
Ainda na quinta-feira, a "Mesa 1 – Distopia Americana: Trump e a nova (des)ordem mundial" inaugura os debates literários do evento. O jornalista e escritor Jamil Chade, mestre em política internacional e correspondente em Nova York, abordará os impactos simbólicos e práticos do segundo mandato de Donald Trump, as bases ideológicas do movimento e os reflexos desse fenômeno global na democracia, nos direitos humanos e nas relações internacionais. A mediação será de Roberto Guimarães, curador da FLIMA ao lado de Cristiane Tavares e Maria Carolina Casati.
A proposta da noite é fundir política internacional, literatura e música, criando um ambiente potente de escuta, crítica e pertencimento — marcas registradas da Flima, que em 2025 amplia sua programação com 10 mesas literárias, apresentações musicais, oficinas e a tradicional Feira de Livros, com mais de 30 expositores de todo o Brasil. Nomes como Kaká Werá, Luciany Aparecida, Milly Lacombe, Juliana Linhares e Zé Pitoco estão confirmados. Clique aqui para ver a programação completa.
Este ano, com o tema “Deslocamentos e Pertencimentos”, o evento celebra a literatura, a arte e as culturas que exploram temas como migração, feminismo, emergência climática, identidade e os desafios do mundo contemporâneo.
A programação inclui também uma série de atividades para o público infantojuvenil e oficinas que abordam desde a construção de coletivos literários até a arte da contação de histórias, com foco nas questões de identidade e pertencimento.
Sobre a Flima
Com sede em Santo Antônio do Pinhal (SP), coração da APA (Área de Proteção Ambiental) da Serra da Mantiqueira, a Festa Literária da Mantiqueira chega agora à sua 7ª edição. Desde a primeira edição, em 2018, a curadoria privilegia uma programação democrática, diversa e inclusiva, sem abrir mão da relevância artística. Para ampliar as possibilidades de participação, como acontece desde 2022, parte das atividades da Flima 2025 foi definida a partir de dois editais, selecionando propostas de atividades literárias e/ou artísticas para o público adulto e infantojuvenil.
Nas seis primeiras edições do festival, quatro presenciais e duas online, foram realizadas mais de 400 atividades para crianças, jovens e adultos, com cerca de 60 mil participantes e convidados como Ana Maria Machado, Ana Maria Gonçalves, Conceição Evaristo, Daniel Munduruku, Eliane Brum, José Eduardo Agualusa, Itamar Vieira Junior, Lilia Schwarcz, Luiz Ruffato, Maria Valéria Rezende, Marina Colasanti e Sidarta Ribeiro.
A Flima 2025 conta com o apoio do Governo do estado de São Paulo, da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, do Programa de Ação Cultural – ProAC e do Fomento CULTSP.
SERVIÇO – ABERTURA FLIMA 2025
Auditório Municipal de Santo Antônio do Pinhal (R. Cel. Sebastião Marcondes da Silva, 2-132 – Santo Antônio do Pinhal / SP)
Quinta-feira, 15 de maio, a partir das 19h
Entrada gratuita – Retirada de ingressos no local, 1h antes do início
FLIMA 2025 – Festa Literária da Mantiqueira
De 15 a 18 de maio