Apanhadão: veículos repercutem morte de Antonio Cicero
PublishNews, Redação, 25/10/2024
E mais: a entrevista de Édouard Louis no Roda Viva e destaque editorial brasileiro na Inglaterra

O escritor Antonio Cicero foi eleito no dia 10 de agosto 2017 para a cadeira 27 da ABL | © Academia Brasileira de Letras
O escritor Antonio Cicero foi eleito no dia 10 de agosto 2017 para a cadeira 27 da ABL | © Academia Brasileira de Letras
Um dos principais assuntos da semana foi a repercussão da morte de Antonio Cicero. O imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL) teve sua carta de despedida publicada na imprensa. Em entrevista para o jornal O Globo, Marcelo Pires, marido do autor, contou como foram seus últimos dias. E a Folha fez uma reportagem sobre as músicas que Antonio Cicero compôs para sua irmã Marina Lima. A morte do artista também foi tema do Blog do Noblat, no Metrópoles. O escritor Antonio Cicero foi eleito no dia 10 de agosto 2017 para a cadeira 27 da Academia Brasileira de Letras (ABL), sucedendo Eduardo Portella, morto no dia 3 de maio deste ano.

Outro destaque da semana foi a entrevista de Édouard Louis no programa Roda Viva, da TV Cultura, na última segunda (21). O autor francês foi um dos destaques da programação da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) e tratou de temas como violência, conflitos de classe e as relações familiares dentro de sua obra. É possível ver a entrevista na íntegra no Youtube do programa:


Elaine Ramos, sócia da editora Ubu, assinou um artigo no site inglês It's Nice That que fala sobre a qualidade e a criatividade do design editorial brasileiro e o sucesso nacional no diálogo entre design e literatura.

No jornal O Globo, o blog de Ancelmo Gois detalhou o lançamento da obra Projeto Querino (Fósforo). Evento de lançamento do título do jornalista Tiago Rogero acontece dia 3 de novembro e terá bate-papo com Taís Araújo e sessão de autógrafos.

O Estadão fez uma reportagem sobre a expansão da literatura sul-coreana, que acompanha o destaque recente do país em outros setores da indústria cultural.

A Folha de S. Paulo publicou uma notícia sobre as editoras brasileiras premiadas na Feira de Frankfurt. E Mônica Bergamo usou sua coluna para falar da gravação de Gilberto Gil de audiolivro sobre a história de Pelé.

Aconteceu nessa semana (22), o lançamento do novo livro de Mary del Priore, que relata os dramas dentro da família imperial brasileira. A notícia é do Estado de Minas.

E no Omelete, mais detalhes sobre a adaptação cinematográfica de Morro dos ventos uivantes.

[25/10/2024 11:00:00]