
“Após quatro meses seguidos de alta, uma queda que esperamos seja pontual. O que segue preocupando, no entanto, é o contínuo declínio em ISBNs, acumulando 20% de queda este ano”, comentou Dante Cid, presidente do SNEL.
Mesmo com um resultado negativo no período, o acumulado de 2025 continua apresentando números positivos. Em 2025, o setor já contabilizou a venda de mais de 36,41 milhões de livros, enquanto no acumulado de 2024 o volume era de 33,90 milhões, tendo uma variação de 7,39%. Em faturamento, a variação é de 8,36% sendo que no acumulado de 2025 foi arrecadado R$1,88 bilhão; no mesmo período em 2024 foi R$1,73 bilhão.
Luiz Gaspar, Diretor Regional da NielsenIQ Book Brasil, comenta: "mesmo excluindo os livros de colorir, o mercado segue em crescimento no acumulado até o período 8, embora com menor intensidade. Isso se deve, principalmente, à queda mais acentuada nos segmentos de não ficção trade e especialista. Além disso, observamos uma diferença importante nas ações promocionais do varejo: em 2024, elas se concentraram exclusivamente no período 8, enquanto em 2025 foram distribuídas entre os períodos 7 e 8. Também é possível notar um cenário promocional mais equilibrado este ano, com níveis relativamente estáveis, sem grandes variações para cima ou para baixo. Por outro lado, os segmentos de Ficção Adulto e Literatura Infantojuvenil continuam apresentando crescimento consistente, impulsionados por best-sellers nacionais e internacionais”.
Os números têm como base o resultado da Nielsen Bookscan Brasil, que apura as vendas das principais livrarias e supermercados no país. Desde agosto, o BookScan também serve como base da Lista Nielsen-PublishNews de Mais Vendidos.
*Período 08: 2024 (15/07 a 11/08/2024) x 2025 (14/07 a 10/08/2025)
Os números não estão descontando a inflação do período.
Confira a apresentação completa aqui.
Metodologia
O objetivo do Painel é dar mais transparência à indústria editorial brasileira. A parceria entre o SNEL e a Nielsen disponibiliza para o setor dados atualizados que podem contribuir nas tomadas de decisões por empresários de todos os portes.
Para a realização do Painel, os dados são coletados diretamente do “caixa” das livrarias, e-commerce e varejistas colaboradores. As informações são recebidas eletronicamente em formato de banco de dados. Após o processamento, os dados são enviados online e atualizados semanalmente. O SNEL divulga o Painel das Vendas de Livros no Brasil a cada quatro semanas.