Rafaela Pechansky é jornalista e mestre em comunicação, e entrou para a TAG em 2018. Quando assumiu o cargo de analista, inicialmente supervisionava a operação dos clubes TAG Curadoria e Inéditos e mantinha contato a produção gráfica com editoras e leitores. Em paralelo, supervisionava projetos complementares ao livro, como revistas, mimos, aplicativos e podcasts, além de colaborar com as equipes de gestão de clientes e marketing para desenvolver campanhas de comunicação eficazes.
Em dezembro de 2020, foi promovida a Publisher e, desde então, ajudou a publicar 144 livros. Seu nome está por trás de projetos especiais que promovem a diversidade e a inclusão no mercado editorial, como a coleção Vozes negras e Nada anônimas e firmou parcerias com grandes editoras como Grupo Companhia das Letras, Dublinense, Antofágica, Record e HarperCollins. Em seus planos está a ampliação do catálogo da TAG, principalmente em um momento em que o clube de assinaturas começa a publicar os próprios livros. “Sob a liderança de Rafaela, a TAG se tornou um farol na indústria, defendendo vozes diversas e engajando os leitores com conteúdo instigante”, defende Gustavo Lembert, CEO da TAG e vencedor do Prêmio Jovens Talentos em 2017.
Em 2024, Rafaela é uma das finalistas do Prêmio Jovens Talentos, do PublishNews. No dia 9 de setembro, durante a programação do InterLivro, na Bienal Internacional do Livro de São Paulo, será anunciado o vencedor do Prêmio Especial que viajará para Frankfurt com as despesas de passagem e hospedagem custeadas pela organização do prêmio.
O PublishNews perguntou a Rafaela Pechansky o que ela está lendo, e esta foi a resposta: