Ricardo Viveiros é eleito ao PEN Clube Brasil
PublishNews, Redação, 16/12/2024
Jornalista e escritor recebeu aprovação unânime da Assembleia Geral do Capítulo Brasileiro da entidade que, há 104 anos, reúne literatos em todo o mundo e defende valores democráticos

O jornalista e escritor Ricardo Viveiros foi eleito para ingressar o PEN Clube Brasil, associação internacional centenária de libretos que visa promover a literatura, defender a liberdade de expressão e estabelecer uma comunidade global de escritores.

Ricardo Viveiros | © Divulgação
Ricardo Viveiros | © Divulgação
“Agradeço a generosidade dos membros do Capítulo Brasileiro e vejo aumentada minha responsabilidade em seguir defendendo a liberdade de expressão, os direitos humanos, a educação, o meio ambiente e a cultura em meu País, cuja democracia ainda é frágil, apesar de uma vigorosa resistência histórica de todos nós que rejeitamos os golpistas que insistem em tentar implantar regimes fascistas”, disse ao ser informado de sua eleição.

Viveiros tem 74 anos de idade, sendo 58 de exercício ininterrupto da profissão de jornalista e 56 de escritor, atuando com regularidade na mídia impressa e eletrônica e com mais de 50 livros publicados em diferentes gêneros.

Sua posse na associação ainda será agendada. Na ocasião, conforme o protocolo do PEN, ele será saudado por um dos membros, fará um pronunciamento e receberá o diploma que lhe confere os direitos e deveres de integrante da entidade.

O novo integrante do PEN é articulista em jornais e revistas nacionais e internacionais. Apresenta o programa semanal “Brasil, mostra a tua cara!”, na TV Cultura, aos domingos, às 10h30. É membro eleito de importantes instituições nacionais e internacionais de educação, artes e jornalismo e em algumas delas integra o Conselho. Recebeu diversos prêmios nacionais e internacionais. É doutor (stricto sensu) em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Sobre o PEN

O PEN International é composto por 144 centros em 102 países. A atual presidente é Jennifer Clement, escritora mexicano-americana, primeira mulher eleita para o cargo, que já foi ocupado por Arthur Miller, Heinrich Böll, Mario Vargas Llosa e Alberto Moravia. Dentre outros grandes nomes da literatura universal que constam dos quadros e da história do clube, estão nomes como Joseph Conrad, D.H. Lawrence George, Bernard Shaw, Isabel Allende e outros.

O PEN Clube do Brasil, integrante do internacional e integrado em termos linguísticos com o de Portugal, foi fundado na cidade do Rio de Janeiro em 2 de abril de 1936. É aderente aos princípios e objetivos da instituição em nível global, ou seja, uma organização de escritores também empenhada na defesa da liberdade de expressão e nos direitos e valores humanistas.

[16/12/2024 11:00:00]