Foram mais de 25 inscrições e, mais uma vez, os finalistas representam diferentes áreas do mercado editorial. São eles:
- Ing Lee (Ilustradora freelancer)
- Leopoldo Cavalcante (Editor-chefe, Aboio)
- Milena Lourenço (Gerente de Marketing, HarperCollins Brasil)
- Rafaela Chiapin Pechansky (Publisher, TAG – Experiências Literárias)
- Ronaldo Rodrigues Lopes (Coordenador de Marketing, Global)
Os cinco finalistas já têm ingressos garantidos para a Feira de Frankfurt (16 a 20 de outubro), maior feira do setor e lugar onde, além de contatos com os principais tomadores de decisões das maiores e mais importantes empresas do setor no mundo, eles poderão assistir a uma programação de palestras, mesas e debates (em inglês) que discutem tendências e apresentam o futuro da indústria.
Marifé Boix-Garcia, vice-presidente da Feira do Livro de Frankfurt, frisa que a participação na feira não deve ser só uma viagem de prazer, mas sim uma viagem de interesse profissional. “Receber o prêmio é equivalente a receber uma distinção por parte do PublishNews e da Feira de Frankfurt”, completa.
No início de setembro, os cinco escolhidos vão participar de um pitching para apresentarem seus trabalhos e cases para um júri composto por: Marifé Boix-Garcia, Ricardo Costa (CEO da MVB América Latina), Lizandra Magon (diretora editorial da Jandaíra e presidenta da Libre), Eliana Menegucci (CEO da Livraria da Vila) e Rogério Pereira (escritor, jornalista e editor do jornal Rascunho). Eles serão os responsáveis por analisar e escolher o vencedor.
No dia 9 de setembro, durante a programação do InterLivro, na Bienal Internacional do Livro de São Paulo, será anunciado o vencedor do Prêmio Especial que viajará para Frankfurt com as despesas de passagem e hospedagem custeadas pela organização do prêmio.
Conheça os cinco Jovens Talentos de 2024:
- Ing Lee
“Meu desejo é que, através deste prêmio, eu consiga trazer mais visibilidade para artistas de carne e osso, em especial mulheres, PCDs, racializadas e LGBTQIAPN+, reforçando o compromisso do mercado editorial brasileiro com a diversidade, a arte e o desejo de uma mudança estrutural em nossa sociedade”, disse em sua inscrição. “É válido pontuar que, sendo a capa do livro um dos principais fatores de atração dos leitores para a leitura de títulos, segundo dados do mais recente relatório Retratos da Leitura no Brasil, a arte de Ing Lee em capas gera um fator de atração de novos leitores para obras por sua originalidade e trabalho estético característico com cores e texturas em estilo dos quadrinhos”, pontuaram a tradutora Yun Jung Im Park e o agente cultural, tradutor e professor Luis Girão, em duas indicações.
Ing Lee também contou com o reforço de nomes como Diogo Droschi (Autêntica), Ana Lima (Rocco), Alceu Nunes e Ale Kalko (Companhia das Letras), Rita Mattar (Fósforo); da autora Angélica Gomes dos Reis Marcondes; e da Embaixada da Coreia no Brasil.
- Leopoldo Cavalcante
Em função desse movimento expansivo, a Aboio se tornou Grupo Aboio. Além do trabalho editorial, Leopoldo Cavalcante também usa de metodologias desenvolvidas no Grupo Aboio para auxiliar na gestão de outras editoras. Em julho, firmou parceria comercial com a Editora Cai-cai, especializada em traduções de livros infantis publicados no leste asiático, que aderiu ao ecossistema da Aboio. “Mesmo que Leopoldo e a Aboio já tenham obtido o justo reconhecimento por parte de importantes atores no ecossistema global do livro sediados na Noruega, na Suécia e na China, o reconhecimento no Brasil, por meio do Prêmio Jovens Talentos, sem dúvida funcionaria como um poderoso incentivo à continuidade das boas práticas e do caráter inovador que esse jovem editor brasileiro tem evidenciado ao longo do breve e promissor tempo de atividade à frente da igualmente jovem editora Aboio”, disse Guilherme da Silva Braga em sua indicação.
Sua inscrição ganhou o apoio dos investidores Caio Maia e Daniel Keichi Maruyama Leite, os colaboradores André Balbo, Camilo Gomide e Thaísa Burani, os autores da casa Paulo Scott, Yvonne Miller e Marcos Vinícius Almeida.
- Milena Lourenço
O destaque, no entanto, vai para a criação da FLIR, Festival de Literatura Romântica, primeiro grande evento no Brasil totalmente dedicado a livros de romance, que reuniu leitores, autores e produtores de conteúdo do gênero. “É um evento inovador que foi muito bem recebido e elogiado, inclusive internacionalmente. Todos os detalhes da FLIR são pensados pela equipe de marketing, liderada por Milena, para que os participantes tenham uma experiência única”, defende Daniela Kfuri, diretora de marketing e vendas da HarperCollins, em sua indicação.
A inscrição de Milena também recebeu o apoio de Samuel Coto, publisher da HarperCollins; Chantal Restivo-Alessi (CEO International Foreign Language & CDO); Leonora Monnerat, diretora executiva da HarperCollins Brasil; André Palme, CMCO do Skeelo; Paola Aleksandra, escritora e produtora de conteúdo literário; Ticiane Toledo, coordenadora de marketing da HarperCollins; Rodrigo Borges, gerente comercial da HarperCollins; e de Lucy Miguel, KDP Senior Program Manager.
- Rafaela Chiapin Pechansky
Em dezembro de 2020, foi promovida a Publisher e, desde então, ajudou a publicar 144 livros. Seu nome está por trás de projetos especiais que promovem a diversidade e a inclusão no mercado editorial, como a coleção Vozes negras e Nada anônimas e firmou parcerias com grandes editoras como Grupo Companhia das Letras, Dublinense, Antofágica, Record e HarperCollins. Em seus planos está a ampliação do catálogo da TAG, principalmente em um momento em que o clube de assinaturas começa a publicar os próprios livros. “Sob a liderança de Rafaela, a TAG se tornou um farol na indústria, defendendo vozes diversas e engajando os leitores com conteúdo instigante”, defende Gustavo Lembert, CEO da TAG e vencedor do Prêmio Jovens Talentos em 2017.
A inscrição de Pechansky ganhou ainda o reforço de Daniel Lameira (Seiva), Ana Ban (Trident Media Group), Tassy Barham (Tassy Barham Associates), e Anjali Singh (Agente literária).
- Ronaldo Rodrigues Lopes
Atualmente trabalha na Global Editora, onde coordena as ações de marketing e comunicação. Em 2023 a editora levou para a Bienal do Livro Rio o seu maior estande e alcançou recorde de vendas. Ronaldo também lidera a divulgação do novo selo da editora, o Global Educação e atua junto ao editorial e empresas parceiras, na produção de audiolivros. “Após sua entrada, o marketing da editora vem explorando com sagacidade as novas ferramentas que surgem a todo momento e tirando proveito de forma oportuna dos temas abordados por nossos autores em seus livros. Também é preciso destacar a atuação do Ronaldo como um grande profissional que eu chamo de "inside seller". Ele produz e transmite materiais extras bem elaborados sobre os livros da editora aos divulgadores e vendedores da Global, fornecendo assim ferramentas para que eles se envolvam e conheçam como a palma da mão os livros que estão divulgando e vendendo”, pontuou Gustavo Tuna, gerente editorial da Global em sua indicação.
A inscrição de Ronaldo teve o reforço de André Luís Silvestre (Cafu / Global), Corina Campos (LeYa), Bruno Zolotar (Rocco), André Calgaro (Narratix), Ana Maria Machado, Thalita Rebouças, Ignácio de Loyola Brandão, Kelly Salles (Contexto), Danielli Raposo (Melhoramentos) e Antônio Carlos Lessa (Contexto).
Conheça o júri
Ricardo Costa é diretor geral da MVB América Latina. Foi consultor de planejamento de negócios para diferentes editoras da região e sócio-diretor da PublishNews por mais de seis anos. Em 2013, tornou-se representante da Frankfurter Buchmesse na América do Sul e, pouco depois, iniciou o projeto MVB Brasil, que vem gerenciando desde então.
Lizandra Magon é jornalista, editora e tradutora, sócia-diretora da Editora Jandaíra e da Colmeia Edições e atual presidente da Liga Brasileira de Editoras (Libre). Atua no mercado editorial desde 2000, tendo trabalhado na Publifolha e prestado serviços para editoras como Globo, Leya, Larousse, Siciliano, Summus, entre outras. Dá consultoria para novas editoras e integra o corpo docente dos cursos especializados em formação de editores da Casa Educação e do LabPub.
Eliana Menegucci é CEO da Livraria da Vila. Formada em Administração de Empresas, com MBA Executivo em Finanças pelo Ibmec Business School e MBA em Administração de Varejo pela FIA, ela possui mais de 20 anos de história na Livraria da Vila, além de ter atuado em outros negócios do grupo desde 1997. Iniciou o seu trabalho na Livraria na função de gerente geral, quando a empresa tinha apenas uma loja. Com participação ativa na gestão e expansão da marca, desde 2011 ocupava a posição de diretora de finanças e planejamento e em março deste ano se tornou CEO da rede.
Rogério Pereira é escritor, jornalista e editor do Rascunho. É criador e coordenador do projeto Paiol Literário e entre 2011 e 2019, foi diretor da Biblioteca Pública do Paraná. Seu primeiro romance, Na escuridão, amanhã, lançado em 2013 pela Cosac Naify, foi finalista do Prêmio São Paulo de Literatura, teve menção honrosa no prêmio Casa de las Américas (Cuba) e foi traduzido na Colômbia (Babel Libros). Lançou também pela Dublinense, o romance Antes do silêncio e uma nova edição de Na escuridão, amanhã.