A Feira Internacional do Livro de Sharjah inicia sua 43ª edição na próxima semana recebendo mais de 2.500 editoras de 112 países. Com o tema "Começa com um livro", o evento irá de 6 a 17 de novembro, contará com mais de 1.350 atividades e celebrará o trabalho de 400 autores.
O país convidado de honra será o Marrocos, que irá exibir seu legado literário e cultural. A SIBF 2024 também sediará 600 workshops para todas as faixas etárias e apresentará workshops exclusivos, liderados por especialistas globais em escrita criativa.
Em seu discurso na coletiva de imprensa que apresentou a edição deste ano, HE Ahmed Al Ameri, CEO da Sharjah Book Authority (SBA), enfatizou o comprometimento do Emirado em se posicionar como um centro global de conhecimento, cultura e criatividade. Ele atribuiu esse sucesso à visão de Sua Alteza Sheikh Dr Sultan bin Mohammed Al Qasimi, Membro do Conselho Supremo e Governante de Sharjah, que há décadas tem defendido continuamente o papel da literatura na formação da sociedade. “O livro é a origem de todas as coisas e é o registro de todas as realizações humanas. Eles salvaguardam as histórias e realizações das nações, guiando as sociedades à medida que avançam”, disse.
“É por isso que o tema da feira deste ano é ‘Começa com um livro’. Ele encapsula a crença de que toda jornada significativa em aprendizado e crescimento pessoal começa com um livro, servindo como um portal para conhecimento e compreensão infinitos. Em uma era em que a informação é abundante, é importante reconhecer os livros como ferramentas fundamentais que facilitam o esclarecimento individual e, em última análise, contribuem para o progresso coletivo da sociedade”, afirmou.
Por sua vez, Marwan Al Zaim, CEO do Al Marwan Group, patrocinador do Prêmio Turjuman — que reconhece contribuições excepcionais à literatura e tradução árabes e que em 2021 premiou a editora Tabla — ressaltou a importância do galardão. “O Prêmio Turjuman reflete os esforços contínuos de Sharjah para promover o intercâmbio cultural e ampliar o acesso ao conhecimento. Nos últimos 43 anos, a Feira Internacional do Livro de Sharjah evoluiu para um fórum árabe vital que une a região, estabelecendo a leitura como uma pedra angular do desenvolvimento e da prosperidade, e demonstrando a capacidade de Sharjah de revigorar as paisagens culturais árabes e globais.”
Convidados internacionais
Figuras internacionais participarão do evento deste ano como o poeta e dramaturgo búlgaro Georgi Gospodinov, autor que recebeu o International Booker Prize de 2023 e cujas obras foram traduzidas para mais de 38 idiomas. O físico teórico canadense Lawrence M. Krauss, autor de The physics of climate change, também estará entre os convidados especiais.
Eles serão acompanhados pela romancista paquistanesa Amna Mufti, autora de Paani Mar Raha Hai, o britânico Tahir Shah, autor de A casa do Califa e Nas noites árabes, ambos publicados pela Roça Nova; e Iain S. Thomas, autor sul-africano de Escrevi isso pra você: poemas (Sextante) e O que nos torna humanos (Latitude).
A edição deste ano também terá as chamadas Noites de poesia, que ocorrerão diariamente a partir das 19h e reunirão um grupo distinto de poetas do mundo todo para apresentar seus trabalhos em seis idiomas diferentes: árabe, inglês, urdu, punjabi, malaiala e tagalo.
Publishers Conference
Antecedendo a feira, de 3 a 5 de novembro ocorre a 14ª Publishers Conference que terá profissionais de 108 países, incluindo a participação inaugural da República Centro-Africana, e mais de 47 palestrantes internacionais.
A conferência deste ano aumentará a interatividade com 30 workshops para pequenos grupos abordando tópicos-chave de publicação, como marketing de conteúdo, produção de audiolivros, aplicativos de IA, estratégias de distribuição digital e sustentabilidade. Também facilitará oportunidades de networking e negócios ao mesmo tempo em que troca insights sobre o futuro do setor.
Sharjah International Library Conference
Para finalizar, a 11ª Sharjah International Library Conference, em colaboração com a American Library Association, ocorrerá nos dias 9 e 10 de novembro, reunindo mais de 400 participantes de vários setores de bibliotecas.
O tema deste ano, "Integração de Inteligência Artificial em Serviços de Biblioteca e Aprimoramento da Alfabetização em IA", destaca o papel da tecnologia nas bibliotecas. Notavelmente, a edição contará com um recorde de 100 bibliotecários dos Emirados, mostrando o comprometimento dos Emirados Árabes Unidos em aprimorar as funções das bibliotecas e promover a inovação.