
Dividido em quatro eixos – Summit, Conferência, Mercado e Festival – , o evento aborda temas transversais que passam pelo audiovisual, música, moda, literatura, esporte, game, ciência, meio ambiente, educação, trabalho, tecnologia, marcas e propaganda, design, arquitetura e urbanismo. São 21 palcos multidisciplinares, além dos palcos exclusivos de mercado. Os pitchings editoriais serão realizados no dia 30 de maio, no palco Creator Square Stage, entre o final da manhã e o meio da tarde:
- 10h45 - 13h15 | Pitching Editorial - História original para publicação
- 14h15-15h45 | Pitching Editorial - Adaptação de livro para o audiovisual
Além dos dois pitchings programados, o evento terá 17 lançamentos de livros e sessões de autógrafos no decorrer da programação. O volume previsto para livros vendidos no decorrer do evento é de 1,4 mil exemplares. Socorro Accioli, Maria Homem, Mirian Goldenberg, Daniela Arrais, Pedro Pacífico e Raphael Montes estão entre os autores presentes.
Entre os painéis do evento, na sexta (30), às 14h, o palco Future-U recebe Daniela Arrais e Michel Alcoforado para explorar narrativas, tendências e mudanças que definem nosso tempo, conectando cultura, consumo e sociedade para decifrar o que está por vir. No mesmo dia, o painel "Rio, Capital Mundial do Livro: Por Que Não Estamos Lendo?" conta com participação de Pedro Pacífico, Fernanda Paschoal, Marcela Levy e Elen Ferreira. E no sábado (1˚), Raphael Montes, Bianca Comparato e Bárbara Paes batem um papo às 14h no Story Village sobre "A arte de criar vilões".
A organização do evento afirma que há diversidade de perfis entre os autores selecionados para os pitchings. “O mercado editorial do Rio2C vem crescendo a olhos vistos – em número de inscritos, na pluralidade de vozes e na robustez dos conteúdos apresentados. Esta edição traz uma diversidade ainda maior nos perfis dos autores e nas narrativas propostas, o que amplia enormemente o espectro de possibilidades criativas. Além disso, temos um cuidado cada vez maior com a curadoria e com os critérios de seleção, o que resulta em projetos com alto potencial de adaptação e publicação”, comenta Rafael Lazarini, criador e CEO do Rio2C.
A análise de Rodrigo França, diretor de cinema, escritor e um dos membros da Comissão Editorial, vai na mesma linha: "Enaltecer essas presenças é reconhecer a riqueza que temos quando ouvimos mais do que um único Brasil". Para ele, o próximo nível para as adaptações literárias no mercado audiovisual passa por "tirar o véu do conservadorismo" em torno das decisões criativas.
"A adaptação não é reprodução literal – é reinvenção, é reinterpretação. Precisamos de adaptações que respeitem as raízes, mas que floresçam com liberdade, com ousadia estética, com protagonismo diverso. O Brasil é um celeiro de literatura potente, sobretudo a literatura negra, indígena, periférica, feminina, LGBTQIA+. Está mais do que na hora dessas obras ocuparem as telas com a complexidade e a beleza que têm nas páginas. E isso só se faz com responsabilidade estética e política. Porque adaptar também é posicionar-se", comenta.

"Pra mim, o principal desafio, sendo americana, será me sentir totalmente à vontade em Português. Sei que consigo contar bem do livro e da possibilidade do produto audiovisual dele. Mas as palavras em si às vezes me dão uma encrenca", brinca.
Como funciona o processo do pitching
Cada membro da Comissão Editorial recebe projetos para avaliar, seleciona seus finalistas e em seguida debate com os outros membros, para defender aqueles que consideram os melhores projetos. A partir daí, discutem critérios de seleção e chegam aos 12 projetos finalistas.
Em 2024, o Rio2C contou com aproximadamente 50 mil participantes – das quais 1.663 palestrantes de 36 países – e foram realizadas 1.239 reuniões em rodadas de negócios. Na época, foi destacado por membros da comissão organizadora uma ausência de players do mercado editorial em setores do evento para além dos pitchings, como painéis e palestras. Em 2025, autores estarão presentes em todas as tardes do evento para sessões de autógrafos e lançamentos, além das participações em painéis e os dois pitchings.
SERVIÇO
Rio2C
Data: 27 de maio a 1˚ de junho
Local: Cidade das Artes (Av. das Américas, 5300 — Rio de Janeiro / RJ)
*A repórter viajou ao Rio de Janeiro a convite do Rio2C.