Rio de Janeiro será a Capital Mundial do Livro em 2025
PublishNews, Guilherme Sobota, 04/10/2023
A cidade escolhida assume o compromisso, com a Unesco, de difundir o livro para todas as pessoas e desenvolver programas e atividades relacionados ao tema ao longo do ano

Durante a Bienal em 2023, Cristo Redentor homenageou o evento | © Rob Kattan / Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor
Durante a Bienal em 2023, Cristo Redentor homenageou o evento | © Rob Kattan / Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor
O Rio de Janeiro foi escolhido como a Capital Mundial do Livro em 2025. O anúncio foi feito pelo prefeito Eduardo Paes nas redes sociais. "Acabei de ser informado pela Diretora Geral da Instituição", escreveu o prefeito, sobre a Unesco.

Na carta, a diretora geral da instituição, Audrey Azoulay, informa que a cidade foi escolhida. "Acima de tudo, esperamos que sob a sua liderança a cidade terá um papel ativo na promoção do livro e leitura, o que terá um impacto positivo nas taxas de letramento entre os jovens do Rio do Janeiro e de outros locais", escreve na carta.

Mais informações sobre o título serão comunicadas em breve à diretoria escolhida pela Prefeitura do Rio para a iniciativa. Um memorando de entendimentos deve ser assinado pela instituição e pela Prefeitura.

Para o presidente do SNEL, Dante Cid, a vitória do Rio de Janeiro é uma conquista de todo o setor cultural brasileiro.

“Continuaremos promovendo a cidade do Rio de Janeiro como polo cultural e, em 2025, iremos celebrar um ano inteiro de atividades em torno do livro e da leitura. Este título deve ser comemorado por todos que vivem e sonham pela cultura brasileira. Vamos unir editoras, autores, livrarias, governo e todos os leitores para mostrar a importância dos livros para o desenvolvimento da sociedade”, destacou Cid.

“A escolha do Rio como capital mundial do livro além de ser extremamente importante para reforçar a vocação da cidade como capital cultural do país, nos deixa imensamente felizes por estarmos envolvidos desde o início nesse processo de candidatura. GL e SNEL se juntaram com a secretaria de cultura na elaboração de um dossiê potente e transformadora tendo a Bienal do Livro Rio de 2025 como um grande pólo irradiador das iniciativas de incentivo à leitura. O propósito da Bienal do Livro Rio: “Incentivar o hábito da leitura para mudar o país” segue ganhando proporções cada vez maiores e já estamos trabalhando para mais uma edição inesquecível”, destaca Bruno Henrique, gerente de Marketing e Conteúdo da GL events, organizadora da Bienal do Livro Rio com o Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), em nota.

A candidatura da capital carioca foi conduzida pela Secretaria Municipal de Cultura, liderada pelo Secretário Marcelo Calero, e contou com apoio de outras secretarias e órgãos do governo municipal, como a Coordenadoria de Relações Internacionais. Além do SNEL, apoiaram a candidatura a GL Events, que também promove a Bienal do Livro do Rio, a Associação Nacional de Livrarias (ANL), o Real Gabinete Português de Leitura, a Fundação Biblioteca Nacional, a Academia Brasileira de Letras (ABL), a Fundação Roberto Marinho, a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e o Pen Clube.

O título é concedido desde 2001 pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco). A entidade seleciona anualmente uma cidade para se tornar a Capital Mundial do Livro, durante um período de doze meses, a partir do dia 23 de abril, conhecido como o Dia Mundial do Livro e dos Direitos do Autor.

As cidades candidatas preparam um dossiê detalhando suas iniciativas e projetos destinados a promover o livro e a leitura. Além disso, a cidade escolhida assume o compromisso de difundir o livro para todas as pessoas e desenvolver programas e atividades relacionados ao tema ao longo do ano.

Recentemente, as cidades selecionadas foram Sharjah (2019), Kuala Lumpur (2020), Tbilisi (2021), Guadalajara (2022), Accra (2023) e Estrasburgo (2024).

[04/10/2023 16:10:00]