Apanhadão da semana: Record suspende lançamentos de livros de Silvio Almeida
PublishNews, Redação, 08/11/2024
Veja também: novo prêmio para autores estreantes e a polêmica de finalista do Prêmio Jabuti

Livros de Silvio de Almeida estão temporariamente suspensos pela Record | © Divulgação Ministério dos Direitos Humanos
Livros de Silvio de Almeida estão temporariamente suspensos pela Record | © Divulgação Ministério dos Direitos Humanos

Na Folha, a notícia de que os livros de Silvio Almeida estão temporariamente suspensos pela Record. Segundo a reportagem, a editora aguarda a conclusão das investigações sobre as denúncias de assédio e importunação sexual contra o ex-ministro para decidir o que fazer com a reedição de Racismo estrutural, e com o lançamento de uma obra inédita, já contratada. Em setembro, Silvio de Almeida foi demitido do Ministério dos Direitos Humanos.

"Dadas as graves acusações contra o autor, o Grupo Editorial Record decidiu aguardar o processo e a defesa de Almeida para tomar uma decisão definitiva quanto aos livros", confirmou a editora.

Nessa semana foram divulgados os finalistas para o Prêmio Jabuti. N'O Globo, a repercussão da polêmica envolvendo o livro infantil O voo do ovo (Perabook), que foi lançado em 2024. Para O Globo, a Câmara Brasileira do Livro (CBL), organizadora do Jabuti, afirmou que considerar, “para fins de elegibilidade, a data oficial de publicação e registro em 2023, e não a data de eventos de lançamento ou divulgação em redes sociais”. Acrescentou ainda que O voo do ovo obteve seu ISBN (número de registro de um livro) em 28 de setembro de 2023.

O novo prêmio literário da Casa Jorge Amado foi tema no Estado de S. Paulo. De acordo com a reportagem, o Prêmio Myriam Fraga para Autores Inéditos será focado em escritores que nunca tiveram textos publicados em meios físicos ou digitais. As inscrições abrem amanhã (9) e poderão ser feitas até 9 de dezembro de 2024.

Na coluna Era Outra Vez, Bruno Molinero comenta sobre o lançamento de livro infantil Super-heróis estão em todo lugar (Intrínseca), que tem como protagonista a candidata à presidência dos EUA, Kamala Harris.

O jornal Gazeta do Povo publicou uma resenha do livro Nexus (Companhia das Letras), de Yuval Noah Harari.

[08/11/2024 09:10:00]