O que estou lendo: Leopoldo Cavalcante
PublishNews, Beatriz Sardinha, 06/09/2024
Leopoldo é editor do Grupo Aboio e é um dos finalistas do Prêmio Jovens Talentos do PublishNews em 2024

Leopoldo Cavalcante foi finalista do Prêmio Jovens Talentos no ano passado e mais uma vez se destacou entre os inscritos. Iniciou seu trabalho no mercado editorial como tradutor literário e atualmente é editor da editora independente Aboio, criada em setembro de 2022. Desde o lançamento da Aboio, Leopoldo criou diversos projetos de incentivo à publicação como o Aboio Acessível. Em 2023, foi a única editora brasileira a participar do Fellowship Program da Feira Internacional de Gotemburgo e em 2024 foi selecionada para participar da 30ª Feira Internacional do Livro de Pequim. Em seu segundo ano como diretor, Leopoldo Cavalcante inaugurou dois novos selos, Cachalote e Abeto, o primeiro dedicado à literatura brasileira contemporânea, e o segundo, a obras de não-ficção com foco em ciências humanas e sociais.

Em função desse movimento expansivo, a Aboio se tornou Grupo Aboio. Além do trabalho editorial, Leopoldo Cavalcante também usa de metodologias desenvolvidas no Grupo Aboio para auxiliar na gestão de outras editoras. Em julho, firmou parceria comercial com a Editora Cai-cai, especializada em traduções de livros infantis publicados no leste asiático, que aderiu ao ecossistema da Aboio.

Em 2024, Leopoldo é um das finalistas do Prêmio Jovens Talentos, do PublishNews. No dia 9 de setembro, durante a programação do InterLivro, na Bienal Internacional do Livro de São Paulo, será anunciado o vencedor do Prêmio Especial que viajará para Frankfurt com as despesas de passagem e hospedagem custeadas pela organização do prêmio.

O PublishNews perguntou a Leopoldo Cavalcante o que ele está lendo, e esta foi a resposta:

‘Sonho com um homem que esquece as línguas da terra até não compreender o que é dito em nenhuma delas’. Essa é a segunda epígrafe de Austral, romance de Carlos Fonseca que estou revisitando, agora em português, na tradução de Bruno Cobalchini Mattos, publicada pela Editora Instante. O livro trata de um professor universitário costa-riquenho que leciona nos EUA. Certo dia, ele recebe uma carta de uma comuna artística no norte da Argentina, convocando-o para que edite o romance de uma famosa escritora britânica, Aliza Abravanel, com quem o professor tivera um caso amoroso na juventude. A partir daí, Austral se fragmenta em mosaicos pautados numa busca pela memória, individual e social, através do passado, da linguagem e da condição de migrante.

[06/09/2024 10:00:00]