
A Bienal do Livro Rio inicia, nesta terça-feira (2), a venda de espaços aos expositores interessados em participar da sua próxima edição, marcada para ocorrer de 13 a 22 de junho de 2025, no Riocentro. Uma reunião online será realizada às 11h e interessados podem acessar clicando aqui.
Realizada pela GL Events Exhibitions e pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), a Bienal do Livro Rio 2025, um dos maiores festivais de literatura, cultura e entretenimento do país, marcará um ano dedicado à leitura na cidade e será a principal atração do calendário do Rio Capital Mundial do Livro, título formalizado após a candidatura vencedora da cidade do Rio de Janeiro pela UNESCO e pelo Comitê Consultivo da Capital Mundial do Livro, em abril.
O sorteio de área dos espaços também já tem mês definido: fevereiro. Como de costume, as editoras associadas ao SNEL terão preferência na escolha da área dentro de cada faixa e grupo de metragem. Durante o lançamento, a organização do festival estará disponível também para esclarecer dúvidas.

O Presidente do Sindicato, Dante Cid, reforça. “Viveremos um ano extremamente especial como Capital Mundial do Livro. Além disso, pela primeira vez, o evento será realizado no feriado prolongado de Corpus Christi, permitindo que os amantes da literatura se planejem e aproveitem melhor a programação”, conta Dante.
O Rio de Janeiro é a primeira cidade de língua portuguesa a receber este título e um dos principais diferenciais para esta conquista foi justamente a realização da Bienal, declarada pela prefeitura como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial, em 2023, em comemoração à edição histórica de 40 anos do festival.
Bienal 40 anos
Ano passado, a Bienal Rio apostou na interação com o público em palcos inéditos e trazendo relevantes discussões contemporâneas que acompanham as mudanças do mundo. Houve também sessões pensadas para explorar a transversalidade dos livros, trazendo novas narrativas. Foram mais de 600 mil visitantes, além de 300 autores e personalidades, unindo pessoas apaixonadas por contar e ouvir histórias em mais de 200 horas de programação e mais de 1.300 atividades culturais.
Com o apoio de secretarias municipais e estadual de Educação, a Bienal recebeu ainda mais de 120 mil alunos da rede pública, além de professores. Para muitos estudantes, o evento marca o primeiro contato com o universo literário. O projeto de visitação escolar, que recebeu alunos das cidades do Rio, Queimados e Angra dos Reis teve investimento de R$ 13,5 milhões para a aquisição de livros. Profissionais da rede de Educação do município do Rio também receberam vouchers para compra de exemplares, o que contribuiu para o recorde histórico de vendas das editoras.
O título de Capital Mundial do Livro é válido de 23 de abril de 2025 a 23 de abril de 2026 - data em que se comemora o Dia Mundial do Livro. Para ser coroado, o Rio apresentou projetos via sua secretaria municipal de Cultura comprovando a importância do seu patrimônio literário e apresentando um plano de ação para promover suas iniciativas literárias, a sustentabilidade do mercado editorial e o estímulo à leitura entre os jovens, aproveitando as novas tecnologias e o ambiente digital.