
Segundo a produtora, o evento permanece com seu cronograma de execução normal. A I Bienal do Livro do Paraná está marcada para ocorrer de 10 a 19 de outubro. Uma matéria publicada pelo PublishNews nesta segunda (10) noticiou o arquivamento do projeto na Lei Rouanet.
Ainda segundo a nota, o arquivamento se deu – conforme orientações do Ministério da Cultura (MinC), por meio do Sistema de Apoio às Leis de Incentivo às Cultura (Salic) – para correções na ficha técnica do evento.
A organização afirmou que a nova proposta preserva a essência original, ao mesmo tempo em que realiza os ajustes requeridos. “Essa medida assegura total aderência às normas culturais vigentes e proporciona um caminho eficiente para a rápida reavaliação e aprovação do projeto”.
"A Cocar está empenhada em garantir que a Bienal do Livro do Paraná ocorra com sucesso, respeitando todos os requisitos legais e procedimentos necessários. Estamos trabalhando em conjunto com o Ministério da Cultura para que a nova proposta seja aprovada com celeridade e mantendo o foco na valorização e difusão da literatura e da cultura do Paraná”.
Entenda a situação
Ao PublishNews, a produtora Camille Bittencourt – anteriormente elencada como produtora na Bienal do Paraná – disse que, entre as razões pelas quais decidiu se retirar do projeto, está o não pagamento de valores previamente acordados. "Era um projeto super legal, mas sem salário ou cachês para toda a equipe com quem eu trabalhei”. Ela afirma ter descoberto, após a sua saída, que seu nome foi usado indevidamente no pedido de captação de recursos (R$ 5,74 milhões) via Lei Rouanet. “Meu nome, dados e currículo foram usados mesmo meses depois de eu ter me retirado da tentativa de realização do evento, sem a minha anuência e sem minha autorização”, diz.
Em nota enviada ao PN, o Grupo Editorial Aleph informou que “após uma análise criteriosa de sua programação interna e estratégica”, optou por não participar da Bienal do Livro do Paraná. “A decisão decorre de ajustes operacionais e compromissos previamente agendados, os quais exigem atenção neste período, permitindo que a editora concentre esforços em projetos e iniciativas já em andamento”. A editora ressalta ainda o “desejo de estar sempre próximos do público da região Sul, que tanto prestigia e acompanha os selos do Grupo Aleph”.
Sob a condição de anonimato, representantes de outras empresas e profissionais do setor que participariam do evento também demonstraram descontentamento.
“Erguer um evento como esse leva tempo", disse Lis Alves, por e-mail. "Contamos também com o apoio das Secretarias de Cultura, Turismo e Educação, tanto do Estado, quanto do município. Estamos caminhando e lutando diariamente para que, no seu tempo, cada informação seja levada a público, por meio das nossas redes sociais e releases enviados à imprensa".
Confira o comunicado desta terça-feira (12) na íntegra: