
“Os números mostram que, apesar do acumulado do ano ainda estar negativo, o setor está encontrando caminhos para reverter essa tendência”, opina Dante Cid, presidente do SNEL. “As promoções adotadas para chegar ao consumidor final funcionam para aumentar o volume de vendas e fortalecer a confiança do setor.”
Para o acumulado de 2024, o resultado positivo traz um pouco mais de confiança e ritmo ao setor livreiro que já começa a se preparar para as ações de Black Friday e Natal, épocas de grandes movimentações. O volume de 2024 alcança a marca de 40,18 milhões de livros vendidos contra 41,48 milhões em 2023, registrando uma variação de -3,14%. No faturamento, o acumulado de 2024 chega a R$ 2,04 bilhões, enquanto em 2023 a marca era de R$ 1,91 bilhão, gerando uma variação de 6,76%.
Ismael Borges, Country Manager da Nielsen Book Brasil comenta: “mantido esse ritmo, a tendência é que o faturamento do mercado livreiro no varejo apresente crescimento acima da inflação”.
Os números têm como base o resultado da Nielsen Bookscan Brasil, que apura as vendas das principais livrarias e supermercados no país. O período 10 de 2024 diz respeito a vendas realizadas entre 09/09 a 06/10/2024.
Metodologia
O objetivo da criação do Painel é dar mais transparência à indústria editorial brasileira. A iniciativa da parceria entre o SNEL (Sindicato Nacional dos Editores de Livros) e a Nielsen disponibiliza para o setor dados atualizados que poderão contribuir nas tomadas de decisões por empresários de todos os portes.
Para a realização do Painel, os dados são coletados diretamente do “caixa” das livrarias, e-commerce e varejistas colaboradores. As informações são recebidas eletronicamente em formato de banco de dados. Após o processamento, os dados são enviados online e atualizados semanalmente.
Nielsen Bookscan é o primeiro serviço de monitoramento de vendas de livros no mundo, presente em dez países, e o resultado de seu trabalho é um forte instrumento de decisão para as editoras que trabalham com estes dados. O SNEL divulga o Painel das Vendas de Livros no Brasil a cada quatro semanas.