Sharjah Publishers Conference inicia com discurso de Bodour e foco na inovação e diálogo
PublishNews, Talita Facchini, 03/11/2024
Pela manhã a Conferência premiou ainda os vencedores do ‘Rights Connection’ antes de iniciar as rodadas de conversas nas mesas redondas, marca do evento

A 14ª Publishers Conference de Sharjah iniciou sua programação no domingo (3), reunindo 1.065 profissionais de 108 países com o objetivo de comprar e vender direitos e estreitar relações com o mercado editorial dos Emirados Árabes Unidos. O evento – que a cada ano parece atrair ainda mais editores – também trouxe mais de 47 palestrantes internacionais para abordar assuntos de interesse global para o setor. Saiba mais sobre as mesas-redondas aqui.

Abrindo oficialmente o evento, a Sheikha Bodour Al Qasimi, presidente da Sharjah Book Authority (SBA), fez um discurso ressaltando a importância do diálogo e troca de experiências entre os profissionais do setor e a resiliência do mercado editorial. “É verdade que a indústria editorial está enfrentando uma complexa rede de desafios que se tornam mais intrincados a cada dia. De interrupções tecnológicas a mudanças na dinâmica do mercado, pressões econômicas, sustentabilidade e preocupações éticas: o cenário da publicação está mudando rapidamente. Mas não somos estranhos aos desafios. Como editores, encontramos uma maneira de nos adaptar a novas realidades e estamos confiantes de que continuaremos a fazê-lo”, encorajou.

“Como editores, devemos nos lembrar de que não estamos simplesmente no jogo de produzir livros para obter lucros. Também estamos no negócio de produzir conhecimento que mantém nossas sociedades unidas, impulsiona o progresso e nos empurra a pensar diferente”, lembrou Bodour. Ela reforçou ainda o compromisso de Sharjah de superar as divisões culturais e assim impulsionar a literatura e o mercado editorial como um todo.

"A Sharjah Publishers Conference incorpora nosso compromisso de promover uma comunidade editorial global que defenda o intercâmbio cultural e a inovação transfronteiriços. À medida que a publicação navega por muitas mudanças rápidas e abrangentes, nosso papel é garantir que novas vozes possam ser ouvidas e que a indústria evolua com integridade e inclusão. Juntos, podemos continuar construindo um cenário editorial que una as pessoas além das fronteiras e celebre a diversidade das histórias humanas.”

Sharjah Rights Connection Awards

A conferência premiou ainda os vencedores do 3º Sharjah Rights Connection Awards, que visa celebrar esforços excepcionais no apoio e desenvolvimento do setor de direitos de publicação e tradução.

 81 / 5,000 Nermin Mollaoğlu, fundadora e chefe da agência Kalem | © SIBF
81 / 5,000 Nermin Mollaoğlu, fundadora e chefe da agência Kalem | © SIBF
Nermin Mollaoğlu, fundadadora e chefe da agência turca Kalem Agency venceu a categoria que premia profissionais que trabalham em editoras comprando e vendendo direitos de tradução.

Quanto à categoria "Profissionais independentes ou empregados por agências envolvidas na compra e venda desses direitos", a vencedora foi Ahmed Bedeir, gerente geral da Dar El Shorouk no Egito. Após a breve cerimônia, um prêmio de reconhecimento especial foi concedido a Bassam Chebaro, fundador da Arab Scientific Publishers, que faleceu em agosto.

Outro prêmio de reconhecimento também foi dado a Bill Kennedy, fundador e diretor da Avicenna Partnership Ltd. por seus esforços na promoção da indústria editorial e troca de conhecimento.

A conferência contou ainda com dois painéis, o primeiro com Chantal Restivo-Alessi, Diretora Digital e CEO de Língua Estrangeira Internacional da HarperCollins Publishers; e John Ingram, presidente da Ingram Content Group e da Lightning Source. Confira aqui.

[03/11/2024 08:00:00]