
O 13º Painel de Varejo de Livros no Brasil de 2024, pesquisa realizada pela Nielsen Book e divulgada pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) e que analisa as vendas das principais livrarias e supermercados no país, confirmou as expectativas do setor e registrou um bom resultado. As vendas entre 2 e 29 de dezembro contribuíram para que o ano de 2024 apresentasse dados positivos em valor e volume, cifras que remetem ao período pré-pandemia.
Na comparação com o mesmo período de 2023, a variação foi de 18,92% no volume e 18,36% no valor, em números reais, foram 6,18 milhões de livros comercializados contra 5,2 milhões no período 13 de 2023. Em receita, o setor arrecadou R$ 329,28 milhões no 13T2024 e R$ 278,19 milhões no 13T2023.
O número de ISBNs caiu -9,17%, saindo de 155,4 mil em 2023 para 141,2 mil em 2024. Já a variação no preço médio foi mínima: 0, 46%, atingindo R$ 53,25 em 2024.
“Tivemos um aumento em volume neste ano de 2024, o que por si só é uma excelente notícia, especialmente comparado aos resultados do ano anterior, quando houve uma queda de mais de 7%”, comentou o presidente do SNEL, Dante Cid, ressaltando ainda que, em valor, também tivemos crescimento acima da inflação. “A forte queda no ano anterior, aliada a outros dados do mercado nos preocupava bastante. Esta reação no final do ano nos traz esperança de que tenhamos uma retomada mais sustentada do crescimento em 2025”, analisou.
Acumulado do ano
O ritmo do último período contribuiu para que o setor fechasse no positivo. No acumulado do ano, a variação no valor chegou a 8,43%, e em volume 0,07%. Foram 55,30 milhões de livros movimentados pelo setor, arrecadando R$ 2,80 bilhões, enquanto em 2023 o volume foi de 55,26 milhões e faturamento de R$ 2,58 bilhões.
“Menor desconto, menor bibliodiversidade e fechamento acima da inflação resumem o ano de 2024”, aponta Ismael Borges, Country Manager da Nielsen Book Brasil.
O desconto médio caiu de 24,94% em 2023 para 22,90% em 2024. Ainda comparando ano a ano, a variação no preço médio teve uma alta de 8,35%, saindo de R$ 46,75 para R$ 50,66.
Importância dos gêneros
Não Ficção Especialista fechou o ano com mais uma queda na variação de importância entre os gêneros com -2,54 p.p. Em 2023, o gênero representava 22,92% do faturamento do setor e caiu para 20,38% em 2024.
Não Ficção Trade apresentou queda mínima de -0,34 p.p. e Ficção (1,27 p.p.) e Infantil, Juvenil e Educacional (1,61 p.p.) ficaram no positivo
Metodologia
Os números têm como base o resultado da Nielsen Bookscan Brasil, que apura as vendas das principais livrarias e supermercados no país. O objetivo da criação do Painel é dar mais transparência à indústria editorial brasileira.
A iniciativa da parceria entre o SNEL (Sindicato Nacional dos Editores de Livros) e a Nielsen disponibiliza para o setor dados atualizados que poderão contribuir nas tomadas de decisões por empresários de todos os portes.
Para a realização do Painel, os dados são coletados diretamente do “caixa” das livrarias, e-commerce e varejistas colaboradores. As informações são recebidas eletronicamente em formato de banco de dados. Após o processamento, os dados são enviados online e atualizados semanalmente.
Nielsen Bookscan é o primeiro serviço de monitoramento de vendas de livros no mundo, presente em dez países, e o resultado de seu trabalho é um forte instrumento de decisão para as editoras que trabalham com estes dados. O SNEL divulga o Painel das Vendas de Livros no Brasil a cada quatro semanas.
Relação das lojas analisadas: A Página, Amazon, Americanas.com (+Submarino e ShopTime), Livraria Cultura, Livrarias Curitiba, Disal, Escariz, Lojas Americanas, Lojas Americanas Express, Leitura, Livraria da Travessa, Livraria da Vila, Dois Pontos, Drummond Livraria, Loyola, Livruz, Magazine Luiza, Martins Fontes, Nobel, Zastras, Carrefour, Pão de Açúcar.
Confira o Painel completo clicando aqui.