
O Livro Acadêmico Clássico contempla obras atemporais, que permanecem relevantes e têm um lugar cativo na memória de estudantes, profissionais e leitores de diferentes áreas do conhecimento.
Para participar, o interessado deve acessar o link (www.premiojabuti.com.br/academico/classico-academico) até as 18h do dia 28 de fevereiro, preencher os dados do livro e incluir uma breve justificativa para a indicação. Qualquer obra acadêmica pode ser recomendada, desde que tenha sido escrita por um autor brasileiro e tenha contribuído significativamente para a formação de gerações de estudiosos, pesquisadores e leitores.
A escolha final será realizada pela diretoria da Câmara Brasileira do Livro (CBL) e pela curadoria do Prêmio. O autor da obra escolhida será homenageado na cerimônia de entrega do Prêmio Jabuti Acadêmico 2025, em data a ser anunciada.
Já as inscrições para concorrer a segunda edição do Prêmio Jabuti Acadêmico seguem até 20 de março. Inscrições realizadas antecipadamente, até às 18h dia 28 de fevereiro, têm desconto. Os preços promocionais estão disponíveis no site oficial do prêmio.
A segunda edição do prêmio está dividida em dois eixos: Ciência e Cultura, e Prêmios Especiais, totalizando 30 categorias. Os autores vencedores de cada categoria receberão a estatueta do Jabuti Acadêmico e um prêmio de R$ 5 mil. As editoras das obras premiadas também serão reconhecidas com uma estatueta.
A curadoria do Prêmio Jabuti Acadêmico é conduzida por Marcelo Knobel, físico e ex-reitor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), e Diretor Executivo da Academia Mundial de Ciências (TWAS), desde dezembro de 2024.O prêmio conta com o apoio da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e da Academia Brasileira de Ciências (ABC).
Regulamento
As inscrições podem ser realizadas por editoras, autores, agentes literários ou procuradores devidamente autorizados. A premiação está aberta à participação de autores brasileiros natos, naturalizados ou estrangeiros com residência permanente no Brasil.
Obras impressas fora do Brasil que atendam aos critérios de elegibilidade também podem ser inscritas.