Consolidado, CreativeSP finaliza sua terceira missão na Feira do Livro de Frankfurt
PublishNews, Talita Facchini, 22/10/2024
Editoras participantes dão feedbacks positivos e comentam sobre as oportunidades que o programa oferece ao mercado editorial brasileiro

Pela terceira vez o CreativeSP – programa de internacionalização da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas e da InvestSP, agência de promoção de investimentos vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico – realizou uma missão internacional na Feira do Livro de Frankfurt.

O projeto – que leva empresas de todo o estado de São Paulo para os principais eventos de economia criativa do mundo e no ano passado foi renovado para mais cinco anos – oferece um reembolso máximo de US$ 3 mil em despesas elegíveis, para custear até 50% dos gastos das empresas selecionadas com a viagem. Na Feira de Frankfurt, também organizam eventos de networking, oferecem ações de consultoria, monitoramento de resultados e acompanhamento pós-evento. "É uma iniciativa muito interessante e que agora passa do tempo de governo. Então, independente do próximo governo, o programa continua vivo porque, de fato, já está bem consolidado”, explica Lucas Sizervinsk de Araújo, consultor do CreativeSP e que acompanhou as editoras no evento deste ano, que terminou no último domingo (20).

Nesta edição, as empresas selecionadas foram: Devir, Editora Aleph, Supersônica Livros, Indivisível Press, Telos Editora, Girassol Brasil Edições, AzuCo Publicações, Aboio Editora, Editora Ercolano e Editora Senac São Paulo.

“Acho muito importante que exista esse tipo de ação, porque editoras independentes como a minha podem vir para Frankfurt, um local caro e que normalmente eu não viria”, disse Antonio Erivan Gomes, sócio-presidente da Telos Editora, em conversa com o PublishNews. “Faz diferença, e pra gente esse apoio é fundamental”. A Telos publica livros de editoras internacionais no Brasil e na Feira também tem a oportunidade de fortalecer essa relação com editores de diversos lugares.

Lucas Sizervinsk e Pedro Pignatari - que participou também da edição de 2023
Lucas Sizervinsk e Pedro Pignatari - que participou também da edição de 2023
No ano passado, o CreativeSP levou uma equipe para a Feira de Frankfurt com o objetivo de estudar as tendências do mercado do livro e acompanhar de perto o movimento e as oportunidades geradas no evento. “A gente conseguiu, de fato, posicionar a economia criativa do estado de São Paulo no mercado internacional. Fizemos um teste, e entendemos como era um bom mercado internacional para o setor de economia criativa. Com as portas abertas para os brasileiros, entendemos que o programa ele tinha que continuar”, explica Lucas.

O trabalho do CreativeSP começa no pré-evento: depois que as empresas são selecionadas e os contratos estão fechados, o CreativeSP realiza um evento de capacitação em parceria com a Câmara Brasileira do Livro (CBL) – ou qualquer instituição brasileira especialista no mercado em questão. Nessa capacitação, as empresas recebem desde informações básicas, até como apresentar seu produto, se portar numa reunião e entender como a Feira funciona de uma maneira geral.

No pós-feira, as editoras selecionadas devem apresentar um relatório de prestação de contas para o ressarcimento.

“Meu objetivo maior foi comprar e conhecer editoras internacionais. Desde o ano passado já tinha uma base de com quem gostaria de falar então durante a semana quis encontrar essas pessoas e mostrar a cara da editora”, explicou Leopoldo Cavalcante, da Aboio Editora que descobriu sobre o projeto do CreativeSP durante a Jornada Profissional do Brazilian Publishers (BP). Cavalcante também participou este ano da Feira do Livro de Pequim. “Pequim é compra de direitos, em Frankfurt você está livre para escolher que lado seguir, é uma feira muito mais consolidada também", disse.

O CreativeSP também recomenda que as editoras participem do SP Day, momento que antecede a Caipirinha meets Oktoberfest (Caipirinha Hour), no estande do Brasil. “É um momento para as pessoas se conectarem com players que talvez eles não teriam a oportunidade de se conectar em um outro momento e se não houvesse esse evento. Então a gente ‘abre as portas’ do estande e vemos todo mundo confraternizando, mas em muitos desses momentos estão acontecendo rodadas de negócio”, explica Lucas, que é confirmado por Erivan. “Nesse momento eu fico aqui no estande e mostro meus livros para quem vem tomar sua caipirinha. Cada momento é uma oportunidade e esse happy hour, por exemplo, atrai pessoas que talvez não passariam pelo estande do Brasil em outro momento”, pontua o editor.

“Eu só tenho a agradecer ao CreativeSP pela oportunidade que nos proporcionou. Para Devir foi uma experiência muito importante. Não só pelos editores e agentes estrangeiros que conhecemos, que é o que já se espera de uma feira internacional, mas também pela troca de ideias que tivemos com os nossos colegas editores no estande do Brasil, foi um aprendizado valioso. Além disso, tivemos contato com uma pluralidade de editoras e de edições, de todos os conteúdos e formatos, dos mais variados lugares do mundo, realmente impressionante”, resumiu Paulo Roberto Silva Júnior, gerente editorial da Devir.

Atuando em diversos setores, o projeto foca em mercados em ascensão e que podem oferecer para as empresas do estado, boas oportunidades de negócio e expansão. “Trabalhamos semestralmente com os editais abertos para que as empresas se inscrevam, mas é algo fluido, a gente vai entendendo o mercado, para os eventos internacionais de referência e analisamos qual faz e não faz sentido”, detalha Lucas. Sobre a Feira de Frankfurt ele adiciona: “É um evento totalmente consolidado, já podemos dizer que realmente vai ter o ano que vem”.

Em 23 missões já realizadas, o programa levou 205 empresas da indústria cultural para eventos sobre inovação, tecnologia, entretenimento, audiovisual, cinema e literatura, entre outros temas.

O edital para as missões do 2º semestre geralmente abre no mês de junho.

Os eventos do programa incluem:

Berlinale (Alemanha)
SXSW (EUA)
GDC (Games Developers Conference - EUA)
Festival de Cannes (França)
Festival de Publicidade Cannes Lions (Cannes – França)
Festival Fringe de Edimburgo (Edimburgo – Escócia)
Gamescom (Colónia – Alemanha)
Feira do Livro de Frankfurt (Frankfurt – Alemanha)
Womex (Worldwide Music Expo - Manchester – Inglaterra)
Ventana Sur (Montevidéu – Uruguai)

As regras e as datas de inscrição são sempre divulgadas no site da InvestSP.

[22/10/2024 08:00:00]