Conheça os finalistas do Prêmio Jovens Talentos 2024
PublishNews, Redação, 21/08/2024
Os cinco escolhidos já têm ingressos garantidos para a Feira do Livro de Frankfurt 2024; vencedor(a) será conhecido(a) no dia 9 de setembro, durante a programação do InterLivro na Bienal do Livro de São Paulo

Os finalistas do Prêmio Jovens Talentos 2024 | © PublishNews
Os finalistas do Prêmio Jovens Talentos 2024 | © PublishNews
O PublishNews e a Feira do Livro de Frankfurt anunciam nesta quarta-feira (21) os cinco finalistas do Prêmio Jovens Talentos da Indústria Editorial 2024. Desde 2015, o prêmio – que conta com patrocínio da MVB América Latina – tem a missão de apresentar profissionais que não só representam a renovação do mercado, mas também o futuro da indústria.

Foram mais de 25 inscrições e, mais uma vez, os finalistas representam diferentes áreas do mercado editorial. São eles:

  • Ing Lee (Ilustradora freelancer)
  • Leopoldo Cavalcante (Editor-chefe, Aboio)
  • Milena Lourenço (Gerente de Marketing, HarperCollins Brasil)
  • Rafaela Chiapin Pechansky (Publisher, TAG – Experiências Literárias)
  • Ronaldo Rodrigues Lopes (Coordenador de Marketing, Global)

Os cinco finalistas já têm ingressos garantidos para a Feira de Frankfurt (16 a 20 de outubro), maior feira do setor e lugar onde, além de contatos com os principais tomadores de decisões das maiores e mais importantes empresas do setor no mundo, eles poderão assistir a uma programação de palestras, mesas e debates (em inglês) que discutem tendências e apresentam o futuro da indústria.

Marifé Boix-Garcia, vice-presidente da Feira do Livro de Frankfurt, frisa que a participação na feira não deve ser só uma viagem de prazer, mas sim uma viagem de interesse profissional. “Receber o prêmio é equivalente a receber uma distinção por parte do PublishNews e da Feira de Frankfurt”, completa.

No início de setembro, os cinco escolhidos vão participar de um pitching para apresentarem seus trabalhos e cases para um júri composto por: Marifé Boix-Garcia, Ricardo Costa (CEO da MVB América Latina), Lizandra Magon (diretora editorial da Jandaíra e presidenta da Libre), Eliana Menegucci (CEO da Livraria da Vila) e Rogério Pereira (escritor, jornalista e editor do jornal Rascunho). Eles serão os responsáveis por analisar e escolher o vencedor.

No dia 9 de setembro, durante a programação do InterLivro, na Bienal Internacional do Livro de São Paulo, será anunciado o vencedor do Prêmio Especial que viajará para Frankfurt com as despesas de passagem e hospedagem custeadas pela organização do prêmio.

Conheça os cinco Jovens Talentos de 2024:

  • Ing Lee

Ing Lee é ilustradora freelancer. Nasceu em Belo Horizonte, mora em São Paulo, é surda oralizada, filha de pai norte-coreano e mãe brasileira. Iniciou sua carreira expondo em feiras gráficas com projetos experimentais de HQs e fez sua primeira capa de livro em 2021: Amor, mentiras e rock & roll (Seguinte), do autor coreano-americano David Yoon. Desde então, foi ilustradora convidada do Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte 2024, dando o tom à identidade visual do evento, e se tornou cofundadora dos selos Pólvora e O Quiabo, selos editoriais de publicações independentes. Ela também colaborou com a Fósforo, Gutenberg, Penguin UK e mais. Seu currículo inclui ainda a criação da identidade visual do Grupo Companhia das Letras na Bienal do Livro Rio em 2023; o comando de cursos, workshops e palestras em instituições como Tomie Ohtake e Sesc; e a participação no programa Amigos da Embaixada da Coreia em 2022 como promotora da cultura coreana no Brasil.

“Meu desejo é que, através deste prêmio, eu consiga trazer mais visibilidade para artistas de carne e osso, em especial mulheres, PCDs, racializadas e LGBTQIAPN+, reforçando o compromisso do mercado editorial brasileiro com a diversidade, a arte e o desejo de uma mudança estrutural em nossa sociedade”, disse em sua inscrição. “É válido pontuar que, sendo a capa do livro um dos principais fatores de atração dos leitores para a leitura de títulos, segundo dados do mais recente relatório Retratos da Leitura no Brasil, a arte de Ing Lee em capas gera um fator de atração de novos leitores para obras por sua originalidade e trabalho estético característico com cores e texturas em estilo dos quadrinhos”, pontuaram a tradutora Yun Jung Im Park e o agente cultural, tradutor e professor Luis Girão, em duas indicações.

Ing Lee também contou com o reforço de nomes como Diogo Droschi (Autêntica), Ana Lima (Rocco), Alceu Nunes e Ale Kalko (Companhia das Letras), Rita Mattar (Fósforo); da autora Angélica Gomes dos Reis Marcondes; e da Embaixada da Coreia no Brasil.

  • Leopoldo Cavalcante

O cearense Leopoldo Cavalcante foi finalista do Prêmio Jovens Talentos no ano passado e mais uma vez se destacou entre os inscritos. Iniciou seu trabalho no mercado editorial como tradutor literário e atualmente é editor da editora independente Aboio, criada em setembro de 2022. Desde o lançamento da Aboio, Leopoldo criou diversos projetos de incentivo à publicação como o Aboio Acessível. Em 2023, foi a única editora brasileira a participar do Fellowship Program da Feira Internacional de Gotemburgo e em 2024 foi selecionada para participar da 30ª Feira Internacional do Livro de Pequim. Em seu segundo ano como diretor, Leopoldo Cavalcante inaugurou dois novos selos, Cachalote e Abeto, o primeiro dedicado à literatura brasileira contemporânea, e o segundo, a obras de não-ficção com foco em ciências humanas e sociais.

Em função desse movimento expansivo, a Aboio se tornou Grupo Aboio. Além do trabalho editorial, Leopoldo Cavalcante também usa de metodologias desenvolvidas no Grupo Aboio para auxiliar na gestão de outras editoras. Em julho, firmou parceria comercial com a Editora Cai-cai, especializada em traduções de livros infantis publicados no leste asiático, que aderiu ao ecossistema da Aboio. “Mesmo que Leopoldo e a Aboio já tenham obtido o justo reconhecimento por parte de importantes atores no ecossistema global do livro sediados na Noruega, na Suécia e na China, o reconhecimento no Brasil, por meio do Prêmio Jovens Talentos, sem dúvida funcionaria como um poderoso incentivo à continuidade das boas práticas e do caráter inovador que esse jovem editor brasileiro tem evidenciado ao longo do breve e promissor tempo de atividade à frente da igualmente jovem editora Aboio”, disse Guilherme da Silva Braga em sua indicação.

Sua inscrição ganhou o apoio dos investidores Caio Maia e Daniel Keichi Maruyama Leite, os colaboradores André Balbo, Camilo Gomide e Thaísa Burani, os autores da casa Paulo Scott, Yvonne Miller e Marcos Vinícius Almeida.

  • Milena Lourenço

Milena Lourenço é responsável pelo marketing da HarperCollins Brasil. Junto com sua equipe, criou o Clube entre romances, um clube de leitura da editora Harlequin com a influenciadora Paola Aleksandra, que já dura quase quatro anos com resultados excelentes. Hoje, o clube tem mais de 35 mil seguidores no Instagram e uma forte comunidade de leitoras. Também participou de campanhas como a do Clube do Crime, coleção de livros de Cozy Crime da HarperCollins, que ganhou prêmio de melhor campanha de marketing de 2023 entre todas as HarperCollins do mundo.

O destaque, no entanto, vai para a criação da FLIR, Festival de Literatura Romântica, primeiro grande evento no Brasil totalmente dedicado a livros de romance, que reuniu leitores, autores e produtores de conteúdo do gênero. “É um evento inovador que foi muito bem recebido e elogiado, inclusive internacionalmente. Todos os detalhes da FLIR são pensados pela equipe de marketing, liderada por Milena, para que os participantes tenham uma experiência única”, defende Daniela Kfuri, diretora de marketing e vendas da HarperCollins, em sua indicação.

A inscrição de Milena também recebeu o apoio de Samuel Coto, publisher da HarperCollins; Chantal Restivo-Alessi (CEO International Foreign Language & CDO); Leonora Monnerat, diretora executiva da HarperCollins Brasil; André Palme, CMCO do Skeelo; Paola Aleksandra, escritora e produtora de conteúdo literário; Ticiane Toledo, coordenadora de marketing da HarperCollins; Rodrigo Borges, gerente comercial da HarperCollins; e de Lucy Miguel, KDP Senior Program Manager.

  • Rafaela Chiapin Pechansky

Rafaela é jornalista e mestre em comunicação e entrou para a TAG em 2018. Quando assumiu o cargo de analista, inicialmente supervisionava a operação dos clubes TAG Curadoria e Inéditos e mantia contato a produção gráfica com editoras e leitores. Em paralelo, supervisionava projetos complementares ao livro, como revistas, mimos, aplicativos e podcasts, além de colaborar com as equipes de gestão de clientes e marketing para desenvolver campanhas de comunicação eficazes.

Em dezembro de 2020, foi promovida a Publisher e, desde então, ajudou a publicar 144 livros. Seu nome está por trás de projetos especiais que promovem a diversidade e a inclusão no mercado editorial, como a coleção Vozes negras e Nada anônimas e firmou parcerias com grandes editoras como Grupo Companhia das Letras, Dublinense, Antofágica, Record e HarperCollins. Em seus planos está a ampliação do catálogo da TAG, principalmente em um momento em que o clube de assinaturas começa a publicar os próprios livros. “Sob a liderança de Rafaela, a TAG se tornou um farol na indústria, defendendo vozes diversas e engajando os leitores com conteúdo instigante”, defende Gustavo Lembert, CEO da TAG e vencedor do Prêmio Jovens Talentos em 2017.

A inscrição de Pechansky ganhou ainda o reforço de Daniel Lameira (Seiva), Ana Ban (Trident Media Group), Tassy Barham (Tassy Barham Associates), e Anjali Singh (Agente literária).

  • Ronaldo Rodrigues Lopes

Ronaldo é jornalista com especialização em Marketing Digital. Iniciou sua carreira no mercado editorial na Rocco, onde integrou a equipe que transformou Harry Potter e a criança amaldiçoada no livro mais vendido do ano em 2017; ajudou na reativação do clássico Mulheres que correm com os lobos; e esteve à frente em uma das primeiras participações da editora na CCXP. Na editora Contexto, coordenou o marketing e o e-commerce da editora no início da Pandemia de Covid-19 e conseguiu aumentar o faturamento do site da empresa em 225% nos dois primeiros anos. Além disso, reformulou a relação da editora com influenciadores, posicionando a Contexto como referência entre os divulgadores científicos no Brasil.

Atualmente trabalha na Global Editora, onde coordena as ações de marketing e comunicação. Em 2023 a editora levou para a Bienal do Livro Rio o seu maior estande e alcançou recorde de vendas. Ronaldo também lidera a divulgação do novo selo da editora, o Global Educação e atua junto ao editorial e empresas parceiras, na produção de audiolivros. “Após sua entrada, o marketing da editora vem explorando com sagacidade as novas ferramentas que surgem a todo momento e tirando proveito de forma oportuna dos temas abordados por nossos autores em seus livros. Também é preciso destacar a atuação do Ronaldo como um grande profissional que eu chamo de "inside seller". Ele produz e transmite materiais extras bem elaborados sobre os livros da editora aos divulgadores e vendedores da Global, fornecendo assim ferramentas para que eles se envolvam e conheçam como a palma da mão os livros que estão divulgando e vendendo”, pontuou Gustavo Tuna, gerente editorial da Global em sua indicação.

A inscrição de Ronaldo teve o reforço de André Luís Silvestre (Cafu / Global), Corina Campos (LeYa), Bruno Zolotar (Rocco), André Calgaro (Narratix), Ana Maria Machado, Thalita Rebouças, Ignácio de Loyola Brandão, Kelly Salles (Contexto), Danielli Raposo (Melhoramentos) e Antônio Carlos Lessa (Contexto).

Conheça o júri

Marifé, Ricardo, Lizandra, Eliana e Rogério
Marifé, Ricardo, Lizandra, Eliana e Rogério
Marifé Boix-Garcia é vice-presidente da Feira do Livro de Frankfurt para a América Latina e Sul da Europa. Ela organiza eventos profissionais em vários países latino-americanos sobre tópicos atuais no mercado de livros e mídia. Em nome da gerência da empresa, Marifé é responsável por vários projetos, como os dois programas de subsídios Frankfurt Invitation Programme e Frankfurt Fellowship Programme, o projeto europeu Aldus Up e os projetos para convidados de honra do mundo de língua espanhola e portuguesa.

Ricardo Costa é diretor geral da MVB América Latina. Foi consultor de planejamento de negócios para diferentes editoras da região e sócio-diretor da PublishNews por mais de seis anos. Em 2013, tornou-se representante da Frankfurter Buchmesse na América do Sul e, pouco depois, iniciou o projeto MVB Brasil, que vem gerenciando desde então.

Lizandra Magon é jornalista, editora e tradutora, sócia-diretora da Editora Jandaíra e da Colmeia Edições e atual presidente da Liga Brasileira de Editoras (Libre). Atua no mercado editorial desde 2000, tendo trabalhado na Publifolha e prestado serviços para editoras como Globo, Leya, Larousse, Siciliano, Summus, entre outras. Dá consultoria para novas editoras e integra o corpo docente dos cursos especializados em formação de editores da Casa Educação e do LabPub.

Eliana Menegucci é CEO da Livraria da Vila. Formada em Administração de Empresas, com MBA Executivo em Finanças pelo Ibmec Business School e MBA em Administração de Varejo pela FIA, ela possui mais de 20 anos de história na Livraria da Vila, além de ter atuado em outros negócios do grupo desde 1997. Iniciou o seu trabalho na Livraria na função de gerente geral, quando a empresa tinha apenas uma loja. Com participação ativa na gestão e expansão da marca, desde 2011 ocupava a posição de diretora de finanças e planejamento e em março deste ano se tornou CEO da rede.

Rogério Pereira é escritor, jornalista e editor do Rascunho. É criador e coordenador do projeto Paiol Literário e entre 2011 e 2019, foi diretor da Biblioteca Pública do Paraná. Seu primeiro romance, Na escuridão, amanhã, lançado em 2013 pela Cosac Naify, foi finalista do Prêmio São Paulo de Literatura, teve menção honrosa no prêmio Casa de las Américas (Cuba) e foi traduzido na Colômbia (Babel Libros). Lançou também pela Dublinense, o romance Antes do silêncio e uma nova edição de Na escuridão, amanhã.

[21/08/2024 08:00:00]