
Dez livrarias de todo o Brasil passam a compor a partir desta sexta-feira (23) a Lista de Mais Vendidos do PublishNews. Esta é a segunda leva de lojas acrescentadas à relação nos últimos meses, num esforço do canal para diversificar a representatividade entre as novas lojas do país, atendendo a um pedido frequente de profissionais do mercado editorial. Agora, no total, são 49 redes e livrarias brasileiras na Lista.
Entre as lojas que passam a compor a Lista, estão a rede da PAULUS Livraria (com 36 lojas pelo país), a Livraria Valer (Manaus / AM), a Livraria Telaranha (Curitiba / PR), a Bookshop (Juazeiro do Norte / CE), a Lítera (Ribeirão Preto / SP, e-commerce), a Livraria Adonis (Americana / SP), e as paulistanas Livraria Ponta de Lança, Livraria das Perdizes, Livraria da Alma e Livraria da Unesp.
A Lista de Mais Vendidos do PublishNews é realizada em parceria com a Bookinfo – empresa que oferece soluções de inteligência de negócios e ferramentas de apoio à gestão de editoras, distribuidoras e livrarias.
"A inclusão de novas livrarias na lista deve trazer uma presença cada vez maior de estabelecimentos de nicho, como os religiosos, além de livrarias independentes mais especializadas, que começam a ganhar espaço entre os mais vendidos", comenta o diretor da Bookinfo, Eduardo Cunha. "Contar com mais lojas é fundamental para aumentar a representatividade e refletir com mais fidelidade a diversidade do mercado — desde livrarias de shopping até pequenas lojas em centros urbanos de grandes cidades."
A Bookinfo recebe os dados de vendas de todas as lojas de uma determinada livraria – se houver mais de uma – e o sistema de BI da empresa faz, de maneira automática, o processamento e o tratamento dos dados. Em seguida, a equipe do PublishNews faz um último tratamento editorial e publica os números no site.
As livrarias que passam a fazer parte da Lista de Mais Vendidos do PublishNews são:
- PAULUS
- Livraria das Perdizes
- Livraria Valer
- Livraria Telaranha
- Livraria Adonis
- Livraria da Alma
- Livraria Unesp
- Lítera Livros
- Livraria Ponta de Lança
- Bookshop
Há mais de 10 anos o PublishNews computa semanalmente os livros mais vendidos nas principais livrarias do país, tendo como diferencial a transparência de revelar os números de exemplares vendidos – fator que continua com a nova configuração. Livrarias como Leitura, Curitiba, Travessa e Martins Fontes já faziam parte da contagem semanal, publicada entre quinta e sexta-feira. Clique aqui para ver a relação completa.
Novas lojas na Lista
"Estar entre os Mais Vendidos representa muito mais do que um reconhecimento de mercado — é a confirmação do valor de uma missão que, em agosto, completa 94 anos no Brasil, e 111 no mundo, marcada pela dedicação, pela qualidade editorial e pelo compromisso com a transformação da sociedade por meio da leitura", afirma o Padre Guilherme César da Silva, Diretor de Difusão da PAULUS Editora. "Esse resultado não apenas nos alegra, mas também nos motiva a seguir oferecendo conteúdos relevantes, que dialogam com as necessidades do nosso tempo — sejam elas sociais, emocionais, espirituais ou culturais — e contribuam para o crescimento humano, comunitário e cristão de cada leitor."
Para o fundador da Livraria Valer, Isaac Maciel, a inclusão na Lista é também motivo de alegria. "Queremos contribuir com os dados e os gostos do público leitor do Amazonas no cenário literário nacional. É gratificante perceber que as escolhas de leitura feitas por pessoas da nossa região estão contribuindo para formar a lista dos mais vendidos do país. A leitura também pulsa forte por aqui e merece ser vista", afirma.
De acordo com Luciana Marques do Nascimento Fernandes, da Lítera Livros, a visibilidade para autorias diversas é um ponto relevante da inclusão de livrarias menores na Lista. "Quando as livrarias menores fazem parte desse apanhado, pode ser que entrem na Lista alguns livros que não são tão comerciais, mais nichados. Isso acaba proporcionando um benefício em relação a esses livros que promovem maior diversidade, livros de autores negros, indígenas, contemporâneos e independentes. Por outro lado, acaba dando visibilidade para livrarias pequenas, como é o caso da Lítera."