'Lispectorante' traz aura de Clarice Lispector para Mostra Internacional de Cinema de São Paulo
PublishNews, Beatriz Sardinha, 28/10/2024
Filme de Renata Pinheiro tem como protagonista Marcélia Cartaxo e é inspirado nas reflexões da escritora Clarice Lispector

Marcélia Cartaxo é Glória Hartman, protagonista de 'Lispectorante' | © Divulgação
Marcélia Cartaxo é Glória Hartman, protagonista de 'Lispectorante' | © Divulgação

Na última quinta (24), o Espaço de Cinema na Rua Augusta recebeu a sessão de Lispectorante, longa que tem como grande condutor narrativo as reflexões existenciais de Clarice Lispector, através da personagem Glória Hartman, que passa por difícil momento em sua vida pessoal, profissional e financeira e retorna à sua cidade natal Recife. O longa se passa no bairro da Boa Vista, no qual a escritora Clarice Lispector viveu durante a adolescência.

A Mostra Internacional de Cinema de São Paulo acontece até quarta feira (30). Um dos grandes destaques do festival é o filme Ainda estou aqui, adaptação do livro homônimo, escrito por Marcelo Rubens Paiva. Na semana passada, a obra chegou à Lista de Mais Vendidos do PublishNews.

A história de Lispectorante se passa no bairro da Boa Vista, em Recife, e tem como locação destaque a casa em que Clarice Lispector viveu até seus 16 anos de idade. Uma estátua da autora, localizada na praça em frente à casa, pode ser considerada como uma das personagens do longa, que observa todos os encontros e acontecimentos no local.

A diretora Renata Pinheiro afirma que Lispectorante não uma adaptação ipsis literis de nenhuma obra de Clarice, mas que tem como missão transpor para a tela todo o sentimento que a leitura de sua obra evoca. "O título vem de um sentimento, é como se Lispectorante viesse de uma droga alucinógena que te transforma depois de ler Clarice. Algo que lhe entorpece. É uma brincadeira que nem 'lispectorar', de certa forma, de botar tudo pra fora. Clarice nos ensina muito com as dúvidas existenciais que ela tem. E nós lispectoramos muitos males que temos."

O elenco conta com Marcélia Cartaxo no papel principal, quase 40 anos depois de protagonizar A hora da estrela., também adaptado da obra de Lispector: "Ela é, sempre foi e sempre será uma personagem de Clarice Lispector. Eu me lembro que quando estávamos na praça em frente ao sobrado, que está em ruínas, ela começou a beijar a estátua. Que pena que estávamos sem câmera. Era muito emocionante", comenta.

É possível acessar mais informações para a Mostra pelo site.

Confira o teaser do filme:


[28/10/2024 13:00:00]