ao colofão. Na prática, aprenderam planejamento estratégico, passando por diagramação, marketing, tradução, assessoria de imprensa, redes sociais, tradução, agenciamento, e tiveram até contato com donos de editoras conhecidas e grandes executivos que organizam eventos do livro. Isso sem mencionar visitas técnicas em editoras, gráficas e livrarias.

“É um orgulho imenso de ter vocês juntos conosco”, comentou o presidente do SNEL, Dante Cid, na sua participação na cerimônia de entrega dos certificados, no audiório da sede, na semana passada.

Esses 16 jovens (15 mulheres e um homem) são todos vindos da periferia do Rio, alguns de cidades bem distantes do Centro da capital fluminense, como Seropédica ou Itaboraí. São considerados, como condição para participar do projeto, vulneráveis da perspectiva social e/ou econômica. Todos são alunos de universidades públicas, estudando em cursos como Letras, Biblioteconomia ou Comunicação Social.

Atividades na Bienal

Durante a Bienal, os acadêmicos atuaram diariamente no estande do SNEL apresentando a AEJ para os visitantes. Eles explicavam como foram as aulas, o que haviam estudado e mostravam o produto final de todo o aprendizado: seus dois livros Editodos e Construindo um novo amanhã. O primeiro reúne textos inéditos dos próprios alunos, em prosa e verso, na tentativa de compreender a existência humana num mundo tão turbulento. A jornalista e escritora Thalita Rebouças escreveu o prefácio.

Construindo um novo amanhã traz 27 redações vencedores do 49º Concurso de Redação (edição 2024), uma parceria do Instituto Chamex com a start-up Redação Online. Todos os textos são de estudantes das escolas públicas do país e refletem sobre os impactos das mudanças climáticas no planeta.

No dia 13 de junho, abertura oficial da Bienal, houve o primeiro lançamento das duas obras. No dia 22, fechamento da Bienal, houve o segundo lançamento. Entre os dois, cerca de 6 mil livros foram distribuídos, 3 mil de cada volume.

[02/07/2025 10:00:00]