Livros do Prêmio Sesc de Literatura 2025 são lançados no Rio
PublishNews, Redação, 17/12/2025
Inscrições para a edição de 2026 serão abertas em fevereiro

Abaz (vencedor Conto); Marcus Groza (vencedor Romance) e Leonardo Piana (vencedor Poesia) | © Alexandre Brum
Abaz (vencedor Conto); Marcus Groza (vencedor Romance) e Leonardo Piana (vencedor Poesia) | © Alexandre Brum
O Sesc realizou, na última segunda-feira (15), no Rio de Janeiro (RJ), o lançamento dos livros vencedores do Prêmio Sesc de Literatura de 2025: o romance Goiás, do paulista Marcus Groza; a coletânea de contos Massaranduba, de Abáz (BA); e o livro de poesias Escalar cansa, de Leonardo Piana (MG). Os três autores reforçaram a importância do prêmio. No início do mês de dezembro, as capas dos lançamentos foram divulgadas. As inscrições para a próxima edição do projeto serão realizadas de 2 de fevereiro a 2 de março de 2026.

Abáz, vencedor na categoria Conto, comemorou a oportunidade que o Sesc dá aos autores de se encontrar com os leitores pelo país: “Eu estou muito feliz, o evento foi lindo. Eu agradeço muito ao Sesc por esse início de trajetória como escritor. Agora que tenho um livro nas mãos, estou muito ansioso para trocar experiências e conversar com os leitores”, contou.

Vencedor em Romance, Marcus Groza refletiu sobre o fazer literário e a importância de a mensagem chegar aos leitores: “Minha expectativa agora é que essa escrita chegue à outras pessoas. Quando a gente escreve, é muito solitário. Mas se uma pessoa ressoar algo das emoções que tentei transmitir no livro, será muito gratificante”.

Selecionado na categoria Poesia, Leonardo Piana vive a expectativa pelo retorno dos leitores sobre sua obra: “Estou muito ansioso para que os livros cheguem ao público e também muito animado para rodar o Brasil junto com o Sesc e me encontrar com novos leitores. Esse contato é muito especial para mim”.

Durante o lançamento dos livros, o público pode conferir trechos das obras, interpretados por estudantes da Escola Sesc de Artes Dramáticas. O evento contou ainda com uma roda de conversa mediada pela escritora Eliana Alves Cruz, que integrou a comissão de jurados do projeto nessa edição, e com uma sessão de autógrafos. Os livros vencedores já estão disponíveis em livrarias online e físicas por todo país e serão distribuídos na rede de bibliotecas e escolas do Sesc.

[17/12/2025 10:31:42]