Andréa del Fuego e Afonso Cruz serão os curadores da Casa Portugal na Flip 2025
PublishNews, Redação, 1º/07/2025
Com abertura marcada para o dia 30 de julho, a iniciativa busca promover o país como destino de turismo literário

Casa Portugal durante a Flip 2024; nova edição em 2025 | © Sara de Santis / Flip
Casa Portugal durante a Flip 2024; nova edição em 2025 | © Sara de Santis / Flip
Em 2025, a Casa Portugal: Livros e Sabores retorna à Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) como um ponto de encontro para quem deseja mergulhar na cultura portuguesa através da literatura, da gastronomia e da identidade dos territórios. Com abertura marcada para o dia 30 de julho, a iniciativa, que conta com o apoio do Turismo de Portugal, promove o país como destino de turismo literário. A curadoria literária desta edição estará a cargo da escritora brasileira Andréa del Fuego e do autor português Afonso Cruz.

A colaboração entre os dois autores reforça o espírito de intercâmbio que define a Casa Portugal, segundo a organização, promovendo um diálogo contemporâneo enraizado na língua portuguesa e na diversidade das suas expressões culturais.

A programação contará com mesas de debate, conversas literárias e compartilhamentos de experiências que apresentam projetos de turismo literário em Portugal e iniciativas que unem os dois países, revelando novos territórios através da literatura. Haverá também showcookings e provas gastronômicas.

Andréa del Fuego, vencedora do Prêmio José Saramago com o romance Os Malaquias (Companhia das Letras), é também autora de A pediatra (Companhia das Letras), publicado em vários países e com direitos vendidos para cinema e teatro. Com formação em filosofia e uma obra que transita entre a literatura adulta e infantojuvenil, é uma das vozes mais consistentes da literatura brasileira contemporânea.

Afonso Cruz, escritor, ilustrador e músico, tem uma obra premiada e traduzida em mais de vinte línguas. Vive em Sousel, no Alentejo, onde é um dos dinamizadores da Associação Era uma Voz, promotora do festival Oxalá — Laboratório do Futuro, da Rota de Turismo Literário de Sousel e da Biblioteca Afonso Cruz, com mais de três mil títulos acessíveis à comunidade. No Brasil, seus livros são publicados pela Dublinense.

A Casa Portugal manterá o formato de café literário, onde a literatura portuguesa se cruza com os sabores do país, reafirmando o espírito acolhedor e criativo de Portugal. A programação detalhada será anunciada em breve.

[01/07/2025 11:40:00]