Publicidade
Publicidade
Podcast do PublishNews #358 – Uma análise sobre o Painel do Varejo de Livros 2024
PublishNews, Redação, 10/02/2025
Programa recebe Ismael Borges, Country Manager da Nielsen Book Brasil, para analisar os números e resultados vistos na pesquisa que analisa as vendas das principais livrarias e supermercados no país

No episódio do Podcast do PublishNews desta semana, recebemos Ismael Borges, Country Manager da Nielsen Book Brasil, para explicar em detalhes os números e resultados do Painel do Varejo de Livros em 2024.

A pesquisa realizada pela Nielsen Book e divulgada pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) analisa as vendas das principais livrarias e supermercados no país. No ano passado, o varejo de livros começou em declínio e terminou com saldo positivo. “Foi um ano muito particular, porque diferente dos anos anteriores, o preço médio do livro – e aí estou falando do preço médio praticado pelo varejo – houve um sobressalto muito acima da média, o que ajudou com que o fechamento do ano superasse a inflação”, resumiu Borges.

Na conversa, comparamos o Painel de 2024 com os de anos anteriores, analisamos o comportamento dos principais gêneros listados no estudo, e falamos sobre a importância dos eventos comemorativos – com destaque para a Semana do Consumidor. “Fica a reflexão que essa Semana do Consumidor vem ganhando grande importância. Já a Black Friday anda 'flat' – não perdeu importância, mas se manteve na mesma. Mesmo assim, existe um pico bem importante quando analisamos esses grandes eventos”, destacou.

O ano de 2024 fechou com variação positiva de 8,43% no valor, e de 0,07% em volume. Em números reais, foram 55,30 milhões de livros movimentados pelo setor, arrecadando R$ 2,80 bilhões, enquanto em 2023 o volume foi de 55,26 milhões e faturamento de R$ 2,58 bilhões.

O Podcast do PublishNews é um oferecimento da MVB, a empresa que torna os seus livros visíveis com serviços como Metabooks e Pubnet; da UmLivro, novo modelo de negócios para o mercado editorial: mais livros e mais vendas; e da Câmara Brasileira do Livro (CBL), a entidade que representa editores, livreiros, distribuidores e demais profissionais do setor. Você também pode ouvir o programa pelo Spotify, iTunes; Google Podcasts, Overcast e YouTube.

Indicações:

Este é o Podcast do PublishNews e falamos aqui, toda semana, das últimas notícias do mercado editoral.

Publicidade
Leia também
No episódio, professora destaca a relação entre a experiência individual e coletiva da leitura, o papel das editoras e do mercado, a importância das fanfics e muito mais
Um dos principais traços do evento deste ano foi uma mudança de tom nas discussões sobre inteligência artificial
No episódio, convidados discutem a importância do evento para a literatura da região, a programação voltada para jovens, a acessibilidade e os resultados de vendas
Recebemos três profissionais brasileiras que vão ao evento em diferentes modalidades, destacando a importância da Feira para o mercado editorial
Publisher Luís Américo Tousi Botelho destaca a evolução da editora ao longo de três décadas
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Em novo romance independente, Marília Lovatel articula destinos com um olhar poético que evita o sentimentalismo e se detém na potência do detalhe
Um livro que se lê com todos os sentidos, que permanece na memória e no coração de quem ousa atravessar suas páginas
No episódio, professora destaca a relação entre a experiência individual e coletiva da leitura, o papel das editoras e do mercado, a importância das fanfics e muito mais
Há uma grande possibilidade se abrindo, com um uso de uma IA ética e responsável, que contribua para incluir alunos com necessidades especiais
Um dos principais traços do evento deste ano foi uma mudança de tom nas discussões sobre inteligência artificial
Escrevo por compulsão, impulsão, neura, necessidade, prazer, obrigação, busca e loucura.
Ignácio de Loyola Brandão
Escritor brasileiro

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar