Comparando com o mesmo período do ano anterior, a variação positiva no volume foi de 3,91% e em valor, 11,31%. Em números reais, foram comercializados 3,9 milhões de exemplares em 2024, com faturamento de R$ 193,5 milhões. Em 2023, o setor havia registrado no mesmo período, a venda de 3,7 milhões com faturamento de R$ 173,8 milhões.
Além disso, a variação no preço médio do livro é de 7,12%, chegando aos R$ 49,63 em 2024.
O resultado é comemorado por ser positivo antes mesmo de começar o período de compras e promoções de fim de ano. “O que nos dá esperanças de que consigamos reverter a tendência negativa, que vinha se acumulando ao longo do ano”, comenta Dante Cid presidente do SNEL. “Essa é uma excelente notícia, que demonstra que talvez tenhamos entrado em uma nova maré positiva”.
Acumulado do ano – 2024 x 2023
O saldo positivo do período contribui para o acumulado de 2024 que embora tenha uma variação negativa em volume, é possível notar um ritmo de recuperação. Em números reais, o acumulado de 2024 registra um volume de 44,08 milhões de livros contra 45,24 milhões em 2023 – uma variação negativa de 2,56%. Em faturamento, a performance continua positiva, sendo R$ 2,23 bilhões de receita contra R$ 2,09 bilhões no ano de 2023 – variação positiva de 7,14%.
Ismael Borges, Country Manager da Nielsen Book Brasil, comenta: “no painel pré-Black Friday, vemos um acumulado do ano com volume menor, desconto menor, mas faturamento acima da inflação. Gera expectativas para a fim do ano”.
Na análise geral, a bibliodiversidade também cai em -2,78%, mas o preço médio do livro apresenta uma alta de 9,96%, saindo de R$ 46,14 em 2023 para R$ 50,74 em 2024.
Importância dos gêneros
Dois gêneros apresentam resultados positivos no faturamento geral do setor: Infantil, Juvenil e Educacional com alta de 1,54 p.p. e Ficção com 1,09 p.p.
Não Ficção Especialista apresenta queda de 2,26 p.p. e Não Ficção Trade, queda de 0,38 p.p., porém ainda é o gênero com maior importância, representando 29,25% do faturamento do setor.
Metodologia
Os números têm como base o resultado da Nielsen Bookscan Brasil, que apura as vendas das principais livrarias e supermercados no país. O objetivo da criação do Painel é dar mais transparência à indústria editorial brasileira.
A iniciativa da parceria entre o SNEL (Sindicato Nacional dos Editores de Livros) e a Nielsen disponibiliza para o setor dados atualizados que poderão contribuir nas tomadas de decisões por empresários de todos os portes.
Para a realização do Painel, os dados são coletados diretamente do “caixa” das livrarias, e-commerce e varejistas colaboradores. As informações são recebidas eletronicamente em formato de banco de dados. Após o processamento, os dados são enviados online e atualizados semanalmente.
Nielsen Bookscan é o primeiro serviço de monitoramento de vendas de livros no mundo, presente em dez países, e o resultado de seu trabalho é um forte instrumento de decisão para as editoras que trabalham com estes dados. O SNEL divulga o Painel das Vendas de Livros no Brasil a cada quatro semanas.
Relação das lojas analisadas: A Página, Amazon, Americanas.com (+Submarino e ShopTime), Livraria Cultura, Livrarias Curitiba, Disal, Escariz, Lojas Americanas, Lojas Americanas Express, Leitura, Livraria da Travessa, Livraria da Vila, Dois Pontos, Drummond Livraria, Loyola, Livruz, Magazine Luiza, Martins Fontes, Nobel, Zastras, Carrefour, Pão de Açúcar.
Confira o Painel completo clicando aqui.