Flup promove encontro de Bernardine Evaristo e Conceição Evaristo no Rio
PublishNews, Redação, 30/09/2024
Festa Literária das Periferias vai reunir a escritora anglo-nigeriana e a brasileira durante o evento na capital fluminense; Bernardine também participa de evento no Teatro Cultura Artística, na capital paulista

Conceição Evaristo e Bernardine Evaristo | Juh / Jennie Scott / Flup
Conceição Evaristo e Bernardine Evaristo | Juh / Jennie Scott / Flup
A 14ª Festa Literária das Periferias (Flup) promoverá um encontro de gigantes da literatura contemporânea. A anglo-nigeriana Bernardine Evaristo e a brasileira Conceição Evaristo são duas das convidadas especiais desta edição. As autoras farão parte de uma mesa de debate no dia 13 de novembro, no Circo Voador, como parte da programação da Flup, que ocorre entre os dias 11 e 17 do mesmo mês, concomitante ao G20.

Antes de desembarcar no Rio, Bernardine Evaristo participa de um encontro em São Paulo, no Teatro Cultura Artística, no dia 11 de novembro. Com mediação de Isabela Noronha, o evento será produzido pela Companhia das Letras em parceria com a Livraria Megafauna e a Flup.

Com extensa programação artístico-cultural, a programação deste ano da Festa Literária é composta em mais de 90% por mulheres negras. Primeira mulher negra a ganhar o prêmio Booker Prize, Bernardine Evaristo é autora de livros de ficção e não ficção, traduzidos em mais de 40 idiomas. Em suas obras a escritora aborda a diáspora africana entre o passado, o presente e a fabulação. No início de 2024 a autora lançou no Brasil o título Sr. Loverman (Companhia das Letras), um romance protagonizado por um homem negro, gay e imigrante.

Admiradora confessa de Bernardine, Conceição Evaristo se dedica ao reconhecimento da ancestralidade africana e retrata o cotidiano de mulheres negras e os preconceitos enfrentados por elas em todos os campos da sociedade. Ganhadora do Prêmio Jabuti, em 2019, como personalidade do Ano, a escritora é também uma imortal da Academia Mineira de Letras.

A Festa Literária das Periferias tem como missão propor outras experiências literárias, por isso atua em territórios periféricos abrindo caminhos para que livros, ideias e experiências antes à margem cheguem mais longe. Em 12 anos atuando no Rio de Janeiro, a Flup já passou pelo Morro dos Prazeres, Vigário Geral, Mangueira, Babilônia, Vidigal, Cidade de Deus, Maré, Biblioteca Parque, Museu de Arte do Rio – MAR e Providência, promovendo encontros entre grandes personalidades da literatura, tanto nacionais quanto internacionais.

A Flup 24 é apresentada pelo Ministério da Cultura e Shell. Tem patrocínio master da Shell, patrocínio do Instituto Cultural Vale e Globo por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. O apoio é da Fundação Ford. O transporte oficial do evento é oferecido pelo Grupo CCR, por meio do Instituto CCR, nas áreas de atuação do VLT Carioca e da CCR Barcas. Realização: Suave, Associação Na Nave, Ministério da Cultura, Governo Federal.

Serviço

Festa Literária das Periferias (Flup)

Dias: de 11 a 17 de novembro
Hora: a partir de 13h
Local: Circo Voador
Endereço: Rua dos Arcos, s/n, Lapa – RJ
Entrada gratuita

Tags: Flup
[30/09/2024 11:30:00]