
Na última quinta (10), a escritora de Um defeito de cor (Record) foi eleita para a cadeira 33 da Academia Brasileira de Letras (ABL). Além de Ana Maria Gonçalves, o escritor português Valter Hugo Mãe também será homenageado pelo festival. Sua obra — especialmente o livro A desumanização (Biblioteca Azul) — será debatida em mesas e atividades ao longo da programação.
Para o idealizador do Fliparacatu, Afonso Borges, a escolha de Ana Maria como homenageada reforça o papel do festival como espaço de transformação social. “Estamos diante de uma encruzilhada. A eleição de Ana Maria Gonçalves para a ABL rompe uma barreira histórica e representa um avanço real na construção de uma nova memória coletiva. É um gesto de afirmação que o Fliparacatu tem orgulho de celebrar”, diz.
Além das homenagens, o festival contará com debates, oficinas, lançamentos, programação infantojuvenil, feira criativa e apresentações artísticas, em diálogo com a diversidade de vozes e experiências do Brasil e do mundo. A programação será distribuída por vários espaços do Centro Histórico de Paracatu, com destaque para a Praça da Igreja Nossa Senhora do Rosário.
A exposição “Portinari para Crianças”, com 42 obras do pintor retratando a infância em suas múltiplas faces, já está em cartaz como parte da programação estendida do festival, aberta ao público até o dia 30 de junho no quintal da Casa Paracatu. O tradicional Prêmio de Redação e Desenho, voltado a estudantes da cidade, também integra as ações do festival, que reafirma seu compromisso com a educação, a diversidade e o pensamento crítico como caminhos para um futuro mais justo.
SERVIÇO
3º Fliparacatu – Festival Literário Internacional de Paracatu
Data: 27 a 31 de agosto de 2025
Local: Centro Histórico de Paracatu (MG) – Entrada gratuita