Últimas semanas do ano consolidam best-sellers de 2025
PublishNews, Guilherme Sobota, 12/01/2026
Sem novos títulos na Lista Nielsen-PublishNews de Mais Vendidos nos períodos finais do ano

Destaques de fim de ano na Lista Nielsen-PublishNews de Mais Vendidos | © Divulgação
Destaques de fim de ano na Lista Nielsen-PublishNews de Mais Vendidos | © Divulgação
As duas últimas semanas de 2025 na Lista Nielsen-PublishNews de Mais Vendidos não trouxeram novos títulos, mas consolidaram best-sellers do ano, como Café com Deus Pais 2026 (Vélos) e Coisa de rico (Todavia). Nesta segunda-feira (12), o PublishNews divulga os dados de dois períodos: 22 a 28 de dezembro de 2025, e 29 de dezembro de 2025 a 4 de janeiro de 2026.

Não é demais reforçar: desde agosto de 2025, os dados são fornecidos ao PN pela solução Nielsen BookScan, que monitora as vendas de livros no varejo brasileiro e também dá origem ao Painel do Varejo de Livros. Integram a Lista livrarias tradicionais e estabelecidas, como Leitura, Curitiba, Martins Fontes, Travessa e Vila, e os principais e-commerces de livros do Brasil, como Amazon, Mercado Livre e Magazine Luiza. O painel cobre de 60% a 70% do mercado trade no país. Nas próximas semanas, o PublishNews e a Nielsen vão consolidar e divulgar os dados de vendas do ano completo – ou seja, revelar quais foram os livros mais vendidos de 2025 segundo o BookScan.

Nas listas das últimas semanas, como foi dito acima, não houve novos títulos – com o movimento de Natal já encaminhado, se esperava também uma redução no volume de vendas nos dois períodos: -18% e -22%, respectivamente, em relação às semanas anteriores.

Nas duas listas, Café com Deus Pai 2026 (Vélos) aparece na liderança, e outros livros de não ficção rondam o topo: Coisa de rico (Todavia), do antropólogo Michel Alcoforado, e A psicologia financeira (HarperCollins Brasil), de Morgan Housel, ambos destaques ao longo do segundo semestre. A empregada (Arqueiro), de Freida McFadden, também ocupa boas posições, confirmando a boa presença da autora norte-americana nas livrarias brasileiras. Ela, aliás, é sucesso no mundo todo – clique aqui para saber um pouco mais dessa história.

Além de Michel Alcoforado, outros dois nomes brasileiros ocupam boas posições na categoria Geral: Clarice Lispector, com A hora da estrela (Rocco), e Socorro Acioli, com A cabeça do santo (Companhia das Letras). Entre as editoras, quem liderou nas duas semanas foi a Sextante, com 14 e 15 títulos espalhados pelas diferentes categorias.

Para resumir as mudanças implantadas na lista de mais vendidos pelo PublishNews em 2025:

Como era:

  • Lista de Mais Vendidos do PublishNews (com dados coletados e organizados pela Bookinfo);
  • Categorias: Ficção, Não Ficção, Autoajuda, Infantojuvenil, Negócios;
  • Sem dados da Amazon;
  • Atualização da Lista pelo PN no final da semana.

Como passou a ser a partir de 25 de agosto de 2025:

  • Lista Nielsen-PublishNews de Mais Vendidos (com dados coletados e organizados pelo BookScan, sistema da NielsenIQ BookData);
  • Categorias: Ficção; Não Ficção Especialista; Não Ficção Trade; e Infantil e Juvenil;
  • Com dados da Amazon;
  • Atualização da Lista pelo PN no início da semana.

Livrarias ou varejistas que vendem livros podem aderir ao Nielsen BookScan e passar a fazer parte da Lista, de forma gratuita. Para fazer parte do Painel, é preciso atender aos seguintes critérios:

  • Pontos de venda passíveis de visitação regular;
  • Pontos de venda abertos ao público;
  • Pontos de venda que tenham como cliente principal pessoas físicas, excluindo lojas com importância de vendas de atacado superior a 50%.

Clique aqui para saber mais sobre a nova Lista Nielsen-PublishNews de Livros Mais Vendidos.

O arquivo da Lista de Mais Vendidos, de 2010 a 2025, pode ser consultado normalmente neste link.

Ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro na nova Lista? Escreva para redacao@publishnews.com.br que retornaremos assim que possível.

[12/01/2026 10:09:10]