O jornalista e escritor Ricardo Viveiros foi eleito para ingressar o PEN Clube Brasil, associação internacional centenária de libretos que visa promover a literatura, defender a liberdade de expressão e estabelecer uma comunidade global de escritores.

Viveiros tem 74 anos de idade, sendo 58 de exercício ininterrupto da profissão de jornalista e 56 de escritor, atuando com regularidade na mídia impressa e eletrônica e com mais de 50 livros publicados em diferentes gêneros.
Sua posse na associação ainda será agendada. Na ocasião, conforme o protocolo do PEN, ele será saudado por um dos membros, fará um pronunciamento e receberá o diploma que lhe confere os direitos e deveres de integrante da entidade.
O novo integrante do PEN é articulista em jornais e revistas nacionais e internacionais. Apresenta o programa semanal “Brasil, mostra a tua cara!”, na TV Cultura, aos domingos, às 10h30. É membro eleito de importantes instituições nacionais e internacionais de educação, artes e jornalismo e em algumas delas integra o Conselho. Recebeu diversos prêmios nacionais e internacionais. É doutor (stricto sensu) em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Sobre o PEN
O PEN International é composto por 144 centros em 102 países. A atual presidente é Jennifer Clement, escritora mexicano-americana, primeira mulher eleita para o cargo, que já foi ocupado por Arthur Miller, Heinrich Böll, Mario Vargas Llosa e Alberto Moravia. Dentre outros grandes nomes da literatura universal que constam dos quadros e da história do clube, estão nomes como Joseph Conrad, D.H. Lawrence George, Bernard Shaw, Isabel Allende e outros.
O PEN Clube do Brasil, integrante do internacional e integrado em termos linguísticos com o de Portugal, foi fundado na cidade do Rio de Janeiro em 2 de abril de 1936. É aderente aos princípios e objetivos da instituição em nível global, ou seja, uma organização de escritores também empenhada na defesa da liberdade de expressão e nos direitos e valores humanistas.






