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Phigital, onde a magia acontece!
PublishNews, André Palme, 19/02/2025
Em novo artigo, André Palme fala sobre a natureza híbrida do consumo cultural atual e na integração inteligente dos dois mundos

A recente pesquisa Panorama do Consumo de Livros revela um dado curioso: os consumidores brasileiros preferem comprar livros online, mas essa inclinação muda quando os preços se igualam – nesse caso, a livraria física se torna mais atraente. Esse comportamento, à primeira vista contraditório, diz muito sobre como a tecnologia molda nossos hábitos de consumo e revela um aspecto essencial do mercado editorial: o digital ainda não substituiu completamente a experiência sensorial do físico. Existe inclusive uma expressão para falar da intersecção entre os mundos físicos e digitais, o phigital (a junção das palavras físico e digital em inglês).

O mundo digital trouxe inegáveis facilidades: preços mais competitivos, comodidade na compra, catálogos infinitos e o já famoso frete grátis. Mas, quando o fator preço – tão decisivo para a maioria – é neutralizado, o que realmente pesa na escolha do consumidor? A resposta parece estar na experiência tangível de entrar em uma livraria, folhear um livro, sentir seu peso e, por que não, se deixar levar por uma compra impulsiva baseada na capa ou na atmosfera do espaço.

Esse fenômeno é um reflexo da natureza híbrida do consumo cultural atual. O leitor quer conveniência, mas também valoriza o ritual de compra física. O desafio para livrarias e editoras é justamente equilibrar essas duas frentes. Como oferecer a eficiência digital sem perder a magia da experiência presencial?

© Freepik
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A resposta pode estar na integração inteligente dos dois mundos. Livrarias que exploram eventos, criação de espaços de convivência e personalização do atendimento têm mais chances de fidelizar um público que busca mais do que apenas um livro: busca pertencimento. Da mesma forma, plataformas digitais que investem em experiências mais imersivas, como recomendações baseadas em inteligência artificial e clubes de assinatura bem curados, podem compensar a frieza da tela com um toque de proximidade.

O impacto da digitalização do consumo cultural não se limita apenas ao varejo de livros. O mesmo dilema se reflete na música, nos filmes e até mesmo no jornalismo. A facilidade de acesso proporcionada pelo streaming e pelo e-commerce é inegável, mas a ausência de um espaço físico de encontro e descoberta também representa uma perda. Quantas vezes um leitor encontrou um livro inesperado ao vagar por uma livraria? Ou quantas conversas enriquecedoras surgiram entre clientes e livreiros apaixonados pelo que fazem?

Além disso, o livro digital e o audiolivro já são formas importantes de consumo de livros, que expandem ainda mais a possibilidade de atingir leitores e (ainda) não leitores. O e-book proporciona praticidade para quem busca mobilidade e armazenamento ilimitado, permitindo que leitores carreguem centenas de títulos em um único dispositivo. Já o audiolivro tem ganhado espaço entre aqueles que conciliam leitura com atividades cotidianas, como dirigir ou praticar exercícios. Seu crescimento mostra que a leitura não precisa mais estar vinculada à página escrita – agora, pode ser escutada e absorvida de maneira multitarefa.

Mais do que uma simples substituição, o consumo multiformato de livros se torna essencial para atender a diferentes perfis e necessidades de leitores. O impresso pode ser a escolha preferida para uma leitura imersiva, enquanto o digital oferece acessibilidade e conveniência. O audiolivro, como uma arma poderosa de acesso, democratiza o conhecimento e amplia o tempo dedicado à literatura, transformando momentos ociosos em oportunidades de leitura.

Se algo fica claro a partir desses dados, é que o preço, embora fundamental, não é tudo. No fundo, a tecnologia não veio para substituir o físico, mas para ampliá-lo. E, nesse embate entre telas e prateleiras, quem souber explorar o melhor dos dois mundos sairá ganhando. Empresas e marcas que compreenderem essa dinâmica poderão criar experiências mais completas para seus consumidores, unindo a praticidade do digital à conexão emocional do físico. O futuro do mercado editorial – e de toda a indústria criativa – passa por essa interseção. Resta saber quem está pronto para esse desafio.

Palme é um empreendedor e executivo do mercado de publishing, liderando e sendo pioneiro em importantes inovações do setor, especialmente com conteúdos em áudio.

Possui mais de 20 anos de carreira, sendo 13 deles no mercado de livros e na liderança de projetos que envolvem marketing, tecnologia e principalmente conteúdos em todos os seus formatos. Nos últimos anos liderou projetos que somam mais de 12 mil horas de conteúdo em áudio, entre audiolivros, podcasts e audioseries. Liderou também toda produção da versão brasileira dos audiolivros da saga de Harry Potter.

Atualmente, está em um período sabático na atuação como executivo, mas segue como colunista, professor, mentor e coordenador da Comissão de Inovação e Tecnologia da Câmara Brasileira do Livro (CBL).

** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews

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