
A 14ª Publishers Conference de Sharjah iniciou sua programação no domingo (3), reunindo 1.065 profissionais de 108 países com o objetivo de comprar e vender direitos e estreitar relações com o mercado editorial dos Emirados Árabes Unidos. O evento – que a cada ano parece atrair ainda mais editores – também trouxe mais de 47 palestrantes internacionais para abordar assuntos de interesse global para o setor. Saiba mais sobre as mesas-redondas aqui.
Abrindo oficialmente o evento, a Sheikha Bodour Al Qasimi, presidente da Sharjah Book Authority (SBA), fez um discurso ressaltando a importância do diálogo e troca de experiências entre os profissionais do setor e a resiliência do mercado editorial. “É verdade que a indústria editorial está enfrentando uma complexa rede de desafios que se tornam mais intrincados a cada dia. De interrupções tecnológicas a mudanças na dinâmica do mercado, pressões econômicas, sustentabilidade e preocupações éticas: o cenário da publicação está mudando rapidamente. Mas não somos estranhos aos desafios. Como editores, encontramos uma maneira de nos adaptar a novas realidades e estamos confiantes de que continuaremos a fazê-lo”, encorajou.

"A Sharjah Publishers Conference incorpora nosso compromisso de promover uma comunidade editorial global que defenda o intercâmbio cultural e a inovação transfronteiriços. À medida que a publicação navega por muitas mudanças rápidas e abrangentes, nosso papel é garantir que novas vozes possam ser ouvidas e que a indústria evolua com integridade e inclusão. Juntos, podemos continuar construindo um cenário editorial que una as pessoas além das fronteiras e celebre a diversidade das histórias humanas.”
Sharjah Rights Connection Awards
A conferência premiou ainda os vencedores do 3º Sharjah Rights Connection Awards, que visa celebrar esforços excepcionais no apoio e desenvolvimento do setor de direitos de publicação e tradução.

Quanto à categoria "Profissionais independentes ou empregados por agências envolvidas na compra e venda desses direitos", a vencedora foi Ahmed Bedeir, gerente geral da Dar El Shorouk no Egito. Após a breve cerimônia, um prêmio de reconhecimento especial foi concedido a Bassam Chebaro, fundador da Arab Scientific Publishers, que faleceu em agosto.
Outro prêmio de reconhecimento também foi dado a Bill Kennedy, fundador e diretor da Avicenna Partnership Ltd. por seus esforços na promoção da indústria editorial e troca de conhecimento.
A conferência contou ainda com dois painéis, o primeiro com Chantal Restivo-Alessi, Diretora Digital e CEO de Língua Estrangeira Internacional da HarperCollins Publishers; e John Ingram, presidente da Ingram Content Group e da Lightning Source. Confira aqui.